sábado, 30 de julho de 2016

Jogos Paradesportivos e Paralímpicos do RN prosseguem neste final de semana!


Jogos Paradesportivos e Paralímpicos do RN prosseguem neste final de semana 

Sexta feira, 29 de julho de 2016.
A quinta edição dos Jogos Paradesportivos Escolares do Rio Grande do Norte e IV Jogos Abertos Paralímpicos estão movimentando atletas da capital e interior. Depois da abertura, no dia 12 deste mês, mais de 200 inscritos já participaram das provas de bocha, halterofilismo, judô, goalball e natação. As competições prosseguem neste final de semana com as disputas do atletismo, na pista olímpica da UFRN, em Natal.
Vários atletas de escolas públicas e privadas, além de representantes da Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte (APARN), Associação dos Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (ADEVIRN), Centro de Apoio ao Deficiente Físico (CADEF-RN), Fundação Miriam da Câmara Leite (FMCL), Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos (IERC-RN), se revezarão nas provas de arremesso peso, dardo e pelota, salto em distância e corridas de 100m, 200m e 400m nas categorias masculino e feminino.

Os Jogos Paradesportivos Escolares do Rio Grande do Norte e o IV Jogos Abertos Paralímpicos são promovidos pelo Governo do Estado através da Secretaria do Estado do Esporte e do Lazer. De acordo com o coordenador do Paradesporto da SEEL, Tibério Maribondo, os jogos são uma grande oportunidade para os atletas que buscam qualidade de vida e sonham em seguir carreira no paradesporto, tendo em vista que o Rio Grande do Norte possui grande tradição na revelação de novos talentos.

“Considero os Jogos Paradesportivos Escolares e Paralímpicos como uma grande oportunidade para quem busca qualidade de vida e elevação da auto-estima e desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, mas também é o melhor caminho para a inclusão nas competições oficiais, possibilitando a descoberta de novos talentos. Só para se ter uma ideia, Thalita Simplício, do atletismo, e Abner Nascimento, do judô, começaram nos Jogos Paradesportivos e hoje estão convocados para as Paralimpíadas do Rio”, revelou Tibério.

A programação dos jogos ainda inclui as disputas do basquete de cadeira de rodas, que deve acontecer nos próximos dias no ginásio do IFRN.

Por Portal No Ar

Nenhum comentário: