terça-feira, 31 de outubro de 2023

SÉRIE A 31ª RODADA: Torcida do Botafogo esgota ingressos para jogo com Palmeiras pelo Brasileirão!

Terça-feira, 31 de outubro de 2023. 

Foto: Vítor Silva/Botafogo

A torcida do Botafogo é f***! Os botafoguenses esgotaram os ingressos para mais um jogo do Campeonato Brasileiro-2023, desta vez contra o Palmeiras, que será realizado nesta quarta-feira (1/11), no Estádio Nilton Santos, pela 31ª rodada

A informação foi divulgada pelo clube no início da tarde desta terça-feira. Será a décima partida consecutiva do Botafogo com ingressos esgotados no Nilton Santos.

Líder com 59 pontos e um jogo a menos, o Botafogo enfrenta o vice-líder Palmeiras, que tem 53 pontos.

Fonte: Redação FogãoNET e Twitter do Botafogo

Sem treinar, zagueiro Léo Pereira pode ser desfalque contra Santos!

Terça-feira, 31 de outubro de 2023. 

Zagueiro Léo Pereira

Por Letícia Marques e Thiago Lima — Rio de Janeiro

Flamengo enfrenta o Santos na quarta-feira em Brasília, no Mané Garrincha. As equipes acordaram há meses a troca do local por conta da final da Libertadores. O Rubro-Negro definiu uma logística especial para esta partida e vive 'dia D' para saber se conta com Léo Pereira ou não.

Quando joga como visitante, a rotina do Flamengo é encerrar a preparação no Rio de Janeiro e viajar para o local somente na véspera da partida. Desta vez, o clube montou uma programação diferente e viaja para Brasília na segunda-feira à noite após o treino no Ninho do Urubu.

O último treino será realizado no CT do Brasiliense, na tarde de terça-feira. A delegação ficará concentrada no hotel até o jogo, que acontece no dia seguinte, às 20h (de Brasília).

A mudança na rotina aconteceu por conta dos horários disponíveis para os voos saindo do Rio em direção a Brasília. A final da Libertadores movimentou o espaço aéreo e, por viajar de voo fretado, o Flamengo procurou a melhor solução pensando na preparação para a partida.

Havia a possibilidade de manter a viagem na terça-feira, véspera do jogo como de costume, mas o horário do voo era noturno e não atendia o planejamento do Flamengo. Tempo de viagem, desgaste, horário de descanso são pontos analisados.

Léo Pereira segue como dúvida

Dentro deste cenário, Tite opinou nas decisões para o Flamengo bater o martelo no planejamento. O treinador, agora, vive a expectativa da recuperação de Léo Pereira. O zagueiro sofreu um trauma no tórax no jogo do Grêmio e os exames apontaram uma fissura no sétimo arco costal esquerdo.

No treinamento deste domingo, Léo Pereira fez atividade na academia e foi a campo realizar um trabalho a parte. O zagueiro ainda não treinou com o grupo, mas começou a correr no campo e será reavaliado diariamente para monitorar a situação.

A presença de Léo Pereira na viagem ainda não está descartada, mas o treino de segunda-feira à tarde no Ninho definirá se o zagueiro vai para Brasília. Nos últimos treinamento, Tite ainda não montou o time para enfrentar o Santos.

Segundona: Baraúnas encosta na liderança após rodada favorável!

Terça-feira, 31 de outubro de 2023.

Atacante Bisneto é um dos destaques do Baraúnas

 Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO

O Baraúnas foi o grande beneficiado após a conclusão da sexta rodada do campeonato de acesso do futebol potiguar. O tricolor saltou de quarto lugar para dividir a primeira posição junto com Mossoró EC, com 12 pontos.

O Leão mossoronse goleou o Riachuelo por 9x0 e contou com o tropeço do Mossoró na derrota para o Parnamirim SC, e também o empate entre Laguna e Alecrim, que somam nove pontos (veja tabela de classificação nesta página).

