quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Futebol do RN: Mudança de comando no América F. C é comum nos últimos cinco estaduais; relembre!



Quarta feira, 05 de fevereiro de 2020.
Técnicos Aluísio Moraes, Felipe Surian, Leandro Campos, Luizinho Lopes e Waguinho Dias participaram de toda a pré-temporada, mas caíram cedo no Campeonato Potiguar
Por GloboEsporte.com — Natal

O que Aluísio Moraes, Felipe Surian, Leandro Campos, Luizinho Lopes e Waguinho Dias têm em comum? O torcedor do América-RN mais atento saberá responder. Nas últimas cinco temporadas, o Alvirrubro trocou de comando ainda no Campeonato Potiguar. Todos estes treinadores citados participaram da montagem dos elencos e dos trabalhos de pré-temporada - um em cada ano -, mas, quando a bola rolou para valer, os resultados forçaram as mudanças.
Mudança de comando no América-RN é comum nos últimos cinco estaduais; relembre
Foto: GloboEsporte.com/RN
Esta troca de treinador, por sinal, só deu resultado imediato em uma oportunidade. Em 2019, com a saída de Luizinho Lopes, Moacir Júnior foi contratado e conquistou o título estadual.

E uma curiosidade: o último técnico que iniciou um Campeonato Potiguar pelo América-RN e levantou o troféu de campeão foi justamente Roberto Fernandes, em 2015, ano do centenário. Cinco anos depois, Roberto está de volta ao clube e assume o posto que até poucos dias era de Waguinho Dias.

O GloboEsporte.com relembra como foram as campanhas de Aluísio Moraes, Felipe Surian, Leandro Campos, Luizinho Lopes e Waguinho Dias no América-RN. Veja abaixo!

 2016 - Aluísio Moraes
Ex-atacante do América-RN, nos anos 1970, Aluísio Moraes chegou ao clube graças ao "DNA americano" pregado pela diretoria naquela época. Acabou demitido do América-RN no dia 15 de fevereiro de 2016. Comandou a equipe em sete jogos oficiais. Pelo Campeonato Potiguar, foram quatro vitórias - sobre Alecrim, Assu, Palmeira-RN e Potiguar de Mossoró -, e duas derrotas - para ABC e Globo FC. Na Copa do Nordeste, empatou por 2 a 2 com o Coruripe, na estreia do Nordestão. Este resultado e o revés para o Globo causaram a saída. Guilherme Macuglia assumiu a equipe na oportunidade.
Aluísio Moraes — Foto: Fabiano de Oliveira
Aluísio Moraes - Foto: Fabiano de Oliveira.
 2017 - Felipe Surian
Felipe Surian chegou ao América-RN como pilar central do projeto de reestruturação do clube após o rebaixamento para a quarta divisão do Brasileirão - o treinador havia sido campeão da Série D com o Volta Redonda no ano anterior. O primeiro passo era a conquista do estadual, mas não deu certo. Surian ficou apenas com o terceiro lugar no primeiro turno e em seguida foi desclassificado das Copas do Brasil e do Nordeste na primeira fase.empate com o Santa Cruz de Natal na primeira rodada do segundo turno foi o ponto final da sua passagem pelo Alvirrubro. Saiu com aproveitamento de 46,1%. Flávio Araújo foi o substituto naquele momento.
Felipe Surian — Foto: Fabiano de Oliveira
Felipe Surian - Foto: Fabiano de Oliveira.
 2018 - Leandro Campos
Leandro Campos havia permanecido da temporada 2017, mesmo após não ter conseguido o acesso à Série CFoi demitido no dia 10 de fevereiro depois de ser goleado por 3 a 0 pelo Santa Cruz de Natal. Na oportunidade, era o líder do primeiro turno, mas o tropeço abriu caminho para o rival ABC superá-lo no complemento da rodada e conquistar o título posteriormente. Naquele ano, foram cinco vitórias seguidas, incluindo uma goleada em cima do próprio ABC, e a derrota para o Santa Cruz. Também pesou contra ele a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, com a derrota para o Tubarão.
Leandro Campos — Foto: Fabiano de Oliveira
Leandro Campos - Foto: Fabiano de Oliveira.
 2019 - Luizinho Lopes
Luizinho Lopes chegou ao América-RN na condição de ex-jogador e ex-auxiliar técnico do clube. Sempre falou que era um sonho ser treinador do Alvirrubro, mas sabia também da pressão existente pelos insucessos da equipe nas temporadas anteriores. A passagem durou apenas seis jogos do Campeonato Potiguar. Foi demitido no dia 1º de fevereiro, por decisão da diretoria, mesmo após a vitória por 2 a 1 sobre o Força e Luz, deixando o Alvirrubro na segunda posição do primeiro turno, com 10 pontos. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas. Estas derrotas - para ABC e Globo FC - pesaram muito para a saída, mas o problema maior foi o rendimento da equipe neste período. Mesmo nas vitórias, o time não convenceu, assim como aconteceu diante do lanterna Força e Luz. Moacir Júnior foi escolhido para comandar o América na sequência e acabou sendo campeão estadual.
Luizinho Lopes — Foto: Canindé Pereira/América FC
Luizinho Lopes - Foto: Canindé Pereira / América F.C

2020 - Waguinho Dias

Waguinho Dias foi anunciado como técnico do América ainda em outubro de 2019. Tinha sido campeão da Série D com o Brusque pouco antes. Participou de todo o planejamento e da montagem do elenco para a temporada 2020. Caiu por ter sido derrotado duas vezes pelo ABC em 10 dias. O treinador liderou o primeiro turno do Campeonato Potiguar com 100% de aproveitamento até a primeira derrota para o ABC, no dia 22 de janeiro. No total, foram nove jogos oficiais, com seis vitórias (todas pelo estadual), duas derrotas (ambas para o ABC) e um empate. Saiu de cena com a equipe classificada para a final do primeiro turno. Roberto Fernandes foi anunciado para comandar o Alvirrubro na sequência da temporada.
Waguinho Dias — Foto: Diego Simonetti/América FC
Waguinho Dias - Foto: Diego Simotti / América FC