sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Brasil perde sua segunda disputa de pênaltis em Copa do Mundo; veja retrospecto!

Sexta feira, 09 de dezembro de 2022.

A primeira partida de mata-mata do Brasil que foi decidida nos pênaltis foi diante da França.

Brasil perde sua segunda disputa de pênaltis em Copas do Mundo; veja retrospecto. (Reuters)

Pela segunda vez na história a seleção brasileira perdeu uma disputa por pênaltis na Copa do Mundo. A eliminação para a Croácia aconteceu após o Brasil abrir vantagem na prorrogação e permitir o empate. Esta foi a quinta partida de mata-mata da seleção brasileira que foi decidida nos pênaltis em um Mundial. Nas últimas quatro, foram três vitórias e um empate.

Diante da Croácia, Pedro e Casemiro converteram as penalidades da seleção brasileira; Rodrygo parou em Livakovic e Marquinhos acertou a trave. Todos os jogadores croatas converteram suas penalidades, que terminou em 4 a 2: Vlasic, Majer, Modric e Orsic. Foi a 33ª disputa de pênaltis em Copas do Mundo.

A primeira partida de mata-mata do Brasil que foi decidida nos pênaltis foi diante da França, em 1986, pelas quartas de final. Na ocasião, o roteiro foi semelhante ao da Copa de 2022: a seleção brasileira abriu o placar com Careca, mas permitiu o empate francês, com Platini. Zico desperdiçou um pênalti ainda no tempo normal para garantir a classificação brasileira. Na disputa de penalidades, Sócrates, em sua última Copa, e o zagueiro Júlio César, que carimbou a trave, selaram a queda da equipe de Telê Santana no mundial realizado no México.

Desde então, o Brasil teve outras três partidas decididas nos pênaltis. Em 1994, na decisão com a Itália, em 1998, na semifinal contra a Holanda, e em 2014, nas oitavas diante do Chile. Em todas essas partidas, a seleção brasileira seguiu em frente na competição. Contra Itália, no tetracampeonato, foi a primeira final de Copa do Mundo decidida nas penalidades máximas.

DISPUTAS POR PÊNALTIS EM COPAS DO MUNDO.

A disputa por pênaltis, em caso de empate após os 90 minutos e a prorrogação, foi introduzida na Copa do Mundo a partir de 1978. Antes disso, em caso de igualdade no placar após 120 minutos, uma partida extra seria disputada entre as seleções – chamada de ‘Replay’.

Antes da adoção dessa regra, 77 confrontos foram para a prorrogação. Apenas quatro jogos de mata-mata precisaram desse recurso da partida extra para definir o classificado. A primeira partida de Copa do Mundo decidida nos pênaltis foi em 1982, quatro anos após a adoção da regra. A Alemanha Ocidental se classificou na disputa das penalidades máximas após empate em 3 a 3 no tempo normal e prorrogação contra a França.

Confira todas as decisões de pênaltis da seleção brasileira em Copas:

1986 – França 1 (4) x (2) 1 Brasil
1994 – Brasil 0 (3) x (2) 0 Itália
1998 – Brasil 1 (4) x (2) 1 Holanda
2014 – Brasil 1 (3) x (2) 1 Chile
2022 – Croácia 1 (4) x (2) 1 Brasil

Copa do Catar - Quartas de Final: Confira os jogos deste sábado e os resultados desta sexta!

Sexta feira, 09 de dezembro de 2022.



Jogos deste sábado, dia 10/12

12h00 – Marrocos 1x0 Portugal.

16h00 – Inglaterra 1x2 França

Sexta feira, dia 09/12/22

12h00 - Brasil 1x1 Croácia - Nos pênaltis, a Croácia venceu por 4x2 e se classificou.

16h00 – Holanda 2x2 Argentina - Nos pênaltis, a Argentina venceu por 4x3 e se classificou.

Copa do Catar: Holanda 2 (3) x (4) 2 Argentina - Após susto, hermanos se classificam nos pênaltis!

Sexta feira, 09 de dezembro de 2022.

Argentina está na Semifinal da Copa do Catar

Messi leva Argentina para a semifinal (Foto: Divulgação/Fifa)

Por: Agência Futebol InteriorAFI

Nesta tarde, Holanda Argentina entraram em campo pelas quartas de final da Copa do Mundo, às 16h, no Lusail Stadium, em Doha, no Catar. A partida foi para os pênaltis e com quatro 4 a 3 nas cobranças, a Argentina se classificou. Agora, a seleção argentina tem a Croácia pela frente na semifinal.

No tempo regulamentar, a Holanda foi buscar o resultado depois de ver os adversários abrir 2 a 0 no placar, com gols de Molina e Messi. Mas o grande nome da virada, Weghorst resolveu adiar a decisão, com o gol de empate no último minuto dos acréscimos.

Em dia de Messi, o craque decidiu pelo lado da Argentina com uma assistência e um gol. No primeiro tempo, os times se estudaram bastante o que deixou a partida sem grandes finalizações e com as marcações altas. Aos 34 minutos o placar foi aberto, depois do jogo ficar mais solto. Em ótimo passe de Messi, Molina saiu na frente dos zagueiros para mandar a bola no fundo da rede da Holanda.

Já no segundo tempo, precisando sair para o jogo a fim de tentar a virada, a Holanda teve mais ações no ataque. Mas a Argentina ampliou a vantagem aos 27 minutos. Em pênalti convertido, Messi fez o segundo da sua seleção. Com o ânimos alterados dos jogadores, a Holanda correu contra o tempo e começou sua reação. Aos 37 minutos, Weghorst diminuiu a distância no placar, e quando tudo parecia já resolvido, no último minuto dos 10 de acréscimos dados, o atacante apareceu de novo para empatar a partida e levar a decisão para a prorrogação.

DECISÃO

Na prorrogação, os times continuaram o ritmo acelerado do jogo, mas o cansaço foi aparecendo o que deixou a partida mais freada. No segundo tempo do tempo adicional, a Argentina comandou as melhores finalizações com o controle da bola, sofrendo perigo nos contra-ataques da Holanda. Sem nenhum lado mexer no placar, a decisão foi para os pênaltis.

Nas penalidades, o goleiro argentino defendeu as duas primeiras cobranças holandesas, de Van Dijk e Berghuis. Koopmeiners, Weghorst e Luuk De Jong converteram. Pelo lado argentino, Messi, Paredes, Montiel e Lautaro Martínez mandaram para as redes, enquanto Enzo Fernandez finalizou para fora.

ARGENTINA NA SEMIFINAL

Na semifinal da Copa do Mundo, a Argentina vai enfrentar a Croácia na próxima terça-feira (13), às 16h, no Lusail Stadium. A seleção croata eliminou o Brasil nas quartas de final.

Brasil 1 (2) x (4) 1 Croácia - Seleção joga mal, perde nos pênaltis, e adia hexa de novo!

Sexta feira, 09 de dezembro de 2022.

Rodrigo, Neymar e Pedro choram a desclassificação

Neymar marca, mas Brasil é eliminado pela Croácia (Foto: Rodrigo Villalba)

Da Redação da AFI

Nas quartas de final, Brasil perde nos pênaltis para a Croácia e dá adeus a Copa do Mundo.

Doha, Catar, 09 – O tabu foi mantido e, mais uma vez, o sonho do hexa do Brasil foi adiado. Sem criatividade e enfrentando um time técnico e resiliente durante mais de 120 minutos, a seleção brasileira ficou no empate por 0 a 0 (1 a 1 na prorrogação) e perdeu nos pênaltis por 4 a 2 para a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo, dando adeus à competição nesta sexta-feira, 09/12. Desde que ganhou o penta, em 2002, a seleção nunca mais venceu uma equipe europeia em mata-mata. Vlasic, Majer, Modric e Orsic marcaram os gols nos pênaltis para a Croácia. Rodrygo e Marquinhos erraram para o Brasil, enquanto Casemiro e Pedro mandaram para as redes.

O Brasil entrou em campo precisando superar o bom time da Croácia e também um tabu incômodo. Desde o penta de 2002, a seleção nunca mais havia derrotado uma seleção europeia em um de mata-mata da Copa do Mundo. A fase de quartas de final, inclusive, vinha sendo a maior pedra no sapato, com três eliminações nos últimos quatro Mundiais.

Livakovic brilha outra vez e Croácia elimina o Brasil (Foto: Divulgação Fifa)

Ficha técnica da partida:

BRASIL 1x1 CROÁCIA

No tempo normal 0x0, na prorrogação 1x1 e nos pênaltis Croácia 4x2 Brasil.

Local: Education City Stadium, em Doha, no Catar.

Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)

Fase: Quartas de Final

Data: 09/12/2022

Hora: 12 horas (Horário de Brasília).

Público: 43.893 pagantes.

Cartões amarelos: Danilo, Casemiro e Marquinhos (Brasil); Brozovic e Petkovic (Croácia).

Todos os gols na prorrogação: Neymar, aos 16 minutos do 1º tempo para o Brasil e Petkovic, aos 12 do segundo tempo (Croácia).

Na cobrança de pênaltis: Croácia 4x2 Brasil.

Gols da Croácia: Vlasic, Majer, Modric e Orsic; gols do Brasil: Casemiro e Pedro.

Equipes:

BRASIL – Alisson; Eder Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Richarlison (Pedro) e Vinícius Júnior (Rodrigo). Técnico: Tite.

CROÁCIA - Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Kovacic (Majer) e Modric; Pasalic (Vlasic), Kramaric (Petkovic) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic.