segunda-feira, 8 de abril de 2013

Copa do Brasil 2013: Os três clubes do RN estreiam neste meio de semana!

SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2013.

Paraibano apita Santa Cruz/RN x ASA/AL!

O árbitro paraibano Eder Caxias Meneses vai apitar a partida entre o Sport Clube Santa Cruz/RN e o ASA, de Arapiraca/AL, na próxima quarta feira (10) ás 20h30 no estádio Iberezão na cidade de Santa Cruz/RN. Seus auxiliares são também da Paraíba, o n° 1 é Broney Machado, o n° 2 Kildenn Tadeu Morais de Lucena. O 4° árbitro, Carlos José da Silva e o delegado de jogo, Reinaldo Gomes de Paula, são do Rio Grande do Norte. O jogo faz parte da primeira fase da Copa do Brasil versão 2013.

Arbitragem do Acre para jogo do América de Natal contra o Ji-Paraná/RO!

O América F.C de Natal joga nesta quarta feira, às 21 horas na cidade de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, contra o Ji-Paraná local, jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil. A partida será dirigida por Carlos Ronne Casas de Paiva, do Acre, seus assistentes também são acreanos, Jean Carlos Rodrigues da Silva e João Gomes Jacone. O 4° árbitro, Arnaldo Lino dos Santos, e o delegado de jogo, Levi Moreira de Souza, são de Rondônia.

Arbitragem do Ceará para Parnahyba/PI x ABC F.C de Natal!

Francisco de Assis Almeida Filho, do Ceará, será o árbitro central da partida em Parnaíba/PI, entre o Parnaíba e o ABC F.C, quinta feira (11) jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil. Seus auxiliares são do Maranhão, Aelson Mariano Campelo Gomes e Antônio Fernando de Souza Santos. O 4° árbitro e o Delegado de jogo, Antônio J L Trindade de Souza e José Steiffel Araújo Silva.
Por Luiz Sátiro - Escrete de Ouro.

Corrida Rústica marca os 180 anos de Acari RN!

SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2013.
Para comemorar os 180 anos de emancipação política de Acari/RN, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Desporto e Lazer do município promoverá a 11ª Edição da Corrida Rústica.

Além de marcar mais um ano de emancipação, o evento objetiva também incentivar a população à prática de esporte, inclusive, a modalidade de atletismo. Informação veiculada pelo blog de Eduardo Silva, a competição ocorrerá no próximo dia 11, com concentração às 15 horas na Praça Cipriano Pereira.

Uma hora depois, isto é, às 16 horas, está prevista a largada, em frente do Hospital Dr. Odilon Guedes da Silva, com chegada à Praça Cipriano Pereira. O percurso será de nove quilômetros, onde todos os bairros da cidade serão percorridos, em ruas asfaltadas, calçadas e 100 metros de terra com altos e baixos relevos. As inscrições podem ser feitas até o dia da corrida na Secretaria Municipal à qual está organizando a festa.



Projeto Criança no Rumo Certo de Currais Novos completa 11 anos!


SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2013.
Para marcar a data, o coordenador do projeto, Nilton César e sua equipe elaboraram a seguinte programação: 
19h00: 26/04 

Culto de Ação de Graças (Pr.João Batista), na Quadra da Escola Gilson Firmino 
08h00: 27/04 
Intercâmbio Projeto Bom de Bola Bom de Nota (Natal), no Estádio Municipal 
08h00: 27/04 
Torneio feminino: Vôlei,Queimada e Futsal, na Quadra da Escola Gilson Firmino 
12h00: 27/04
Feijoada, Brincadeiras e distribuição de brindes, na sede as Associação do Dr. José Bezerra
16h00: 29/04 
Participação na MARCHA TODOS CONTRA O CRACK.

Taça Cidade do Natal de Futsal - Dois jogos hoje abrem a 3ª rodada!


SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2013.

Dois jogos abrem a terceira rodada da Taça Natal nesta segunda-feira (8). A partir das 20h, entram em quadra, no Ginásio Nélio Dias, Juventude x Santo Antônio e CTP x Gasac. Mais três jogos encerram a rodada na próxima quinta-feira (11): URV x Maria Madalena/Serrinha, União/Zona Norte x América/Cavaleiros do Forró e SEA x PFC. A Federação Norte-rio-grandense de Futsal (FNFS) cobra R$ 2,00 por noite de jogos.

O campeão do torneio vai representar a capital potiguar na Etapa Natal da 2ª Copa Intertv Cabugi, que começa em maio. Este ano, ficou definido que apenas um representante por cidade da Região Metropolitana pode disputar a Etapa Natal.

Todos os jogos da Taça Cidade do Natal serão disputadas no Ginásio Nélio Dias, nas segundas e quintas-feiras à noite. De acordo com o regulamento, as dez equipes jogam entre si em turno único, classificando as quatro melhores para as semifinais: 1º x 4º e 2º x 3º.

TABELA - 3ª Rodada  


Segunda-feira (08/04/13)
Juventude x Santo Antônio
CTP x Gasac


Quinta-feira (11/04/13)
URV x Maria Madalena/Serrinha
União/Zona Norte x América/Cavaleiros do Forró
SEA x PFC

Projeto Bom na Escola Bom de Bola de Jardim do Seridó estreia sábado na Copa "Garoto Bom de Bola" da cidade de Apodi/RN!

SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2013.

Jardim do Seridó/RN é mais uma cidade a confirmar participação na 1ª Copa Escolar de Futebol “Garoto Bom de Bola”, da cidade de Apodi/RN, organizada pela SEEL – Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, em parceria com as Secretarias Municipais de Esportes e Lazer filiadas ao Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, tendo como objetivo a descoberta de novos talentos, a inclusão social através da prática regular do futebol e o combate às drogas, através do Programa RN Vida.

Na reunião estiveram a presentes o Secretário Estadual de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, o Sr. Joaci Bastos que presidiu o Fórum, da Secretária do Ministério dos Esportes Claudia Bernardes representando o Ministro dos Esportes Aldo Rebelo, do Prefeito de Apodi RN o Sr. Flávio Monteiro e do Secretário de Esporte de Apodi o Sr. Francisco Gama dentre outras autoridades presentes no evento.

Que marcou o inicio do para o próximo sábado dia 13 de abril de 2013, competição essa que envolvera mais de 100 Municípios do nosso RN. A copa será realizada em 05 (cinco) etapas, a saber: Eliminatória, classificatória, quartas de finais, semifinais e finais todas estas etapas em diferentes cidades. A etapa eliminatória (inicial) terá as 100 (cem) primeiras seleções municipais inscritas, no sistema de disputa de ida e volta, obedecendo ao critério de aproximação. Nessa primeira etapa classificam-se 50% das equipes para a segunda fase, e nas quartas de finais serão 25% das equipes participantes (fase de grupos). Após a fase de grupo teremos as semifinais e finais da Copa.

E o projeto Bom na Escola Bom de Bola fará a sua estreia no próximo sábado no estádio Rui Medeiros em Jardim do Seridó frente a seleção de Acari as 16h. Estiveram presentes os representantes do Município de Jardim do Seridó e do Projeto Azemir Azevedo e Jarbas Fonsêca, com total apoio da Secretária de Educação, Esporte, Lazer e Cultura do município jardinense, Marecilda Bezerra.
Por Jarbas Fonseca – Blog: http://www.lancesportivo1.blogspot.com.br/

As chuvas no Seridó estão voltando!


SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2013.


Chuvas de ontem (08/04) no Seridó

São Vicente:
Sítio Saco da Luíza: 40 mm
Acari
Sítio Sobradinho: 10 mm
Sítio Ipueira:08 mm

Currais Novos
Sítio Riacho Fechado: 13 mm
Sítio Aba da Serra:07 mm
Mina Acauan: 05 mm
Mina Brejuí: 02 mm

Chuvas ocorridas no período das 07h00 do dia 05/04 as 07h00 de ontem dia 08/04/13 no Rio Grande do Norte, conforme informações da EMPARN.

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR 
Viçosa (Prefeitura) - 145,6 mm
Riacho Da Cruz (Emater) - 77,4
Major Sales (Prefeitura) - 68,5
Tabuleiro Grande (Prefeitura) - 60,0
Francisco Dantas (Emater) - 31,2
Martins (Particular) - 25,0
Carnaubais (Emater) - 18,7
Itau (Particular) - 18,0
Rodolfo Fernandes (Prefeitura) - 11,0
Sao Miguel (Emater) - 10,0
Lucrecia (Emater)  - 8,5
Apodi (Base Fisica Emparn) - 6,0
Umarizal (Fazenda Camponesa (partic) - 4,5 mm.

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Caico (Emater)  - 22,0
Parelhas (Emater ) - 18,7
Bodo (Emater/trf p/delegacia) - 15,0
Serra Negra Do Norte (Emater)  - 10,2
Jardim Do Seridó (Emater/passagem) - 7,7 mm

Por Luiz Sátiro - Escrete de Ouro.

Reunião muito proveitosa sobre os Jogos Escolares do RN, regional de Currais Novos!


SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2013.

Professor Adegilmar Machado


Aconteceu na manhã desta segunda-feira (8) no auditório da Escola Estadual  Tristão de Barros, uma reunião com professores de Educação Física da Regional Currais Novos e alguns diretores de escolas da rede estadual. Esteve  a frente dos trabalhos  o professor Adegilmar Machado (Coordenador de Esportes da 9ª DIRED) que tratou de assuntos como  Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Regional Currais Novos) além de  específicos da área de Educação Física.
Por Cesário Júnior (Garrincha) – Terra da Xelita.

1º Festival de Atletismo de Currais Novos reuniu crianças e adolescentes no estádio Coronel José Bezerra!

SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2013.







No último sábado dia  06,  dezenas de crianças e adolescentes participaram do1º Festival de Atletismo, competição realizada pela Subcoordenadoria de Esportes da Prefeitura Municipal de Currais Novos através do Projeto de Iniciação ao Atletismo. O festival, que teve como tema “Se beber não dirija, se te oferecem bebida, corra”, contou com parceria do poder judiciário, através do juiz da Comarca de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira, que doou recursos provenientes de infrações de trânsito para a realização do evento. Na solenidade de abertura, o prefeito Vilton Cunha disse que “o esporte é importante para o desenvolvimento de crianças e jovens”, e aproveitou a oportunidade para entregar materiais para o treinamento dos alunos do projeto.

Resultados!

FEMININO

60 metros rasos pré-mirim: Wemily Walker (Logos) Tempo: 9´50
Salto em distância pré-mirim: Querem Saama (Trindade Campelo) 3,80m
Lançamento da pelota pré-mirim: Maria Eduarda (CCT) 28,44m
600 metros rasos pré-mirim: Rafaela dos Santos (Cipriano L.G.) Tempo 2’27’’9
60 metros rasos mirim: Beatriz Emanuele (EJM) Tempo 8’78
Salto em distância mirim: Maria Eduarda Araujo (CIVE) 3,96m
Lançamento da pelota mirim: Vanessa Janiara (CIVE) 30,00m
600 metros rasos mirim: Maria Layanne (EJM) Tempo 1’57’’4
100 metros rasos infantil: Flavia Gabriela (CCT) Tempo 14’’69
Salto em altura infantil: Nayara Rafaela (CCT) 1,30m
Arremesso do peso infantil: Leticia Lima (EJM) 10,15m
600 metros rasos infantil: Ana Beatriz Mitre (EJM) 2’08’’4

MASCULINO

60 metros rasos pré-mirim: Pedro Jellyel (Tristão) Tempo 10’17
Salto em distância pré-mirim: Maycon de Oliveira (Trindade Campelo) 3,72m
Lançamento da pelota pré-mirim: Luiz Eduardo (Trindade) 35,70m
600 metros rasos pré-mirim: Jhonatan Keven (Cipriano) 2’24’’3
60 metros rasos mirim: Teófilo Victor (EJM) 8’’47
Salto em distância mirim: Natan Rafael (EETB) 4,10
Lançamento da pelota mirim: Lucas Felipe (CCT) 39,95m
600 metros mirim: Teóphilo Victor (EJM) 1’56’’02
100 metros rasos infantil: Marlon Felipe (Trindade Campelo) 13’’40
Salto em altura infantil: Victor Hugo (EJM) 1,50m
Arremesso do peso infantil: Luiz Henrique (CCT) 10,19m
600 metros rasos infantil: Ewerton Igor (PHG) Tempo 1’50’’2

Sobre o projeto

O Projeto de Iniciação ao Atletismo é destinado a crianças (a partir de 08 anos) e adolescentes, que estejam matriculados na rede municipal, estadual ou particular de ensino, e conta com aulas de segunda à sexta-feira, em dois turnos, 7h as 8h, e 15h30 as 16h30, no Estádio Cel. José Bezerra. A coordenação é do professor Geraldo Dantas, e a equipe de treinadores é formada por Edson Gomes (Lançamentos), Lucia Araújo (Velocidade), Ronaldo Costa (Saltos) e Françoise Marye (Monitora). Os estudantes que desejarem participar do Projeto devem preencher uma ficha de inscrição com o professor Geraldo Dantas, durante o horário das atividades no Estádio.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
João Bezerra Júnior - Assessor de Comunicação:

Aventura: Começa amanhã a 16ª edição do Rally RN 1500!

SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2013.



Nesta terça-feira (9) larga uma das melhores provas off-road do país, o Rally RN 1500. Durante quatro dias, até o dia 13, pilotos e navegadores de destaque de todo o Brasil enfrentarão os desafios das trilhas do Rio Grande do Norte, com grande variedade de terrenos e muita técnica. Será a 16ª edição do Rally RN 1500. Nesta terça-feira acontecem as provas técnicas de vistoria e na quarta o Rally parte para desbravar quase 1.500 km de provas por mais de 50 cidades do RN com cidades pólos como Parnamirim, Currais Novos, Mossoró, São Miguel do Gostoso e Natal.

A programação oficial começa amanhã (terça) com a abertura da secretaria de prova, vistorias técnicas e administrativas, largada promocional e primeiro briefing no Hotel Village do Sol, na Praia de Pirangi, em Parnamirim. O final da prova, com a cerimônia de premiação, será no Hotel Vila do Mar, em Natal, um dos parceiros do 16º Rally RN 1500.

Antes mesmo do final da inscrições, programado para a sexta-feira (5), a prova já conta com gente de peso em todas as categorias. Entre os carros, as atrações são Lucas Moraes, líder da Protótipos, e João Cardoso, vice-líder; Luiz Facco e Luiz Nacif, primeiro e segundo na Pró-Brasil, Helena Soares, na ponta da Super Production, e Regis Braga, terceiro na mesma categoria, Willem van Hees, quinto, entre tantos outros, além de duplas expressivas da região.

Já nas motos estarão nomes com Ramon Sacilotti, Dário Julio, Ike Klaumann, Guto Klaumann, e o retorno de Jean Azevedo, diversas vezes campeão do Rally RN 1500. Tom Rosa, Claudio Mura, Olavo Bilac Neto e André Galvão de Sá são alguns dos nomes nos quadriciclos, enquanto a UTV’s terá Bruno Sperancini, que recentemente disputou o Rally Dakar.

Currais Novos conta com um representante, o piloto João Grilo, que sempre se destaca nas competições.

“Temos, mais uma vez, uma grupo muito forte e que certamente fará com que o nível técnico seja elevado. Contamos também com várias feras dos estados da região, que mostra o fortalecimento do evento. Tenho certeza que o grid será ainda mais destacado”, explica Kleber Tinoco, diretor-geral do 16º Rally RN 1500.

Mais detalhes sobre a prova também poderão ser obtidas pelo telefone (84) 8830-1500 - Plantão de Informações, ou e-mail contato@rn1500.com.br, ou ainda no página do Facebook,www.facebook.com/rallyrn1500.

As chuvas estão chegando ao Sertão!

SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2013



O sorriso já é notório no rosto dos agricultores da comunidade Malhada da Areia, zona rural de Currais Novos. O açude que estava vazio desde outubro do ano passado, já recebeu pelo menos metade da sua capacidade de água desde o dia 28 de março. 

