sábado, 8 de fevereiro de 2020

Taça Guanabara 6ª rodada: Flamengo, Boa Vista, Volta Redonda e Fluminense estão classificados; Vasco e Botafogo eliminados!

Sábado, 08 de fevereiro de 2020.
 
Taça Guanabara 6ª rodada.
Sábado 08/02
16h00 Em Moça Bonita: Bangu 1x0 Macaé
18h00 No Maracanã: Flamengo 2x0 Madureira. Flamengo, classificado.
Gols: Gabigol, aos 16’ e Pedro, aos 46’, todos no segundo tempo.
18h00 - Boa Vista 2x1 Volta Redonda. Boa Vista e Volta Redonda estão classificados.
Domingo 09/02
16h00 - Fluminense x Botafogo. Fluminense, classificado.
16h00 - Cabofriense x Resende
16h00 -  Portuguesa x Vasco da Gama.
Por Escrete de Ouro.

Primeira superlua de 2020 brilha no céu neste fim de semana!


Sábado, 08 de fevereiro de 2020. 


Satélite natural passará pelo ponto de maior proximidade do planeta Terra e ainda em sua fase cheia.
Único satélite natural estará no ponto mais próximo da Terra e em sua fase cheia
Único satélite natural estará no ponto mais próximo do planeta Terra e ainda em fase cheia. Fonte: NASA
Lua será a grande estrela no céu neste domingo (9). Nosso único satélite natural estará em seu ponto mais próximo da Terra e em sua fase mais luminosa: a da Lua cheia. A essa coincidência, os astrônomos dão o nome de Superlua.

A distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384 mil quilômetros (km). No entanto, por se tratar de uma órbita oval, essa distância pode variar de 400 mil km, quando mais distante, até cerca de 360 mil km, nos períodos de maior proximidade.

“A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não gira em torno da Terra em formato de circunferência, mas em uma órbita um pouquinho achatada. Então, ela tem de estar no ponto mais próximo da Terra, que chamamos de perigeu e, ao mesmo tempo, na fase cheia”, explica o coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em física pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor Marcelo Schappo.

Segundo ele, dependendo da localização do observatório que faz o anuário dos eventos astronômicos, é possível haver alguma divergência sobre intervalo de tempo entre o perigeu e a Lua cheia. “Trata-se de uma janela arbitrária, mas no fundo são luas cheias sempre muito bonitas. Vale a pena a observação”, ressalta o astrônomo ao sugerir a observação em todas as datas.

Schappo explica que, devido a essa divergência, alguns observatórios não consideram o 9 de fevereiro como a primeira Superlua do ano. É o caso do Observatório de Lisboa (Portugal), que devido à localização, considera a lua do dia 9 de março como a primeira Superlua do ano.
TECNOLOGIA E CIÊNCIA do R7

Copa do Nordeste de Futebol: Resultados da 3ª rodada e a classificação!


Sábado, 08 de fevereiro de 2020.
Resultado de imagem para Imagens do Logotipo da Copa do Nordeste 2020
Quinta-feira 6/02
20h00 - Sport/PE 2x2 Imperatriz/MA
Gols: Élton, aos 16’1ºT e Jean Patrick, aos 34’2ºT (Sport); Cesinha aos 42 e 43 minutos do 23º tempo para o Imperatriz.
Sábado 08/02
16h00 - Botafogo/PB 2x1 Náutico/PE
Gols: Luís Gustavo e Gustavo Andrade (Botafogo); Jean Carlos (Náutico).
16h00 - ABC/RN 0x0 Ceará/CE
18h00 - Bahia 0x2 Vitória
Gols: Thiago Carleto e Vico.
16h00 - Fortaleza/CE 3x0 Santa Cruz/PE
Gols: David, Wellington Paulista e Wellington Paulista.
20h00 - Freipaulistano/SE 2x4 Confiança/SE
Gols: Tiquinho e Luan (Freipaulistano); Regis, Mikael, Regis e Alison (Confiança).
Domingo 09/02
18h00 - River/PI x América/RN
18h00 - CRB/AL x CSA/AL

 Grupo A
1º - Fortaleza/CE: 5 pontos e 3 gols de saldo.
2º - Sport/PE: 5 pontos, saldo de 1 gol e 4 gols pró.
3º – Botafogo/PB: 5 pontos, saldo de 1 gol e 3 gols pró.
4º - River/PI: 4 pontos e saldo de 2 gols (Um jogo a menos).
5º - ABC/RN e Bahia: 4 pontos, saldo de zero e 2 gols pró.
7º - CRB/AL: 3 pontos e um jogo a menos.
8º - Freipaulistano/SE: 1 ponto ganho.
Grupo B
1° - Confiança/SE: pontos.
- Vitória/BA: 5 pontos.
3º - Náutico/PE: 4 pontos e saldo de +1 gol.
4º - Imperatriz/MA: 4 pontos e saldo de -1 gol.
5º - Ceará/CE: 3 pontos.
6º - América/RN (Com um jogo a menos): 1 ponto e saldo de -1 gol.
7º - Santa Cruz/PE: 1 ponto e saldo de -4 gols.
8° - CSA/AL: 00 ponto (Um jogo a menos).
Por Luiz Sátiro – Escrete de Ouro.

Após confusão em clássico, torcida organizada do América-RN é suspensa por 10 jogos!


Sábado, 08 de fevereiro de 2020.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Militar traçaram novas estratégias para coibir a violência de torcidas organizadas nos estádios potiguares. Após reunião na manhã desta sexta-feira, 07/02, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), ficou definido que a torcida Tradição, Motivação e Vibração (TMV) - também conhecida como Máfia Vermelha -, do América-RN, está suspensa de acessar as praças esportivas nas próximas 10 partidas do time - seja mandante ou visitante, e por quaisquer competições que o clube participe.
Após confusão em clássico, torcida organizada do América-RN é suspensa por 10 jogos
Torcida do América de Natal - Foto: Diego Simonetti / América F.C
A suspensão foi aplicada pela Polícia Militar e tem por base um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto ao MPRN e à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) em setembro de 2014. Uma cláusula do TAC estabelece que, caso a torcida organizada se envolva em atos de violência ou que coloque em risco a ordem pública, serão aplicadas medidas educativas de advertência e suspensão de comparecimento aos estádios. Essa medida de suspensão pode ser aplicada de dois a 10 jogos, tendo esta torcida do América recebido a punição máxima de acordo com termo acordado.

Não será permitido o acesso de torcedores que usem camisas, bonés, faixas ou qualquer outro material que faça alusão à torcida organizada Máfia Vermelha. A próxima partida do América no Rio Grande do Norte será contra o Força e Luz, no dia 12, pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Potiguar.
Fonte: GE/RN 

Copa do Nordeste: Em jogo morno, ABC e Ceará empatam sem gols na Arena das Dunas!

Sábado, 08 de fevereiro de 2020.
Em um jogo sem grandes oportunidades de gol, ABC e Ceará empataram por 0 a 0 na Arena das Dunas, neste sábado, 08/02. O jogo foi válido pela terceira rodada da Copa do Nordeste. O time de Natal teve duas oportunidades claras de gol, que desperdiçou: uma com Erivan, no início da partida, e outra com Núbio Flávio no segundo tempo. A melhor chance do Ceará caiu nos pés de Felipe Silva, que finalizou pra fora ainda no primeiro tempo. A partida só ganhou mais intensidade no segundo tempo, quando o Ceará passou se lançar mais ao ataque e o ABC buscou o jogo no contra-ataque. Apesar disso, o zero não saiu do placar.
ABC e Ceará empataram em 0x0. 

Primeiro tempo
A primeira etapa de jogo foi de um duelo morno. O ABC começou melhor e desperdiçou logo no início da partida uma grande chance com Erivan após rebote de Prass. E as defesas também passaram a cochilar e as roubadas de bola no campo de ataque a acontecer. Numa delas, Rogério isolou o chute e perdeu boa chance pro Ceará, que insistia nas individualidades dos jogadores de lado por muitas vezes. Numa chance rara de bola parada, William Oliveira finalizou mal após cruzamento de Bruno Pacheco. Vinícius Leandro respondeu da mesma maneira e cabeceou pra fora do gol de Prass. Mas a melhor chance caiu nos pés de Felipe Silva aos 24 minutos, quando o atacante recebeu de frente pro gol e com liberdade na área, mas finalizou pra fora.

Segundo tempo
O ABC passou a usar mais a velocidade de Igor Goularte, principalmente com o Ceará tentando avançar as linhas para ganhar o jogo. Apertar o sistema defensivo abecedista funcionou no início e William Oliveira desperdiçou em chute por cima do gol, Leandro Carvalho em finalização fraca e Felipe Silva em passe interceptado no último momento. O Ceará passou a dar mais liberdade à velocidade abecedista, principalmente de Igor Goularte, que criou a melhor chance do time da casa ao deixar Núbio Flávio na cara do gol. O atacante finalizou por cima do gol e desperdiçou a oportunidade. E o jogo seguiu essa lógica nos minutos seguintes, com o Ceará tentando dominar o jogo e o ABC explorando os contra-ataques.

Renda: R$ 128.855,00. - Público pagante: 5.502 

Como fica?
O resultado fez o ABC cair da quarta para a sexta posição no Grupo A da Copa do Nordeste ao final da partida - alguns jogos da rodada ainda iriam acontecer. Já o Ceará - ao fim da partida - seguia na quarta posição do Grupo B, ainda na zona de classificação para a segunda fase.

