Quinta feira, 06 de agosto de 2015.
A contagem regressiva
para as Olimpíadas do Rio será marcada por 12 ações sociais, divulgadas
mensalmente em comunidades espalhadas pela capital fluminense. A empresa suíça
Omega, responsável pela cronometragem oficial dos Jogos Olímpicos desde 1932,
resolveu inovar ao lançar nessa segunda-feira (3) um projeto de contagem
regressiva social até o início da competição internacional.
Em parceria com a ONG
Viva Rio, que trabalha em mais de 100 comunidades da cidade, a primeira
atividade será de ajuda a grávidas em situações de vulnerabilidade na
comunidade do Morro do Chapadão, em Costa Barros, na zona norte do Rio.
Conselheira de Relações
Internacionais do Viva Rio, Luisa Phebo explicou que o foco desse primeiro
projeto é nas mães e gestantes. “A ideia do projeto é desenvolver dinâmicas e
atividades de grupo de capacitação com essas mães, de modo que elas possam
aprender técnicas que ajudem no desenvolvimento dos filhos. O investimento
nessa fase da vida é essencial para o desenvolvimento cognitivo, motor
emocional dessas crianças. Isso deixa um legado duradouro para esses
beneficiados.”
A Clínica da Família
Manuel Fernandes de Araújo, um dos centros beneficiados pelo projeto, será
equipada com recursos necessários para estimular crianças e prestar assistência
às mães vulneráveis. Gerente da unidade, Camila Coelho comentou que a parceria
terá impactos positivos para gestantes e bebês. Segundo ela, até 500 grávidas
poderão ser atentidas pelo projeto.
“O fruto principal
dessa parceria é a qualificação profissional. O objetivo maior é possibilitar o
desenvolvimento saudável das crianças em nossa maternidade. Com a qualificação,
os profissionais envolvidos no projeto se sentem mais motivados a qualificar
sua atividade e utilizar a criatividade. Nosso principal objetivo é diminuir a
mortalidade materno-infantil.”
Vice-presidente de
marketing da Omega, Sussane Strömbom informou que o objetivo do trabalho era
algo que ficasse como legado para a cidade-sede das Olimpíadas. “Decidimos
investir em algo que viesse para ficar, algo que fizesse a diferença para
ajudar crianças e jovens até 18 anos em áreas carentes do Rio de Janeiro.”
Diretor-executivo do
Viva Rio, Rubem César Fernandes destacou que o projeto é de reforço a
iniciativas já existentes. “Nosso trabalho é conseguir valorizar pontos
estratégicos, desde a maternidade aos jovens de 18 anos. É muito legal esse
conceito, que foi pensado de forma conjunta. É mais uma mensagem do que uma
cobertura extensiva.”
Os atletas da vela,
Torben Grael e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze foram escolhidos como
embaixadores sociais do projeto. Para Torben, a ação gerará impacto positivo na
vida dos cariocas. Segundo ele, a mensagem às pessoas beneficiadas é acreditar
sempre que é possível reverter situações difíceis. “A satisfação com mudanças
na vida dos outros é muito maior do que qualquer dificuldade que possamos
enfrentar no caminho.”
A Omega e a Viva Rio
produziram um site (www.omegavivario.com) para informações sobre o lançamento
mensal dos projetos. No site, a parceria define que “esses projetos plantarão
sementes para um futuro melhor, criando um legado que permanecerá muito tempo
após os Jogos”.
Fonte: Agência Brasil