No desempate, no entanto, o Baraúnas perde o primeiro lugar para o Mossoró, que segue na liderança. Ambos empatam no primeiro critério de desempate, o número de vitórias (4x4), mas no segundo que é o confronto direto, o “Carcará” leva a melhor, porque venceu o tricolor por 2x1 valendo pela quarta rodada.

MAIOR GOLEADA

Ao aplicar 9x0, o Baraúnas proporcionou a maior goleada da competição até aqui. Antes, a marca era do Mossoró que fez 6x0 no próprio Riachuelo.

Já o jogo com maior número de gols foi registrado na vitória do Parnamirim SC sobre o Riachuelo por 7x3. O time parnamiriense goleou, mas com diferença de gols menor em comparação com os feitos de Baraúnas e do Mossoró.

GOLS

O Riachuelo é o saco de pancadas na competição. Perdeu todos os seis jogos realizados até o momento e sofreu 33 gols.

O jogo entre Riachuelo e Baraúnas foi realizado na tarde de domingo, 29, no Estádio Frasqueirão, em Natal. Desde o começo, o tricolor apresentou superioridade técnica e, sobretudo, física.

O Leão demorou a marcar, mas quando abriu o placar, aos 34 minutos do 1º tempo com o meia Natan, a “porteira” se abriu. O tricolor fez mais dois gols ainda nessa etapa, com Radames e Jozicley.

No segundo tempo, fez mais seis gols, com Radames e Natan marcando mais uma vez; Bisneto, Piauí, Netinho e Wester completaram o escore dilatado.

Com o gol, Bisneto chegou ao sétimo, tornando-se o principal artilheiro da equipe e do campeonato.

Novo técnico, Maquinhos Santos, diz que América/RN é ‘um gigante adormecido"

Terça-feira, 31 de outubro de 2023. 

Técnico Marquinhos Santos

Natal – O América apresentou o seu comandante para a temporada 2024 à beira dos gramados: o treinador Marquinhos Santos. Durante a entrevista coletiva, Marquinhos falou sobre seu estilo de jogo, a expectativa para comandar o alvirrubro na Série D e a disputa do Estadual. Disposto a disputar (pela primeira vez em sua carreira) a quarta divisão nacional, o treinador afirmou que acredita no projeto apresentado e enxerga o time potiguar como um “gigante adormecido”.

“Sei da responsabilidade que é estar chegando em um gigante adormecido que é o América. Com muito orgulho, recebi esse convite para iniciar esse projeto, e entendo que temos como principal objetivo que é colocar o América em seu devido lugar”, afirmou.

Marquinhos Santos citou outros trabalhos que realizou, à frente do Fortaleza e do Juventude, os quais aponta como “trabalhos de reconstrução”. Ele comandou o atual vice-campeão da Sul-Americana em 2016, quando o time cearense ainda disputava a Série C.

A quarta divisão impõe desafios e achar o equilíbrio entre se adaptar ao contexto e jogar seu próprio futebol pode ser a chave para o acesso. O novo treinador do América afirmou que pretende implementar um futebol vistoso no seu time, mas que também vai analisar as competições em disputa. “Vamos modelar a nossa qualidade de jogo, a nossa estrutura de jogo. Cada treinador tem a sua filosofia, mas em suas conquistas históricas, vejo que o América sempre teve um time aguerrido, com um time que jogasse para frente, mas que tivesse um equilíbrio tático ao seu favor. O nosso principal objetivo é o acesso”, afirmou.

O primeiro desafio de Santos à frente do América se inicia em janeiro com a disputa do Campeonato Potiguar. Questionado quanto à formação do elenco para o início da temporada, o treinador afirmou que já iniciou estudos para analisar o mercado e realizar as melhores contratações possíveis. Alguns atletas já foram sondados ou procurados. Ele reconheceu que o Estadual não dá as melhores estruturas possíveis, mas afirma que o projeto também pesa a favor para a chegada de jogadores.

“Nós não vamos chegar aqui e imaginar que o time vai jogar por música. Esse é um processo. Vamos formar um time e depois de formá-lo, entrosa-lo. Conversamos com alguns atletas e muitos se mostraram conscientes da dificuldade que se tem, mas se mostraram motivados a ir pelo projeto, pela presença da SAF e pelo peso da camisa do América”, disse.

ESCOLA DE ÁRBITROS DO RN PUBLICA EDITAL PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL

Terça-feira, 31 de outubro de 2023. 

A Escola de Formação de Árbitros de Futebol do RN (EFAF-RN) publicou edital nesta segunda-feira (30) para o Curso de Formação de Árbitros de Futebol. O curso é destinado a pessoas de ambos os sexos, e aberto a todos os interessados em aprimorar os conhecimentos na área, desde árbitros que atuam no futebol amador, técnicos de futebol e profissionais de educação física, até cronistas esportivos, jornalistas especializados, e todos que buscam qualificação profissional no que se refere ao conhecimento das regras de futebol e suas diretrizes. 

A participação no curso não garante vaga no quadro de arbitragem do RN ou da CBF. Para quem desejar ingressar no quadro profissional da Comissão de Arbitragem de Futebol do RN (CEAF-RN) os requisitos específicos estabelecidos pelas entidades serão descritos em editais voltados para este fim. 

O início do curso está previsto para janeiro de 2024, com duração mínima de seis meses. As aulas acontecerão no período noturno, no formato semipresencial, com aulas teóricas nas terças e quintas, e aulas práticas aos sábados. Serão disponibilizadas 50 vagas para o módulo presencial e vagas ilimitadas para o módulo online. Entre os requisitos estão a idade mínima de 17 anos e ensino médio completo ou a completar em 2024.

Para participar, será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$180. A mensalidade será de 6x R$380 com desconto de 20% para pagamentos em dia.

As inscrições estão abertas por meio de formulário disponível no site. A ficha preenchida e a documentação necessária deverão ser enviadas para o e-mail escoladearbitrosrn@fnf.org.br. O edital completo, com documentação necessária e estrutura curricular do curso, entre outros detalhes, estão disponíveis no site.

Maiores informações no telefone (84) 99955.0619 ou (84) 99208.0484 ou na Escola de Árbitros na sede da FNF.

Clique e confira:

EDITAL 001/23 - Curso para Formação de Árbitros

FICHA DE INSCRIÇÃO

SEGUNDA RODADA DO CAMPEONATO POTIGUAR FEMININO SOFRE ALTERAÇÕES DE HORÁRIO

Terça-feira, 31 de outubro de 2023.

O Campeonato Potiguar Feminino terá alterações de horário na 2ª rodada, a pedido dos clubes, em virtude da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Monamy enfrentará o União no sábado (4) às 8h30 da manhã. Os times disputam diretamente o topo da tabela, empatados com três pontos. O confronto direto é o primeiro critério de desempate, segundo Regulamento Específico da Competição. O vencedor da disputa nesta rodada pode levar a liderança no futuro da competição.

À tarde, às 14h30, ABC e Potyguar Seridoense entram em campo na busca dos primeiros pontos na competição. Jogo sem transmissão.

No domingo, Alecrim e Potiguar de Mossoró se enfrentam às 8h30, com transmissão ao vivo da TV FNF. 

Messi conquista oitava Bola de Ouro no dia do aniversário de Maradona; Vini Jr fica em sexto

Terça-feira, 30 de outubro de 2023.

Messi vence pela 8ª vez a Bola de Ouro (Foto: Divulgação-Ballon d'OR)

Da Redação da Agência Futebol Interior - AFI

Lionel Messi recebeu nesta segunda-feira, 30 de outubro, dia em que Diego Armando Maradona completaria 63 anos se estivesse vivo, sua oitava e muito provavelmente última Bola de Ouro. Para isso, venceu uma disputa com os jovens Erling Haaland, do Manchester City, e Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O oito vezes melhor do mundo dedicou a conquista à sua mulher, Antonella Roccuzzo, e a Maradona. “Antonella me ajudou a alcançar meus objetivos, meus sonhos, sem você nada disso teria sido possível”, disse, antes de acrescentar. “Queria mencionar mais uma pessoa, o Diego. É aniversário dele hoje, então não tem dia melhor para lembrá-lo. Em qualquer lugar que você esteja, parabéns. Quero compartilhar com você, Diego”, disse.

A revista francesa levou em consideração a temporada europeia, de agosto de 2022 a julho de 2023, para apontar uma lista de 30 finalistas, a partir da qual jornalistas de 180 países fizeram listas individuais e ordenaram de primeiro a quinto quais foram os melhores jogadores de futebol da temporada. Assim, os atletas receberam uma pontuação que foi somada para definir o vencedor do prêmio Bola de Ouro.

Messi já era o maior ganhador do prêmio desde 2019, quando desempatou o cinco a cinco que mantinha com Cristiano Ronaldo. Venceu a sétima Bola de Ouro em 2021, enquanto o português ganhou sua última em 2017. Pelé, o Rei do Futebol, tem sete Bolas de Ouro simbólicas, reconhecidas pela France Football após uma revisão feita em 2015, já que de 1956 até 1995 apenas europeus eram candidatos ao prêmio.

Desta vez, pesou a favor do astro argentino a liderança exercida por ele durante o título mundial conquistado pela Argentina no Catar em 2022, que encerrou um jejum de 36 anos sem Copa do Mundo para os argentinos. A última havia sido conquistada em 1986, por uma seleção liderada por Maradona. “Todo mundo sabia do meu desejo de se tornar campeão do mundo. Pessoas de diferentes nacionalidades queriam que a Argentina fosse campeã”, afirmou Messi.

Depois de tamanha conquista, o jogador de 36 anos trocou os xingamentos e cobranças que sofria no Paris Saint-Germain pelo Inter Miami, dos Estados Unidos, com o desejo de viver um ambiente de menor pressão, após fazer toda carreira profissional na Europa, e também de aproveitar a família.

BENZEMA FORA DO TOP 5 E BELLINGHAM MELHOR SUB-21

Vencedor da edição passada do prêmio, após ser decisivo no título do Real Madrid na Liga dos Campeões 2021/2022, Karim Benzema, hoje jogador do Al-Ittihad, ficou apenas em 16º lugar desta vez, e o brasileiro Vini Jr foi o sexto. Já Jude Bellingham, jogador de maior destaque na Europa neste momento com seus 13 gols em 13 jogos, ficou em 18º por suas atuações com a camisa da seleção inglesa e de seu ex-time, o Borussia Dortmund.

Bellingham, contudo, não saiu de mãos vazias, pois foi agraciado como o Prêmio Kopa, que é entregue ao melhor jogador com menos de 21 anos. Para ficar com o trófeu, o britânico de 20 anos desbancou nomes como Eduardo Camavinga (França e Real Madrid), Gavi (Espanha e Barcelona), Jamal Musiala (Alemanha e Bayern de Munique) e Pedri (Espanha e Barcelona).

PRÊMIO YASHIN

Quem também subiu ao palco para ser premiado foi o goleiro Emiliano Martínez, decisivo no título da Copa do Mundo da Argentina. Dibu, como também é chamado o argentino do Aston Villa, recebeu o Prêmio Yashin, entregue ao melhor goleiro da temporada, e chegou a ser vaiado por parte da plateia francesa no momento em que o telão mostrou o vídeo da incrível defesa feita por ele na final contra a França, após um chute de Kolo Muani.

“Como você pode ver, os franceses pensam neste lance todos os dias”, disse Drogba, mestre de cerimônias do evento, antes de pedir para que as vaias parassem. Na disputa pelo prêmio, Dibu superou o brasileiro Ederson, do Manchester City, que ficou em segundo lugar, e o marroquino Bono, ex-Sevilla e agora no Al-Nassr, terceiro.

Courtois (Bélgica e Real Madrid) Ter Stegen (Alemanha e Barcelona), Onana (Camarões, Inter de Milão e Manchester United), Livakovic (Croácia, Dínamo Zagreb e Fenerbahçe), Ramsdale (Inglaterra e Arsenal), Maignan (França e Milan) e Brice Samba (França e Lens) completaram o top 10.

GERD MULLER VAI PARA HAALAND E SEUS 56 GOLS

Cotado para receber a Bola de Ouro nos próximos anos, Erling Haaland recebeu o prêmio Gerd Muller, entregue ao mair artilheiro da temporada. O fenômeno de 23 anos marcou impressionantes 56 gols na soma de suas atuações com as camisas do Manchester City e da seleção norueguesa.

BONMATI É A MELHOR JOGADORA

Entre as mulheres, a meio-campista Aitana Bonmati, estrela da Espanha e do Barcelona, foi eleita a melhor jogadora do mundo. Protagonista e autora de 20 gols e 23 assistências em 45 jogos, ela foi Campeã do Mundo com a seleção espanhola e da Liga dos Campeões com o time catalão.

“Foi um ano incrível. Receber um prêmio individual assim é ótimo, mas o futebol é um esporte coletivo. Agradeço a todas as pessoas que foram fundamentais para eu chegar até aqui hoje. Nunca imaginei quando criança que esse sonho seria realizado. Tornei-me, sim, uma grande jogadora de futebol. Quero parabenizar também a todas que foram nomeadas aqui, pois são todas muito fortes e merecedoras”, celebrou a espanhola.

Sam Kerr, da Austrália e do Chelsea, ficou em segundo lugar, acima de Sara Paralluelo, de apenas 19 anos, companheira de seleção e de clube de Bonmati. O Barcelona, eleito o melhor time feminino durante a premiação, emplacou mais duas atletas no top 10: a sueca Fridolina Rolfö (4ª) e a espanhola Patricia Guijarro (8ª). A britânica Mary Earps, do Manchester United, foi a quinta.

A espanhola Olga Carmona (Real Madrid, 6ª), a alemã Alexandra Popp (Wolfsburg, 7ª), a colombiana Linda Caicedo (Real Madrid, 9ª) e a britânica Rachel Daly (Aston Villa, 10ª) completaram as 10 primeiras posições. A atacante Debinha, do Kansas City Current, única brasileira do top 30, ficou em 28º lugar.

Confira o Top 30 dos melhores jogadores do mundo, segundo a premiação Bola de Ouro:

1º. Messi (Argentina, PSG e Inter Miami)

2º. Haaland (Noruega e Manchester City)

3º. Mbappé (França e PSG)

4º. De Bruyne (Bélgica e Manchester City)

5º. Rodri (Espanha e Manchester City)

6º. Vinícius Júnior (Brasil e Real Madrid)

7º. Julián Álvarez (Argentina e Manchester City)

8º. Osimhen (Nigéria e Napoli)

9º. Bernardo Silva (Portugal e Manchester City)

10º. Modric (Croácia e Real Madrid)

11º. Salah (Egito e Liverpool)

12º. Lewandowski (Polônia e Barcelona)

13º. Bono (Marrocos, Sevilla e Al-Nassr)

14º. Gündogan (Alemanha, Manchester City e Barcelona)

15º. Emiliano Martínez (Argentina e Aston Villa)

16º. Benzema (França, Real Madrid e Al-Ittihad)

17º. Kvaratskhelia (Geórgia e Napoli)

18º. Bellingham (Inglaterra, Borussia Dortmund e Real Madrid)

19º. Kane (Inglaterra, Tottenham e Bayern de Munique)

20º. Lautaro Martínez (Argentina e Inter de Milão)

21º. Griezmann (França e Atlético de Madrid)

22º. Kim Min-Jae (Coreia do Sul, Napoli e Bayern de Munique)

23º. Onana (Camarões, Inter de Milão e Manchester United)

24º. Bukayo Saka (Inglaterra e Arsenal)

25º. Gvardiol (Croácia, RB Leipzig e Manchester City)

26º. Musiala (Alemanha e Bayern de Munique)

27º. Barella (Itália e Inter de Milão)

28º. Kolo Muani (França, Eintracht Frankfurt e PSG)

29º. Odegaard (Noruega e Arsenal)

30º. Rúben Dias (Portugal e Manchester City)