terça-feira, 21 de março de 2017

Campeonato Potiguar: Alecrim x América sofre a 2ª mudança; jogo será dia 3 de abril!

Terça feira, 21 de março de 2017.
América-RN x Alecrim Jean Patric (Foto: Fabiano de Oliveira)
Foto: Fabiano de Oliveira
O clássico entre Alecrim e América, marcado para a quinta rodada do returno do Campeonato Potiguar, sofreu a segunda modificação. Antes, o jogo seria realizado no dia 2 de abril, às 17h, mas acabou antecipado para o dia 31 de março, às 20h. Agora, a partida foi alterada para o dia 3 de abril, às 19h15. A mudança acontece em razão da desmontagem da estrutura de palco que será utilizada para o show do cantor Bell Marques, que acontece no dia 1º de abril, no gramado do estádio Arena das Dunas.

Antes, os clubes entrarão em campo pela quarta rodada do estadual. No próximo sábado, o Verdão encara o Potiguar de Mossoró, às 17h, no Estádio Nogueirão. No domingo, o Mecão recebe o Globo FC, também às 17h, mas na Arena das Dunas.
Por GE/RN


Copa do Nordeste: CBF antecipa horário de ABC x CSA; Alvinegro terá time "bem alternativo"!

Terça feira, 21 de março de 2017.
Após a vitória expressiva sobre o América de Natal, o técnico Geninho voltou a enfatizar que o foco do ABC será conquistar o Campeonato Potiguar e, para isso, vai precisar renovar forças para a maratona que ainda terá pela frente. Por este motivo, o comandante alvinegro confirmou que vai escalar um time misto diante do CSA, em duelo que não vale nada para as duas equipes, ambas sem chances de classificação para a segunda fase da Copa do Nordeste. O jogo é na quarta-feira, no Frasqueirão. Antes marcado para 21h45, o confronto foi antecipado para as 19h00, conforme publicou a Confederação Brasileira de Futebol na tarde desta segunda-feira.
Geninho técnico do ABC (Foto: Andrei Torres/ABC)
Foto: Andrei Torres/ABC
- Aviso de antemão que na quarta-feira, muito provavelmente, a gente vai ter um time bem alternativo. Não temos mais nada a ver com a Copa do Nordeste. Ela não me soma mais nada. Eu tenho um jogo perigosíssimo no sábado, contra o Santa Cruz, de Natal, que já arrancou um empate do América na Arena e domingo arrancou um empate jogando em Ceará-Mirim. Não vai ser um adversário fácil, apesar de não estar bem classificado. Como já disse antes, nosso objetivo total agora é o Campeonato Potiguar - declarou Geninho.

O zagueiro Oswaldo, o atacante Dalberto e o meia Erivélton reclamaram de dores musculares depois do clássico, mas não preocupam. A intenção do treinador é poupar a maioria dos titulares e observar jogadores que não tiveram muitas oportunidades neste início de temporada. Também vai aguardar posicionamento do departamento médico quanto aos atletas que não disputaram o clássico, casos do zagueiro Léo Fortunato, do volante Anderson Pedra e do meia Echeverría. Mesmo que se recuperem, porém, estes deverão ser preservados para a partida contra o Santa Cruz de Natal, que está marcada para sábado, na Arena das Dunas.

- Nós deveremos dar chance para muita gente que não vinha jogando. Claro, como nosso grupo é pequeno, alguns jogadores que tiverem condição vão para o jogo. Tem gente que não vai poder nem compor banco. O jogador que está contundido não pode ir no banco. Aqueles que estiverem um pouco desgastados, mas que possam ficar como opção no banco, irão. A ideia, depois de tudo que conversei com o departamento médico e o departamento de fisiologia, é usar um time bem alternativo - concluiu.
Fonte: GE/Natal.

CBF realiza jornada técnica com árbitros em Natal!

Terça feira, 21 de março de 2017.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza jornada técnica para árbitros de futebol em Natal entre os dias 21 e 26 de março. A jornada contará com a presença dos instrutores técnicos Raimundo Lopo do Distrito Federal e Cleiber Elias de Goiás, Felipe Biazotto instrutor físico de São Paulo. Além da ilustre presença do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Coronel Marcos Marinho e do presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), Coronel Ricardo Albuquerque.
Foto: Produção da CBF

Com programação voltada para o treinamento teórico e prático dos árbitros, o evento terá atividades no auditório da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), na pista de atletismo do CAIC e no campo de futebol a ser definido. A jornada tem total apoio da FNF através do presidente José Vanildo, que viabilizou toda logística para que a jornada aconteça em Natal e ressaltou que o encontro é de extrema importância para a arbitragem potiguar.

Confira programação completa:
Terça-feira (21) - reunião técnica às 19h com a comissão de arbitragem no hotel Arituba
Quarta-feira (22) - abertura da jornada às 8h30 no auditório da FNF
Manhã treinamento teórico/Tarde treinamento técnico no campo de futebol
Quinta-feira (23) - manhã treinamento teórico/Tarde presença do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Coronel Marcos Marinho, com o acompanhamento do presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Coronel Ricardo Albuquerque
Sexta-feira (24) - avaliação física com os árbitros na pista de atletismo do CAIC
Sábado (25) - manhã treinamento teórico e avaliação/Tarde treinamento prático no campo de futebol
Domingo - encerramento.

Fonte: Site da FNF 

Incrível: Distorção no regulamento do Carioca pode punir quem for à final da Taça Rio!