Alguns moradores que já pensavam em se mudar para outras regiões, já sonham com a retomada dos plantios.

Postado por: Jean Souza

Futebol do RN: Notabilizado por lançar Marinho Chagas no futebol profissional, Riachuelo A.C de Natal ressurge após 20 anos de inatividade!


SEGUNDA FEIRA, 08 DE ABRIL 2013.
O Riachuelo Atlético Clube, time que revelou para o mundo o maior lateral-esquerdo do futebol brasileiro de todos os tempos, está de volta. Após 20 anos de inatividade, o mítico RAC – clube com história ligada à Base Naval de Natal e que teve como grande ídolo a bruxa Marinho Chagas – vai se filiar novamente à FNF para disputar o Campeonato Potiguar Sub-20 neste ano, mas já tem como meta jogar o Estadual da categoria profissional do ano que vem e voltar a incomodar, principalmente, a dupla ABC e América.
O Riachuelo nunca foi um time vencedor de títulos no futebol do Rio Grande do Norte, mas sempre carregou consigo um forte apelo histórico que permanece até hoje, duas décadas após seu fim. Dono de um espontâneo carinho por parte dos que viveram sua época, o RAC tinha até bem pouco tempo sua memória preservada apenas na memória e nas rodas de conversa dos mais antigos, sendo sempre citado como um exemplo de contraposição aos paradigmas do futebol nos anos de guerra, mesmo sendo um time ligado as Força Armadas, já que tinha sede na Base Naval e formado, naquela época, basicamente por militares e civis da Marinha.
Quem percebeu tudo isso foi o segundo sargento fuzileiro naval e desportista Valdir Duarte, carioca que tem história ligada ao futebol local desde 1989, quando foi transferido para a capital potiguar e participou das direções do clube Atlântico, Seleção do RN, Atlético Potiguar, CDF, dentre outros.
“De tanto eu fazer pelos outros clubes, as pessoas diziam: ‘você é da Marinha, então por que não fazer pelo nosso time?’ E tinha também o capitão Alen, que é um gaúcho louco por futebol, que também tinha esse sonho de reimplantar o Riachuelo, mas não via como. Daí ele procurou a federação e aconselharam ele a me procurar”, conta Valdir. “Na primeira conversa a gente já se empolgou e ele garantiu todo o apoio para a volta do clube”, completa.
O próximo passou foi mergulhar numa pesquisa histórica para juntar o que ainda restava de material na história do Riachuelo para, então, iniciar o trâmite para reativar o clube. A pesquisa, segundo Valdir Duarte, foi árdua, porém proveitosa. Além de, por exemplo, a ata da última reunião realizada pela diretoria do RAC e o estatuto do clube, um grande tesouro foi achado pelo desportista: “A vontade que as pessoas têm de ver de volta o Riachuelo. Várias pessoas se emocionaram de verdade quando ficaram sabendo que a gente estava querendo reativar o time”, ele conta.
O apoio destas pessoas era o que faltava para a decisão de retomar as atividades do Riachuelo fosse tomada. Depois de uma série de procedimentos burocráticos, uma junta governativa que contou com a presença de um dos membros da última diretoria do clube foi formada e elegeu Valdir como presidente do RAC.
Com sede própria, estatuto sendo reformulado e diretoria composta, o próximo passo agora é filiar novamente o clube à federação de futebol. Num primeiro momento, apenas o time sub-20 será inscrito, mas os militares já iniciaram os trabalhos para brigar pelo retorno do Riachuelo à elite do futebol nacional em 2014.
MARINHA!
A estrutura que o Riachuelo Atlético Clube irá dispor para treinar e jogar será basicamente a mesma dos seus tempos de fundação: a Base Naval de Natal e o Grupamento de Fuzileiros da Marinha. A diferença, claro, é o avanço tecnológico e estrutural que veio junto com esses 65 que se passaram desde a fundação do clube dos marinheiros.
Por garantia da Marinha, o RAC terá à sua disposição três campos para treinamentos, sendo um deles com dimensões oficiais para receber os jogos do time no Campeonato Potiguar. Além disso, segundo Valdir Duarte, os militares cederão departamento médico, área de lazer e alojamento para todos os jogadores, inclusive os que irão disputar o Estadual Sub-20 neste ano.
A nova diretoria do RAC é formada basicamente por militares da Marinha. Além de Valdir, eleito presidente pela Junta Governativa, o vice-presidente do clube é o tenente Alen e o diretor de futebol é o marítimo Getúlio Nunes dos Santos.
Ícone do RAC, Marinho Chagas será o ‘relações públicas’
Marinho Chagas foi a maior revelação e o maior ídolo da história do Riachuelo. Trocado pelo clube por dez pares de chuteiras dados pelo ABC, o lateral-esquerdo que ganhou projeção mundial agora vai retribuir a oportunidade dada quando ele ainda tinha 15 anos e ingressou para o quadro de juvenis do RAC: será o relações públicas do clube, emprestando sua imagem para abrir novamente as portas do futebol para o Riachuelo.
Marinho está feliz. Aos 61 anos e morando de frente para o mar da Praia do Meio, a “bruxa” não esconde a empolgação pela volta do time por onde ele começou sua caminhada no futebol. “Eu nunca esqueci do Riachuelo nem nunca vou esquecer na minha vida”, diz.
Assim como no seu tempo, Marinho diz que vai tentar fazer reviver o espírito do RAC, que ficou conhecido pela disciplina de seus jogadores e pelo fato de usar a mão-de-obra local para montar suas equipes. “Vamos montar um time caseiro e jovem, que vai servir também como vitrine para estes jovens. Não vamos trazer esse pessoal de fora, como ABC e América fazem. Teremos jogadores daqui mesmo, da Marinha, e vamos fazer um time bom, time com padrão de jogo”, comenta o ex-lateral.
Ele também faz questão de ressaltar a importância do trabalho de base que está sendo pensado pela nova diretoria do RAC, que pretende criar escolinhas para crianças a partir dos sete anos de idade. “A gente tem que formar jogadores nossos aqui. Jogadores de Natal mesmo, da região, para que sejam aproveitados no Riachuelo. Tem que fazer como antigamente, que você primeiro olhava o que tinha em casa e só depois partia para contratar alguém de fora. A ideia da gente não é ficar trazendo jogador de outros estados, mas sim usar a força que a gente tem por aqui”, diz.
O fator histórico da volta do Riachuelo também é citado por Marinho como um estímulo ao resgate da história do futebol local. Segundo ele, o renascimento do Riachuelo pode ter um forte apelo entre desportistas ligados direta ou indiretamente a outros times extintos do cenário futebolístico potiguar.“Essa volta do Riachuelo vai ser muito boa para Natal e para o futebol. Acredito que isso vai ser muito importante para todos nós e eu, inclusive, estou torcendo muito para que voltem também Ferroviário, Atlético de João Machado e tantos outros times. Essas aí são nossas raízes do futebol e a gente tem que sempre valorizar”, salienta.
Clube resgata história do futebol local!
Constituída no mês passado, a diretoria do Riachuelo iniciou um trabalho de reconstituição histórica do clube. A primeira ação do novo corpo diretivo, além de apresentar a reinvenção do RAC, foi homenagear pessoas que entraram para a história do clube.
Além de diretores, alguns em homenagens póstumas, dois ex-jogadores receberam o troféu de “Amigos do Rac”: Marinho Chagas e Ribamar Cavalcante. Este último, desportista e pesquisador do futebol, acredita que a volta do Riachuelo pode estimular o resgate dos times de Natal.
“Quem sabe não chega um empresário para seguir esse exemplo e refundar um Atlético, um Santa Cruz”, espera Ribamar, que aponta o Riachuelo como o maior entre os times tidos como menores em toda a história do futebol do RN. “Eu fiquei muito feliz com essa volta do Riachuelo, ainda mais recebendo essa homenagem da diretoria, ainda por cima junto com Marinho Chagas”.
Fonte: Novo Jornal (Natal).