sábado, 8 de março de 2014

Futebol do RN: Federação vai fiscalizar atrasos!

SÁBADO, 08 DE MARÇO DE 2014.
O título de campeão do primeiro turno vai ser conhecido amanhã, na última rodada dessa fase. Como o campeonato é disputado por pontos corridos, quatro equipes chegam a rodada decisiva com chances de título: Alecrim, Globo, América e Baraúnas. Como todos os jogos estão previstos para começar no mesmo horário, às 17h, o presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, José Vanildo, afirmou que vai prezar pela pontualidade no início das partidas, para evitar atrasos e, consequentemente, que algum clube se beneficie ao saber os resultados dos outros confrontos desse domingo.
José Vanildo afirmou que vai punir clubes por atrasos
José Vanildo afirmou que vai punir clubes por atrasos
 “A FNF não pode permitir atraso no início das partidas que envolvam os clubes que sejam candidatos ao título. Seremos rigorosos na exigência do cumprimento do regulamento. O Tribunal de Justiça Desportiva vai estar alerta a esse tipo de problema e também vai aplicar punições altas para aqueles que desejarem tirar vantagem atrasando o início dos seus jogos. Essa prática será sempre coibida e iremos aplicar todas as sansões que estiverem ao nosso alcance”, afirmou José Vanildo.
Por Alex Régis -  Tribuna do Norte(Natal).

Futebol do RN: ABC contrata meia Robertinho, que já está regularizado!

SÁBADO, 08 DE MARÇO DE 2014.
Robertinho, do Alecrim (Foto: Gabriel Peres/Divulgação)
Robertinho defendeu o Alecrim no Potiguar 2013 (Foto: Gabriel Peres/Divulgação)
O ABC anunciou ontem, sexta-feira, a contratação do meia Robertinho, que estava no Vitória de Santo Antão, de Pernambuco. O jogador se apresentou ao técnico Roberto Fernandes no período da tarde e já teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da Confederação Brasileira de Futebol. Robertinho tem 22 anos e defendeu o Alecrim no Campeonato Potiguar de 2013. O jogador também vestiu as camisas de Chã Grande/PE, Ypiranga/PE e Porto/PE.


Por GloboEsporte.comNatal

Campeonato Potiguar: Alecrim, uma vitória, três conquistas!

SÁBADO, 08 DE MARÇO DE 2014.
Alecrim, uma vitória, três conquistas!

Se o Alecrim Futebol Clube derrotar neste domingo, o Baraúnas em Mossoró, o Verdão de uma tacada só conquista três vagas.

Uma vaga na Decisão do Estadual.
Uma vaga na Copa do Nordeste.
Uma vaga na Copa do Brasil.

Mais uma decisão em Mossoró!

Neste domingo (9), a cidade de Mossoró, recebe a segunda decisão do ano.

A Decisão da 1ª Fase foi entre Baraúnas x Globo, o Globo foi campeão, e agora, o Alecrim joga contra o Baraúnas num jogo que pode está a conquista do 1º Turno.
Vamos aguardar!

Cálculos Finais do Estadual do RN; 1º Turno!

Faltando apenas uma rodada para terminar o 1º Turno, o Estadual do RN 2014 tem quatro times com chances de conquistar o referido turno. Veja uma situação de cada um:

Alecrim – precisa apenas vencer o Baraúnas em Mossoró para conquistar o 1º Turno.

Globo – vencendo o Potiguar em Ceará-Mirim, torce por um empate do Alecrim e se o América vencer não tirar o saldo. O Globo tem saldo 06 e o América 01.

América – vencendo o Coríntians em Natal, torce por empates ou derrotas do Alecrim e do Globo. Se América e Globo vencerem e o Alecrim não vencer, o saldo decide. O do Globo é 06 e o do América é 01.

Baraúnas – precisa vencer o Alecrim em Mossoró e torcer por não vitórias de Globo e América. Na teoria, simples assim!

Gols e média do Estadual do RN -  6ª rodada do 1° turno!

A sexta rodada do 1º Turno do Estadual do RN teve a realização de 04 jogos. Foram marcados 16 gols, média de 04 gols/jogo.

1ª rodada – 11 gols, média de 2,75.
2ª rodada – 12 gols, média de 3,00.
3ª rodada – 09 gols, média de 2,25.
4ª rodada – 11 gols, média de 2,75.
5ª rodada – 09 gols, média de 2,25.
6ª rodada – 16 gols, média de 4,00.