Terça feira, 21 de março de 2017.
Comentarista de arbitragem da Rede Globo, Renato Marsiglia encontra critério que pode prejudicar os mais eficientes na competição. Ferj avisa que vai manter o critério.
Renato Marsiglia levou a questão para a reunião dos comentaristas de arbitragem (Foto: Reprodução)
Renato Marsiglia levou a questão polêmica
 para a reuniãodos comentaristas de 
arbitragem (Foto: Reprodução)

Uma distorção no regulamento do Campeonato Carioca em relação aos cartões amarelos, descoberta pelo comentarista de arbitragem da Rede Globo Renato Marsiglia, pode complicar a reta final da competição. As advertências são zeradas ao fim das fases de grupos de cada um dos turnos (Taça Guanabara e Taça Rio). Mas o mesmo não acontece após as finais dos respectivos turnos. Dessa forma, quem disputa a fase decisiva dos turnos está sujeito a suspensões pelo terceiro cartão amarelo logo no início da fase seguinte, como aconteceu com Richarlison, do Fluminense, na segunda rodada da Taça Rio. E pior. Depois da final do segundo turno, são disputadas as semifinais e a final do Carioca. Ou seja, quem disputar a fase decisiva da Taça Rio corre um risco muito maior de perder jogadores na decisão do campeonato.

A fase final do Carioca será disputada pelos campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio, além dos dois melhores classificados na tabela. Dessa forma, o clube que se classificar para a fase final vencendo o segundo turno tem uma probabilidade bem maior de desfalques por terceiro cartão amarelo na fase decisiva do Carioca.

O atacante tricolor Richarlison recebeu cartões amarelos na semifinal e final da Taça Guanabara, contra Madureira e Flamengo, respectivamente. No primeiro jogo da fase de grupos da Taça Rio, contra o Boavista, também foi advertido. Acabou fora da rodada seguinte, contra o Nova Iguaçu. O problema com os cartões cria distorções também para os critérios de desempate, uma vez que os clubes que disputam os jogos finais de turno têm maior possibilidade de ter jogadores advertidos.

A questão foi debatida pelos comentaristas de arbitragem da Rede Globo, em reunião coordenada por Arnaldo Cezar Coelho. Renato Marsiglia comentou a questão com o diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna, que prometeu esclarecer o critério aos clubes.

- Os critérios de punição por suspensão pelo terceiro cartão amarelo são confusos e prejudicam um clube que foi eficiente, como prejudicaram o Fluminense nessa virada de turno. O cartão como critério de desempate é o último item, mas pode acontecer - analisou Marsiglia.

Apesar de potencialmente prejudicar os clubes mais eficientes na Taça Rio, o diretor de competições da Ferj disse que o critério será mantido:

- Na verdade, não tem problema. Já está tudo decidido e tudo será colocado aos clubes através de resolução de diretoria, como foi no caso do Richarlison. Assim que terminou a Taça Guanabara fizemos uma resolução de diretoria deixando claro que os cartões acumulados na semifinal e final da Taça Guanabara são levados em consideração para a Taça Rio. Tanto que o Richarlison já cumpriu. E haverá o mesmo critério para as finais do Carioca, não tem como haver dois critérios. Os cartões das semifinais e final da Taça Rio serão levados em conta para as semifinais e finais do Carioca. Será expedida uma nova resolução de diretoria para ser enviada aos clubes e publicada no site - analisou Vianna.
Arnaldo Cézar Coelho Bem, Amigos! (Foto: Reprodução SporTV)
Arnaldo Cezar Coelho coordenou reunião dos comentaristas
e vê regulamentos confusos (Foto: Reprodução SporTV)

- De certa maneira, sim. Mas tem de trabalhar o lado da prevenção da violência no futebol. Já é feito dessa maneira há algum tempo. A fase final nada mais é do que a terceira fase. Os cartões da primeira fase são levados para a segunda, que é a Taça Rio, e os cartões da Taça Rio contam para a terceira fase. Aí o justo e o injusto fica um pouco distante de julgamento. O importante é que existe um critério, e o critério é esse.

No Campeonato Paulista, os cartões amarelos nunca são zerados em qualquer fase. Paulo César Oliveira mostrou preocupação em relação ao alto risco de ter algumas das principais estrelas da competição fora da final. Ele avaliou o regulamento na reunião dos comentaristas:

- O regulamento é simples e de fácil entendimento. Todavia, as quartas de final e semifinal serão disputadas com jogos de ida e volta. Bem que os cartões poderia ser zerados para a final, porque aí preservaria os principais jogadores para a decisão.

Na Copa do Brasil, por sua vez, os cartões são zerados ao fim da quarta fase (a fase atual), já que na fase seguinte, as oitavas de final, os clubes que disputam a Libertadores, além dos campeões da Copa Nordeste, Copa Verde e Série B do Brasileiro, se juntarão aos demais. Ou seja, todas as equipes - tanto as que se classificaram na quarta fase como as que entram diretamente na quinta fase - iniciam as oitavas de final com cartões zerados. Isso não se aplica somente no caso de um jogador ter recebido o terceiro cartão amarelo na quarta fase. Nesse caso, ele terá de cumprir a suspensão automática na fase seguinte. O regulamento foi elogiado pelo comentarista Leonardo Gaciba, na reunião.

- Acho um regulamento justo nesse critério. Com a entrada das 11 equipes, os amarelos dos cinco times que estavam na competição desde a primeira fase são zerados. A medida evita injustiças técnicas na competição - disse Gaciba.

Arnaldo Cezar Coelho vê regulamentos confusos até no exterior

Arnaldo Cezar Coelho trouxe até o regulamento da Liga dos Campeões da Europa para o debate:

- Sabe como é o regulamento? Na fase de grupos, o jogador é suspenso depois de três cartões amarelos. Agora, no mata-mata, dois cartões amarelos suspendem por um jogo. A regra é clara, os regulamentos em relação às punições pelos cartões amarelos é que são muito confusos pelo mundo afora.

Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro