quinta-feira, 23 de julho de 2020

Copa do Nordeste: Após conclusão da 1ª fase, a CBF anunciou nesta quinta feira, as datas e os locais das Quartas de Final!

Quinta feira, 23 de julho de 2020.
Salvador é anunciada como sede única da Copa do Nordeste 2020 ...
Foto: Divulgação / CBF
 Resultados da Primeira Fase - 8ª e última rodada:

21/07 – Terça feira
20h00 – No Barradão, em Salvador: Fortaleza 3 x 1 América-RN

Quarta feira 22/07 - Todos os jogos começaram às 20h00.

Na Arena Cajueiro, em Feira de Santana/BA: Sport-PE 1x1 Confiança/SE.  
No CT Praia do Forte, em Mato de São João: ABC-RN 0x2 CSA-AL.
No Barradão, em Salvador: CRB-AL 1x2 Ceará.
Em Pituaçú, em Salvador: Bahia 4x1 Náutico-PE
No Joia da Princesa, em Feira de Santana/BA: Botafogo/PB 1x1 Vitória/BA
No Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe/BA: River-PI 0x1 Santa Cruz/PE

Classificação final da 1ª Fase:

GRUPO A:
1º - Fortaleza: 17 pontos,
2º - Bahia: 17
3º - Botafogo/PB: 13
4º - Sport/PE: 10
5º - ABC/RN: 09
6º - CRB/AL: 08
7º - Freipaulistano/SE
8º River/PI: 04 pontos.

GRUPO B:
1º - Confiança/SE: 14 pontos
2º - Ceará: 14
3º - Vitória/BA: 14
4º - Santa Cruz/PE: 13
5º - Náutico/PE: 11
6º - Imperatriz/MA: 07
7º - CSA/AL: 07
8º - América/RN: 06 pontos.

Jogos das Quartas de Final

Com o fim da primeira fase da Copa do Nordeste na última quarta-feira (22/07), oito times avançaram às quartas de final da competição.
Na tarde desta quinta (23/07), a CBF divulgou a tabela detalhada dos jogos, com horário e locais. No próximo sábado (25/07), acontecem as quatro partidas das quartas. 

Sábado – 25/07
16h00 – No Barradão, em Salvador: Fortaleza x Sport/PE.
16h00 – Em Pituaçu, em Salvador: Ceará x Vitória/BA.
18h30 – No J. da Princesa, em Feira de Santana: Confiança x Santa Cruz/PE.
21h30 – Em Pituaçu, em Salvador: Bahia x Botafogo/PB.
Por Luiz Sátiro - Blog Escrete de Ouro.

VOCÊ SABIA? - O último jogo de Jairzinho "Furacão da Copa de 70), pelo Botafogo foi na Terra da Scheelita (Currais Novos)?

Quinta feira, 23 de julho de 2020.
O garoto que começara como gandula em General Severiano ainda em 1958, que fora tricampeão juvenil em 1961/62/63 e nesse ano ingressara no elenco profissional e lá permaneceu até 1974, quando foi vendido para o futebol francês, retornava a sua casa para encerrar a carreira como jogador profissional.
JAIRZINHO – A FORÇA IRRESISTÍVEL DE UM FURACÃO – Rádio Botafogo
Já não tinha mais a mesma velocidade que caracterizaram suas arrancadas e os dribles rápidos, mas a maturidade do veterano que conhece os atalhos do campo, sem precisar correr mais do que a bola.

Eliminado do icônico Campeonato Carioca de 1981, decidido por Flamengo x Vasco em uma série de 03 (três) jogos logo após a morte do treinador Cláudio Coutinho e que precedeu a conquista do título mundial pelo time rubro-negro, o Botafogo/RJ fez excursão pelo Rio Grande do Norte disputando 03 (três) jogos. No elenco, jovens jogadores que sempre eram lembrados nas convocações de Telê Santana para a seleção como o goleiro Paulo Sérgio, o lateral-direito Perivaldo e o meio-campo Rocha, além do craque Mendonça que, em 1993, abrilhantou o campeonato potiguar jogando pelo América. Porém, o nome mais expressivo era o de Jairzinho, “o Furacão da Copa”.

A série de jogos do “Glorioso” no RN começou com o Baraúnas, em Mossoró, partida que terminou empatada, sem gols, no dia 1º-12-1981 (terça-feira).

O segundo jogo foi no dia 03-12-1981 (quinta-feira), quando enfrentou o América que havia acabado de conquistar o tricampeonato Estadual. Essa partida representou o encerramento da temporada de jogos em Natal, servindo também para o Botafogo pôr a faixa de campeão no América e premiar os melhores da temporada. O gaúcho Norival (AME), foi o melhor jogador do Estadual/1981 e Sandoval (AME), o artilheiro com 14 gols. A partida terminou com a vitória alvirrubra por 1x0, gol do centroavante Miltão.

Com a desistência do Ceará/CE em realizar o amistoso antes acertado, o hoje deputado Luiz Antônio “Tomba” Farias, que à época era o diretor de futebol do Potyguar, assumiu a promoção e levou o amistoso para a terra da Scheelita, sendo o “Fogão” a primeira e até hoje única equipe do RJ/SP a jogar na cidade, fazendo um jogo para ficar na história. 

Assim, no dia 06-12-1981, um domingo, dia destinado ao futebol, enquanto o Brasil inteiro aguardava a Rede Globo de Televisão transmitir a terceira e última partida da final do Campeonato Carioca, vencida pelo Flamengo por 2x1, no famoso jogo em que o ladrilheiro Roberto Passos Ferreira invadiu o gramado para esfriar uma possível reação cruzmaltina, a cidade de Currais Novos parou para receber o Botafogo de Futebol e Regatas jogar amistosamente contra o Potyguar.     

Como o Estádio Coronel José Bezerra ainda não tinha refletores, a partida foi iniciada às 15h00 para aproveitar a iluminação natural. Jogo de casa cheia, com grande torcida do alvinegro na região, tendo a organização do evento colocado cadeiras na lateral do campo e cobrado um valor mais alto para os que podiam pagar e estar mais próximos dos jogadores.

“Foi um jogo importante para a gente e jogamos com mais cuidado, mesmo sendo festa. E para mim em especial que estava diante do time que eu torço e do meu maior ídolo, que é Jairzinho”, lembra o goleiro Souza, revelando-se botafoguense.

E em Currais Novos ocorreu a única vitória do Botafogo na breve excursão pelo Rio Grande do Norte. O Botafogo começou ganhando logo aos 33 segundos de jogo, com Mendonça aproveitando um cruzamento da esquerda e empurrando para o gol. A equipe da casa empatou aos 5 minutos, após grande jogada de Luciano driblando Perivaldo e o goleiro Paulo Sérgio, sobrando a bola para Dedé de Dora mandar para o gol, incendiando a torcida local. Porém, o “bigodudo” Jerson fez 2x1, aos 12 minutos, dando números finais ainda no primeiro tempo, embora o jogo tenha sido muito movimentado.

Luciano, que naquele dia jogou de ponta-esquerda, foi escolhido o melhor em campo, recebendo um cheque e um moto-rádio.

“Eu fui escolhido pela imprensa como o melhor jogador da partida. Fiquei muito satisfeito com os presentes que ganhei. O pessoal daqui diz que eu dei uma canseira em Perivaldo”, diz sorrindo o jogador Luciano, que junto com Souza, Paulo, Jorge Calaça e Dedé de Dora eram os jogadores oriundos da Região Seridó.

Porém, todos que estavam no estádio confirmam que uma falta cobrada pelo lateral-esquerdo Dato, tipo escanteio de mangas curtas, entrou, tendo Paulo Sérgio, à época convocado para a seleção brasileira, tirado a bola depois de ter passado da linha de gol. O árbitro Antonio Lira, por não ver a bola entrar, invalidou o gol. 

Ao longo de sua história o Potyguar recebeu outros clubes do futebol brasileiro em seus domínios, mas essa partida em especial tem todo um valor, seja porque foi o primeiro dos chamados grandes e tradicionais clubes brasileiros a jogar na cidade, seja porque terminou se transformando no jogo de despedida de Jairzinho, “o Furacão da Copa”, como jogador de futebol envergando a mística camisa alvinegra da estrela solitária. Pelo Botafogo foram 413 (quatrocentos e treze) partidas e 186 (cento e oitenta e seis) gols.  

Há quem diga que a história não joga, só está nos livros. Não está certo. A história tem um peso na definição dos momentos. E coube a cidade de Currais Novos, terra dos minérios, receber aquela que foi a derradeira partida de uma pedra preciosa cunhada em General Severiano e que se tornou uma verdadeira joia do futebol brasileiro e mundial.

Quase 03 (três) meses depois, já sem clube, Jairzinho fez a sua última partida pela seleção brasileira. Em 03.03.1982, contra a Tchecoslováquia, recebeu a justa homenagem pelo que fez pelo futebol brasileiro e despediu-se jogando 11 minutos, recebendo uma miniatura da taça Jules Rimet e saiu de campo aplaudido de pé, no Morumbi. Não disputava uma partida pela seleção desde 1976, no amistoso contra o Flamengo em homenagem ao atacante Geraldo, falecido poucos dias antes.