Solidariedade
Torcedores mandam mensagens positivas a Wallyson
Jogadores e torcedores do ABC se manifestaram de forma solidária ao atacante Wallyson na partida deste sábado. Os atletas entraram em campo com camisas com a expressão "Força, Mago", que também era vista em faixas na torcida. O jogador, que fazia ótimio início de temporada, se fraturou a tíbia e vai passar pelo menos três meses de recuperação.
Fonte: GE/Natal.

Açude Gargalheira já tomou 13 metros faltando 14 metros para transbordar!


Sábado, 08 de fevereiro de 2020.
A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre, natureza e água
Até o dia 1º/02 deste ano, o açude Gargalheiras, em Acaí/RN, já recebeu 10% de sua capacidade.
Foto: Job Drone.
No total, o açude Marechal Eurico Gaspar Dutra, o Gargalheiras, no município de Acari/RN, já recebeu até o 1º/02, dia da última chuva, 13 metros d’água, medição da parede do reservatório. No total são 27 metros. Em números percentuais já tomou cerca de 10 por cento, considerando as infiltrações no solo. A pegada de inverno, pra valer, ocorre nos meses de março, abril e maio, o que aumenta a esperança de um inverno rigoroso e que o véu de noiva venha a sangrar.
Com informações, Nelder Medeiros.
Gargalheiras, com o seu famoso "VÉU DE NOIVA" - 2010

ABC comemora sucesso da cirurgia do atacante Wallyson!

Sábado, 08 de fevereiro de 2020.
Wallyson , atacante do ABC. Foto: Divulgação do ABC F.C
O atacante Wallyson realizou na noite desta quinta-feira (06/02) a cirurgia para a correção da fratura na tíbia na perna direita. A lesão foi sofrida na quarta-feira, durante a partida contra o Aquidauanense, pela primeira fase da Copa do Brasil. Não há um prazo de recuperação definido, mas o jogador pode demorar de quatro a seis meses para retornar aos gramados. A cirurgia foi conduzida pelo médico Fábio Freire, do ABC, e pelos médicos Ricardo Araújo e Igor Sousa, além do médico anestesista Igor Pignataro. O procedimento foi considerado um sucesso, de acordo com a assessoria de imprensa do Alvinegro. O atacante usou uma rede social para agradecer às inúmeras mensagens de apoio que têm recebido desde quarta-feira. Na postagem, recebeu a solidariedade de fãs e amigos do futebol como o técnico Roberto Fernandes (América-RN), os meias Rodriguinho (Cruzeiro) e Cascata (Lagarto), e dos atacantes Osvaldo (Fortaleza) e Erick (Náutico). 
Fonte GE/Natal.

Entenda o caso da contusão de Wallyson!
O experiente avançado, de 31 anos, se contundiu ainda no primeiro tempo do confronto de quarta feira 05/02, entre o Aquidauanense (MS) e ABC, pela 1ª fase da Copa do Brasil. Beleu, atleta adversário, estava com a bola no meio de campo. O jogador abecedista tentou fazer o desarme, mas cometeu a falta, e eles se enroscaram. A contusão veio na queda.
Ambos os times perceberam a gravidade da situação e pediram ajuda. Wallyson saiu de ambulância, direto para o hospital municipal de Aquidauana.

Trajetória: Wallyson jogou em grandes clubes do Brasil: São Paulo/SP, Cruzeiro/MG, Bahia, Botafogo/RJ e Vitória/BA. Ele jogou também no Nacional do Uruguai.

Campeonato Potiguar: Moisés Estevão apita ASSU e Palmeira, e Tarcísio Flores comanda Santa Cruz Potiguar/M!!

Sábado, 08 de fevereiro de 2020.
A comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Rio Grande do Norte definiu a arbitragem para os dois primeiros jogos da 1ª rodada do 2º Turno do Campeonato Estadual de 2020. Moisés Estevão apita ASSU e Palmeira, e Tarcísio Flores comanda Santa Cruz Potiguar/M! Confira a arbitragem completa:

09/02/2020 – Domingo.
17h00 – ASSU x PALMEIRA F.C
Local: Estádio Edgarzão, em Açu.
Árbitro: Moisés Estevão de Moura Lima – CBF.
A1: João Henrique Queiroz da Silva – CBF.
A2: Pedro Sanderson Sabino da Silva – CEAF.
4º árbitro José Alexandre Silva Neto – CEAF.
Resultado de imagem para Imagens do Árbitro Moisés Estevão de Moura Lima
Árbitro Tarcísio Flores da Silva, CBF, apita Santa Cruz e Potiguar/M
10/02 – Segunda feira.
15h00 – SANTA CRUZ DE NATAL x ACD POTIGUAR/M
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal.
Árbitro: Tarcísio Flores da Silva – CBF.
A1: Luciana da Silva – CBF.
A2: Leandro Lincoln Santos Neves – ASP/CBE
4º Árbitro: Carlos Alberto de Berto – CEAF.