Os treinadores no Estadual do RN 2014

Este ano, o troca-troca de treinadores no Estadual do Rio Grande do Norte tem sido diminuto. Apenas três times trocaram de técnico. O Potiguar de Mossoró é o 4º time a demitir o comandante. Veja a relação desses profissionais em 2014:

ABC – Roberto Fernandes.
América – Leandro Sena.
Alecrim – Wassil Mendes.
Globo – Higor César.
Palmeira – Dário.
Santa Cruz – Carlos Júnior e Pedrinho Albuquerque.
Coríntians – Bira Lopes.
ASSU – Neto Matias e Carlos Gutemberg.
Baraúnas – Joel Cornelli, Cícero Ramalho e Isaías.
Potiguar – Celso Teixeira.

Por Marcos Trindade – Blog do Trindade (Natal).
 

Fim da era! Túlio Maravilha se aposenta neste domingo!

SÁBADO, 08 DE MARÇO DE 2014.
É o fim de uma era. Depois de enfim ter marcado o seu milésimo gol, Túlio Maravilha tem data marcada para encerrar sua carreira como jogador de futebol. O ídolo do Botafogo/RJ, que veste atualmente a camisa do Araxá, time que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro, pendurará as chuteiras neste domingo na partida contra o Montes Claros, equipe que acabara de assinar com o goleiro Bruno, este estava preso pelo assassinato de Eliza Samudio e ainda tenta autorização para exercer a profissão.

A partida servirá apenas para o Araxá cumprir tabela no Módulo II do Mineiro, já que o time não tem mais chances de carimbar a classificação para a próxima fase, porém, a data acabou se tornando especial pela despedida de um ídolo, que conquistou o carinho dos torcedores do Ganso. Durante a competição, pedidos pela entrada de Túlio Maravilha não faltaram.

O artilheiro pode se despedir do futebol sem conquistar um dentre muitos objetivos que teve durante toda sua carreira: bater o recorde de gols do craque Romário. O baixinho pendurou as chuteira com 1002 gols. Para ser ultrapassado, Túlio Maravilha precisará marcar três vezes contra o Montes Claros, que ainda não contará com o goleiro Bruno, ex-Flamengo.

Com 26 anos de profissão e mais de 1.500 jogos na carreira, segundo suas próprias contas, Túlio Maravilha já tem sua meta traçada para quando definitivamente parar de jogar. O artilheiro sonha em se tornar comentarista e aproveitar os momentos com sua esposa e seus dois filhos, que estão seguindo os mesmo passos do pai.

Coincidentemente, o Túlio Filho está no time rival de onde o pai começou como profissional, mas também por onde teve passagem, o Vila Nova, defendendo a equipe Sub-15, mas como lateral. Já o mais novo, começa a dar os primeiros passos em uma escolinha de futebol. O jovem tem apenas sete anos.

Confira todos os clubes em que Túlio Maravilha marcou gols:
Goiás – 1988 a 1992 – 187 gols
Sion (Suiça) – 1992 a 1993 – 64 gols
Botafogo/RJ – 1994 a 1996, 1998, 2000, 2009. 2012 a 2013 – 167 gols
Seleção Brasileira – 1995 – 13 gols
Seleção do Rio de Janeiro – 1995 – 2 gols
Corinthians – 1997 – 14 gols
Vitória – 1997 – 12 gols
Fluminense/RJ – 1999 – 12 gols
Cruzeiro/MG – 1999 – 4 gols
Vila Nova-GO – 1999, 2001, 2007-2008 – 99 gols
São Caetano/SC – 2000 – 30 gols
Santa Cruz/PE – 2001 – 1 gol
Ujpest (Hungria) – 2002 – 40 gols
Brasiliense – 2002-2003 – 27 gols
Atlético-GO – 2003 – 23 gols
Tupy-MG – 2003 – 7 gols
Jorge Wistermann (Bolívia) – 2004- 24 gols
Anapolina/GO – 2004 – 2 gols
Volta Redonda/RJ – 2005 e 2006 – 32 gols
Juventude/RS – 2005 – 2 gols
Fast Club/AM – 2006 – 10 gols
Canedense/GO – 2007, 2007 e 2011 – 28 gols
Itauçense – 2006 – 7 gols
Itumbiara/GO – 2009 – 14 gols
Goiânia/GO – 2009 – 5 gols
Botafogo-DF – 2009 e 2011 – 44 gols
Bonsucesso/RJ – 2011 – 7 gols
CSE-AL – 2012 – 10 gols
Tanabi/SP – 2012 – 5 gols
Vila Velhense-ES – 2013 – 1 gol
Araxá/MG – 2014 – 1 gol
Jogos festivos – 41 gols (Um deles pelo Potyguar de Currais Novos em 2010).
Categoria de base – 65 gols

Fonte: AFI

Futebol do RN: Árbitro relata em súmula, ato de racismo contra goleiro do América!

SÁBADO, 08 DE MARÇO DE 2014.
Árbitro Suelson Diógenes.
O ato de racismo contra o goleiro Dida, do América, no duelo contra o Alecrim no domingo de Carnaval não passou batido pelo árbitro da partida, Suelson Diógenes. O juiz registrou o fato na súmula da partida válida pela sexta rodada da Copa RN, primeiro turno do Campeonato Estadual.

No documento, publicado no site da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) apenas nesta quinta-feira (06) em razão do recesso de carnaval da entidade, é descrita a denúncia feita pelo arqueiro americano após os gritos que ecoaram no estádio Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante.

“Relatou verbalmente que estava sendo chingado (sic) com gritos e palavras de racismo contra sua pessoa (…) atleta falou que estava sendo chamado de macaco por um torcedor da equipe do Alecrim Futebol Clube”, descreveu.

No texto, Diógenes afirma ter acionado o policiamento presente no estádio para identificar o torcedor responsável pelo ato, mas após uma incursão dos militares, não foi possível encontrar o responsável pelo delito apontado.

Nota de repúdio
Após o fato consumado, a equipe Alviverde emitiu uma nota oficial no site do clube lamentando o episódio. Segundo a nota, o clube taxou o ato como “inaceitável” e repudiou a atitude contra o goleiro que chegou a defender o próprio Alecrim entre as temporadas 2011 e 2012.

Confira a nota:
“O Alecrim Futebol Clube se solidariza ao atleta Dida, vítima de atos covardes de racismo sofridos na partida de hoje, válida pela sexta rodada do Campeonato Potiguar, enquanto exercia sua profissão em campo.

A prática discriminatória étnico-racial é crime, e o clube repudia de maneira veemente todo e qualquer ato de discriminação, seja dentro ou fora das quatro linhas. Episódios como o de hoje, ocorrido com o goleiro do América Futebol Clube, são inaceitáveis. Não se deve haver mais espaço para este tipo de comportamento criminoso do qual o atleta foi vítima.

Lembramos que o mesmo Dida já vestiu, e honrou, a camisa do Alecrim de forma que a projeção o levou ao atual clube.

O futebol foi criado para unir crenças, raças e gerações. O maior ídolo do futebol brasileiro é negro, e um dos homens mais influentes do mundo, também. A torcida do Alecrim sempre se caracterizou não só pelo amor às cores que pintam o manto, como também pelo exemplo de comportamento e paz. Fato como este JAMAIS aconteceu em partidas do clube. Esperamos que o cidadão – ou cidadã – que cometeu tamanha ignorância pense e repense sobre seus atos.“

Fonte: Portal no Ar Esportes.

Ônibus da Empresa Jardinense quebra no Centro de Currais Novos!

SÁBADO, 08 DE MARÇO DE 2014.

Foto de Pedro Henrique.

Por volta das 09h, da manhã deste sábado (08), mais uma a vez um ônibus da Viação Jardinense deu pane. Desta feita no Centro de Currais Novos, na Avenida Teotônio Freire, há cerca de 200 metros do terminal rodoviário.

Um mototaxista se aproximou e resolveu tirar uma foto do ocorrido, e segundo ele, uma pessoa da empresa, ameaçou o colocar na justiça.

Isso talvez seja uma inversão de valores, já que as verdadeiras vítimas são os passageiros que constantemente sofrem com problemas mecânicos dos ônibus da empresa.

E para os mais atentos, no posto da Policia Rodoviária Federal, em Campo Redondo, existem vários ônibus da empresa apreendidos, possivelmente com problemas relativos à documentação.
Por Jota Dantas (Currais Novos).


Futsal feminino do RN se prepara para evento nacional!

SÁBADO, 08 DE MARÇO DE 2014.
Com vistas a sua participação no Campeonato Nacional de Futsal Feminino dos Correios, a diretoria regional do Rio Grande do Norte já começa a se movimentar. Prova disso é que hoje, sábado, 8, as 11h, aconteceu no ginásio de esporte do Sesi Clube, em Natal, o primeiro treino com as atletas inscritas. A competição, em sua fase classificatória, será realizada no mês de abril, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Na bagagem, as meninas potiguares levarão como cartão de visita o título de campeãs dos Jogos do Sesi de 2013. Nesse certame, além do título, a artilheira também foi da equipe dos correios: a atacante Isabel.