Na foto que ilustra a postagem, as duas equipes unidas posam antes do início da partida. Em pé: Paulo, Luiz Antonio “Tomba” Farias (diretor de futebol), Souza, Lima, Ednaldo, Ademir Lobo, Sonildo, Gaúcho, Dato, Gilmar, Jorge Calaça, Perivaldo, Humberto Gama (Pte da Liga Curraisnovense de Futebol) e Iremar Alves (radialista). Agachados: Mendonça, Dedé de Dora, Gilson Lopes, Jerson, Naldo, Rocha, Paulo Sérgio, Luciano, Edson, Almir, Jairzinho e Diá (massagista) 


FICHA TÉCNICA:

Jogo: Potyguar-CN 1 x 2 Botafogo/RJ
Local: Estádio Municipal Coronel José Bezerra, em Currais Novos/RN.
Data: 06.12.1981 (Um domingo à tarde)
Público: 2 mil pessoas
Renda: Cr$ 2.000.000,00 (dois milhões de cruzeiros) (aproximadamente 170 salários mínimos da época).
Juiz: Antonio Lira
Gols: Mendonça (33 segundos), Dedé de Dora (5 min) e Jerson (12 min), todos no 1º tempo.
Equipes:
POTYGUAR/CN: Souza; Paulo, Ednaldo, Sonildo e Dato; Calaça (Gilvan), Naldo (Ramos) e Dedé de Dora; Almir (Curió), Gilson Lopes e Luciano. Técnico: Petinha
BOTAFOGO/RJ: Paulo Sérgio; Perivaldo, Gaúcho, Lima e Gilmar; Rocha, Mendonça e Ademir Lobo; Edson, Jairzinho e Jerson. Técnico: Paulinho de Almeida
 Terra da Xelita: Entrevista com Jairzinho – O Furacão da Copa de ...
WESPORTES.net: Potyguar/CN x Botafogo-RJ – Memória do Futebol Potiguar
Créditos de informações e imagens para criação do texto: Entrevistas com Bob Gama e os jogadores do Potyguar: Souza e Luciano; Jornal dos Sports; Diário de Natal; www.mundobotafogo.blogspot.com; A foto foi gentilmente cedida por Bob Gama e Adélcio Jr.
Fonte: Portal Grande Ponto

Grêmio volta a treinar após vitória no GreNal 425!


Quinta feira, 23 de julho de 2020.
Após mais uma vitória em GreNais, o elenco do Grêmio voltou a treinar na tarde desta quinta-feira (23/07). A equipe já se prepara para o próximo confronto, contra o Ypiranga, pela quinta rodada do segundo turno do Gauchão. O time já está classificado para as semifinais, e precisa de apenas um empate para ficar em primeiro lugar no Grupo B da competição.
grêmio-volta-a-treinar-após-vitória-no-grenal-425
Foto: Divulgação / Grêmio
Os jogadores se reapresentaram no CT Luiz Carvalho e foram divididos em dois grupos. De acordo com o site oficial do clube, os atletas que começaram jogando o clássico ficaram na academia fazendo atividades de recuperação, enquanto os demais que participaram ou não da partida fizeram um trabalho técnico e tático no campo.


O elenco do Grêmio está hospedado no Hotel Deville, que fica próximo ao CT do Tricolor, e se manterá em concentração até a partida diante do Novo Hamburgo, no próximo dia 29. Essa é uma das medidas protocolares para prevenção do contágio do novo coronavírus. Antes do GreNal, a equipe sofreu o desfalque de um atleta que testou positivo para a Covid-19.

Renato Portaluppi e seus comandados voltam a treinar nesta sexta-feira (24). A partida entre Grêmio e Ypiranga ainda não tem local definido, mas tudo indica que o CT do Tricolor em Eldorado do Sul seja o palco do confronto, que acontece às 11 da manhã de domingo.

Futebol Paraibano: Ação na Justiça do Trabalho pode retirar do Treze parte da área do ´PV´.


Quinta feira, 23 de julho de 2020.
 Foto: Ascom
Uma ação indenizatória que tramita na 4ª Vara da Justiça do Trabalho em Campina Grande/PB poderá "amputar" do Treze Futebol Clube um pedaço da área onde está localizado o estádio Presidente Vargas, bairro São José.
*Com informações da coluna Aparte, assinada pelo jornalista Arimatéa Souza. 


Futebol do RN: Técnico do ABC lamenta eliminação e diz que tempo de preparação não foi ideal!


Quinta feira, 23 de julho de 2020.
O ABC deu adeus à Copa do Nordeste na noite de quarta-feira, após a derrota por 2 a 0 para o CSA, no Centro Esportivo da Praia do Forte, em Mata de São João, na Bahia. O Alvinegro jogou muito mal, principalmente no primeiro tempo, quando sofreu os gols, e, segundo o técnico Francisco Diá, pesou o curto período de preparação após mais de 100 dias sem atuar por conta da pandemia do novo coronavírus. Também lembrou a ausência do meia Jailson, artilheiro da equipe em 2020, que testou positivo para Covid-19 e não pôde atuar.
Francisco Diá lamenta eliminação do ABC — Foto: Luciano Marcos/ABC
Francisco Diá lamenta eliminação do ABC.
Foto: Luciano Marcos/ABC
Com nove pontos, o ABC fechou a participação na quinta posição do Grupo A. O time potiguar poderia ter se classificado com um empate, já que o Sport ficou no 1 a 1 com o Confiança. O Rubro-Negro, com 10 pontos, acabou garantindo a última vaga da chave.


- Sabíamos que iríamos sentir. Uma preparação de apenas 10, 12 dias, depois de mais de 100 dias parado, não seria ideal. Ainda tivemos muitas dificuldades durante a semana. Tinha dia que treinava com Jailson, tinha dia que treinava com o João Paulo, com o Pedro. Tinha dia que não contava com nenhum deles. Valeu pelo esforço da rapaziada, mas não deu - declarou.

Alvinegro é dominado no primeiro tempo e acaba derrotado pelo CSA em adeus à Copa do Nordeste. Grupo ganha folga até segunda-feira, quando recomeça trabalho para o estadual.

- O resultado foi justo pelo futebol que o CSA mostrou. Vem treinando há mais tempo, foi superior, aproveitou bem a melhor condição dentro de campo e foi merecedor da vitória - completou Diá.

O ABC agora volta suas atenções para a retomada do Campeonato Potiguar, prevista para 12 de agosto, e a Série D do Campeonato Brasileiro, em 19 de setembro.
O grupo que enfrentou o CSA chegou a Natal nesta quinta-feira e os jogadores ganharam quatro dias de folga. A reapresentação ficou marcada para segunda-feira, às 9h, no CT Alberi Ferreira de Matos.
Por Redação do RN — Natal

CSA faz dois gols no 1º tempo e se despede da Copa do Nordeste, com vitória sobre o ABC!


Quinta feira, 23 de julho de 2020.
Yago e Michel Douglas decidem a partida na retomada da competição regional; time potiguar também é elimina.

Valsa da despedida
O CSA se despediu da Copa do Nordeste com uma boa apresentação. Na retomada do futebol, envolveu o ABC e resolveu a parada logo no primeiro tempo, com gols de Yago e Michel Douglas. Na etapa final, se fechou mais e garantiu a vitória por 2 a 0, no CT Praia do Forte/BA. O time potiguar ainda tinha chance de classificação, mas ficou em quinto no Grupo A , com nove pontos, e foi eliminado na primeira fase.

Um gol, uma assistência!
O meio-campista Yago merece destaque. Ele fez o primeiro gol do CSA e acertou um passe especial no segundo, rasgando, em diagonal, a defesa do ABC. Michel Douglas driblou o goleiro e deixou o dele.

Como fica?
CSA e ABC estão fora das quartas de final do Nordestão. O Azulão terminou a primeira fase na sexta colocação do Grupo B, com sete pontos. O Alvinegro foi o quinto da chave A, com nove.

Primeiro tempo
O CSA começou o jogo em cima. O lado direito mostrou força, com a dupla Norberto e Allano e deu trabalho ao ABC. Na segunda jogada de perigo, Allano tocou de calcanhar, Norberto cruzou e Yago marcou de cabeça, aos seis minutos.

Depois, Allano experimentou de fora da área e acertou o travessão do ABC. O CSA continuou com amplo domínio e criou mais três chances. Aos 36, Yago caprichou no passe pelo meio para Michel Douglas, que driblou o goleiro e marcou o segundo. O Alvinegro não esboçou reação.

Segundo tempo
Perdendo, o ABC saiu mais para o jogo. O CSA baixou as linhas, mas, quando subiu, levou perigo. Allano, sozinho, perdeu ótima chance, aos cinco.

Alan Costa teve uma oportunidade de cabeça, e o ABC quase diminuiu aos 30, numa cobrança de escanteio de João Paulo Penha. Thiago Rodrigues fez a defesa com muita dificuldade. Paulo Sérgio e Cedric também levaram certo perigo, mas o CSA segurou o placar construído na primeira etapa.
Fonte: GE/AL

Futebol do RN: Técnico do América lamenta revés em retomada, mas se diz "satisfeito com muitas coisas".


Quinta feira, 23 de julho de 2020.
Roberto Fernandes gosta do rendimento da equipe rubra no primeiro tempo, quando ficou na frente do placar, e enaltece força do elenco do Fortaleza para conseguir a virada.
Roberto Fernandes lamenta derrota, mas se mostra satisfeito com "muitas coisas" do que viu — Foto: Augusto César Gomes/GloboEsporte.com
Técnico Roberto Fernando se mostra
"satisfeito com muitas coisas"
O América-RN se despediu da Copa do Nordeste com derrota. O revés por 3 a 1 para o Fortaleza também marcou o retorno do Alvirrubro aos gramados após quatro meses - o último jogo oficial havia sido disputado no dia 14 de março, contra o Bahia, pela sétima rodada do Nordestão. A equipe de Roberto Fernandes fez um bom primeiro tempo no Barradão, saiu na frente, mas cedeu a virada após o intervalo. O treinador gostou do que viu, apesar do resultado.
- Fizemos um primeiro tempo, na minha avaliação, muito bom. (Os jogadores) Assimilaram bem a proposta do jogo, aplicando os conceitos que a gente vem treinando e fizemos um primeiro tempo muito eficaz, sem dar espaço ao Fortaleza e também chegando à frente, tanto que o goleiro do Fortaleza no primeiro tempo fez mais defesas do que o próprio Vitor (Paiva) - completou.
- Pelo que a equipe mostrou, evidente, o resultado não é bom, mas eu fiquei satisfeito com muitas coisas que eu vi. Agora é dar sequência nos treinamentos e nos ajustes - completou.
O América jogou com Vitor Paiva; André Krobel, Edimar, Edson Henrique e Michael; César Sampaio (Leandro Melo), Wallace Rato, Felipe Guedes (Felipe Cordeiro) e Romarinho (Beto); Adílio (Rogerinho) e Augusto (Wallace Pernambucano).

Roberto lembrou que o Fortaleza teve 20 dias a mais de preparação que o América e disputou o quarto jogo após a retomada do futebol. Também ressaltou a qualidade que o Tricolor tinha no banco de reservas, promovendo a entrada de Edson Cariús, Ederson, David e Osvaldo, que mudaram a partida na segunda etapa. Para o comandante rubro, é preciso que o torcedor tenha essa compreensão para a sequência do trabalho.
- Esse jogo fez parte da nossa preparação. Nós conseguimos ter duas semanas e meia de preparação, entre o período que nós ficamos em Recife e o nosso retorno a Natal, para enfrentar uma equipe que começou a treinar 20 dias antes, uma equipe de Série A, uma equipe que seu treinador está indo para o terceiro ano e a base do seu elenco já existe há dois anos. São momentos e estágios completamente diferentes e nós tivemos a oportunidade de competir com essa equipe e observar em alto rendimento aquilo que a gente precisa ainda em termos de jogo - comentou.
O América só volta a campo em agosto, pelo Campeonato Potiguar. A previsão é que a competição seja reiniciada no próximo dia 12.
Por GE/Natal

Futebol do RN: Everton Goiano é anunciado como novo técnico do Potiguar de Mossoró!


Quinta feira, 23 de julho de 2020.
Time Macho confirma treinador para sequência do estadual e Série D do Brasileirão.
Everton Goiano é o novo técnico do Potiguar de Mossoró — Foto: Gustavo Campos/GloboEsporte.com
Everton Goiano é o novo técnico do Potiguar de Mossoró.
Foto: Gustavo Campos / GloboEsportivo.com
Everton Goiano é o novo técnico do Potiguar de Mossoró. O anúncio foi feito nesta quinta-feira. Ele assume o comando da equipe para a sequência do Campeonato Potiguar e Série D do Campeonato Brasileiro.

O último clube de Everton Goiano foi o Real Ariquemes, de Rondônia. Comandou o time em seis jogos, com o retrospecto de quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Bastante rodada, trabalhou em equipes como Águia do Marabá, Anapolina, Aparecidense, Brasiliense, Ceilândia, Gama, Goianésia, Gurupi, Iporá, Mixto, Operário-MT, Parauapebas, Rio Branco-AC, Sampaio Corrêa, Treze, Vitória da Conquista, São Raimundo-PA e Rio Verde.

Everton Goiano chega ao Potiguar após a desistência de Higor César, que havia sido anunciado no dia 9. Uma semana depois, Higor comunicou à diretoria do Time Macho que tinha recebido proposta de outro clube e pediu para sair.
Por GloboEsporte.com — Natal