Por Esporte Amador RN.

Novo teste de urina para câncer de próstata pode estar disponível em 2015!

SEXTA FEIRA, 07 DE MARÇO DE 2014.

Teste se mostrou mais preciso do que o PSA para detectar a doença. No entanto, ainda não é alternativa e sim um complemento para esse exame ou o de toque retal.
650x375_1394869
Um novo teste para diagnosticar o câncer de próstata de forma mais rápida e prática do que os exames disponíveis atualmente pode chegar ao mercado no ano que vem. Ele consiste em identificar, na urina do paciente, a presença de uma proteína chamada engrailed-2, ou EN2, que é produzida por células cancerígenas da próstata.

Em anúncio feito nesta semana, pesquisadores da Universidade de Surrey, na Grã-Bretanha, onde o exame EN2 foi desenvolvido, revelaram uma parceria com o laboratório britânico Rodox, que vai passar a fabricar e comercializar o teste a partir dos estudos desenvolvidos pela universidade. Para que possa ser aplicado na prática clínica, porém, o exame ainda precisará ser submetido à aprovação das agências reguladoras de cada país em que ele for utilizado.

Atualmente, o diagnóstico do câncer de próstata é feito principalmente pelo exame de PSA (proteína presente no sangue que, em altos níveis, pode indicar a doença) e o de toque retal. Um exame não exclui o outro – o ideal é que o paciente seja submetido aos dois testes. Isso porque, enquanto o PSA fornece informações como a progressão da doença e as chances de recorrência do câncer, o exame de toque pode dizer qual é a extensão do tumor e ajudar o médico a escolher o melhor tratamento para cada caso. Se derem positivo, os resultados de ambos os exames precisam ser confirmados por uma biópsia.

Precisão — Um estudo mostrou que o teste de urina que mede a proteína EN2 detecta o câncer de próstata com uma precisão aproximadamente duas vezes maior do que a do exame de PSA. “Enquanto o novo teste parece diagnosticar entre 60% e 70% dos tumores na próstata, o PSA, sozinho, identifica cerca de 30% a 40%”, diz Gustavo Cardoso Guimarães, cirurgião oncologista e diretor de urologia do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo.
Além disso, a mesma pesquisa indicou que ele praticamente não oferece falsos diagnósticos positivos. Segundo os resultados, o teste de urina deu o diagnóstico correto a 90% dos pacientes que não tinham câncer de próstata. Os outros 10% apresentavam um grau muito pequeno da doença, que não era clinicamente significante.
Segundo Guimarães, isso pode evitar procedimentos invasivos e tratamentos desnecessários em pessoas que têm a doença, mas que não apresentarão sintomas clínicos ou terão a saúde prejudicada. Essa é uma vantagem sobre o PSA que costuma dar resultados falsamente positivos. "Dois terços dos pacientes submetidos à biópsia após o PSA indicar suspeita de câncer não possuem a doença”, diz o médico.

Características — O novo teste de urina também parece dar informações sobre a extensão da doença, ou seja, o quão a próstata está comprometida com o tumor, segundo um estudo publicado em 2012. No entanto, o exame não diz qual é a gravidade da doença e nem prevê se haverá recorrência do tumor – o que pode ser detectado com o PSA. Além disso, diferentemente do exame de toque retal, não possibilita que o médico identifique o volume da próstata, o tamanho dos tumores locais ou o melhor tratamento para o paciente.
Por isso, o exame de urina, se for provado eficaz em pesquisas maiores e mais relevantes, não eliminaria a necessidade de o paciente passar pelos exames de PSA e de toque, mas sim serviria como um complemento não invasivo e mais prático para um diagnóstico mais preciso.
"É um teste extremamente promissor, mas ainda precisa ser submetido a pesquisas maiores para que receba a aprovação das agências reguladoras. Se for comprovado, sem dúvidas trará um enorme benefício aos pacientes”, afirma Guimarães. "Esse teste pode levar a um diagnóstico mais rápido, o que ajudaria a salvar milhares de vidas, além de ter o potencial de reduzir os custos com a doença", diz Hardev Pandha, professor da Universidade de Surrey que coordenou as pesquisas sobre o novo exame.

Fonte: Veja.

Futebol do RN: Potiguar de Mossoró tem novo técnico!

SEXTA FEIRA, 07 DE MARÇO DE 2014.
Técnico Ubirajara Veiga
A diretoria do Potiguar de Mossoró já definiu o nome do novo técnico para o restante da temporada. Ubirajara Veiga, que estava por último no Chã Grande-PE, chega a Natal amanhã e viaja com o grupo para a partida de domingo, contra o Globo, no estádio Barretão, em Ceará-Mirim. A informação foi antecipada ao blog pelo gerente de futebol do Potiguar, Neto Juremal.
“Amanhã (sábado) ele chega a Mossoró. O nome dele foi decidido pela diretoria, pesquisando um nome para o comando do clube. Em relação a contratações, vamos esperar ele chegar aqui”, disse.
No currículo de Ubirajara, constam como destaques o título no Campeonato Alagoano de 2009, pelo Santa Rita, e uma eliminação sobre o Palmeiras/SP, no ano de 2002, quando era técnico do ASA-AL, em pleno Parque Antártica.
“Chego com o objetivo de ser campeão do segundo turno. Não poderia ser diferente”, disse ao blog o treinador.

Fonte: Ramon Nobre (Mossoró).

Carne de jumento pode entrar no cardápio de presos e virar até merenda para escolas e hospitais no RN!

SEXTA FEIRA, 07 DE MARÇO DE 2014.
Foto Jumento
O jumento também é chamado de asno, burro ou jegue.
A proposta de inclusão de carne de jumento no cardápio dos detentos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, de autoria do promotor Sílvio Ricardo Brito, da 2ª Promotoria de Apodi, faz parte da pauta de um almoço marcado para a próxima quinta-feira (13), “evento” em que autoridades convidadas, entre eles prefeitos, vereadores, juízes e representantes de unidades prisionais, experimentarão pratos com carne do animal. O objetivo é mostrar que se trata de um alimento saudável, e pode dar um “rumo” aos mais de 600 animais apreendidos nas estradas federais na região Oeste do Estado.
Promotor Sílvio Ricardo Brito
Segundo o promotor, que vem sendo bastante procurado para falar sobre a ideia, tudo começou depois de reuniões com professores do curso de Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). No entendimento dos especialistas, a carne é saudável para consumo humano e não faz parte do prato comum por questão cultural. Ainda segundo Sílvio Ricardo Brito, caso o cardápio tenha uma boa receptividade, não está descartada a possibilidade da inclusão na merenda escolar e até hospitais.
Fonte: Blog do BG

Exposição homenageia 12 mulheres potiguares!

SEXTA FEIRA, 07 DE MARÇO DE 2014.
Juliana, a estrela do vôlei de praia.
O clima esportivo que envolve o ano de Copa do Mundo inspirou uma comemoração especial para o Dia Internacional da Mulher, em Natal. A exposição "Guerreiras do Esporte Potiguar" vai homenagear 12 esportistas contando a história de grandes atletas que orgulham o Rio Grande do Norte com seus feitos no esporte. O evento acontecerá entre os dias 5 e 15 de março, no Norte Shopping, com entrada gratuita.
Entre as "guerreiras" estão a ex-atleta de vôlei, Virna, a nadadora Edênia Garcia, a lutadora de MMA, Bethe "Pitbull" Correia, e a estrela do vôlei de praia, Juliana (foto), que esteve em Natal no início do mês de fevereiro para disputar uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. A exposição terá ainda nomes como Magnólia Figueiredo, Priscilla Medeiros, Ana Dalva Barreto, Marineide Silvestre, Ana Cláudia Silva, Cacau, Claudinha Gadelha e Joana Neves.
Serão 12 mulheres homenageadas representando diversas modalidades esportivas. Ao visitar a exposição, o público poderá conhecer um pouco mais sobre as atletas que levaram o nome do Estado para o mundo.
Fonte: Globoesporte Natal
 

Serviços de terraplanagem da Pista que liga a Cerâmica Tavaves, já foram iniciados!

SEXTA FEIRA, 07 DE MARÇO DE 2014.
Foram iniciados na manhã da última quarta-feira (05), os serviços de terraplanagem da pista que vai ligar a Cerâmica Tavares a RN086, com o objetivo de melhorar o acesso ao Povoado Juazeiro, município de Parelhas-RN. Nessa primeira etapa de terraplanagem, a pista já esta sendo preparada para posteriormente receber o asfalto. Esse é mais um empreendimento do Grupo da Cerâmica Tavares, que visa o progresso e o desenvolvimento do município Parelhense.
Fonte: Blog do Toscano Neto (Carnaúba dos Dantas).