domingo, 15 de junho de 2014

Ex-treinador potiguar analisa partida e alerta sobre adversários do Brasil!

DOMINGO, 15 DE JUNHO DE 2014.
Atendendo convite da equipe do portalnoar.com o ex-técnico de futebol Ferdinando Teixeira assistiu ao jogo de estreia de Natal na Copa do Mundo e comentou a vitória do México diante de Camarões por 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Peralta. Teixeira destacou os jogadores com maiores potenciais das duas seleções, analisou a partida e as principais qualidades e fraquezas.
Ferdinando Teixeira_superintendente ABC 13 06 2014 (9)
Ferdinando Teixeira destacou a qualidade do meio-campo do time mexicano e a força física dos camaroneses (Foto: Alberto Leandro
Pelo lado mexicano, o ex-treinador exaltou a importância do atacante Peralta, do meio-campista Giovani dos Santos e o zagueiro Rafa Marquez. Pelo time africano, citou o atacante Samuel Eto’o e o lateral Assou-Ekotto.

A partida na Arena das Dunas começou com o México tocando mais a bola e pressionando o time camaronês. Aos 11 minutos, a arbitragem marcou impedimento em gol marcado por Giovani e Ferdinando foi contundente no comentário: “não estava, mesma linha”.

Sobre a forma das equipes se comportarem dentro de campo, Teixeira frisou que os africanos marcam bem e são fortes fisicamente, o que pode levar a contusões dos adversários. “Eles chegam fortes. Quando eu trabalhei no Catar, eu tinha adversários africanos e quase sempre eu tinha atletas machucados. Mas, é claro, que hoje eles são mais técnicos”.

Em campo, a seleção camaronesa se apresentou como o experiente treinador descreveu. Marcação e divididas pesadas. “Eles variam a marcação. Ora jogam com duas linhas de quatro, ora uma linha de cinco, com apenas um jogador na frente”, acrescentou.

Segundo ele, o time mexicano defende de uma forma parecida, mas o diferencial é a qualidade na saída de bola, além da velocidade dos jogadores de meio-campo. “O México também varia a marcação entre duas linhas de quatro homens e com cinco, com o apoio do volante. Mas chega ao ataque com mais volume e trabalhando mais a bola”.

Na volta para o segundo tempo, Ferdinando logo percebeu a mudança na postura do time africano. “O treinador mudou a marcação. Agora está jogando com duas linhas de quatro e com dois jogadores mais avançados”, comentou.

“Mereceu o gol! Contra-ataque, como o México estava jogando. Chegou com velocidade e aproveitou a chance. Agora Camarões tem de sair para o jogo”, disse o ex-comandante após a equipe mexicana abrir o placar aos 16 minutos da etapa final.

Nos minutos finais do confronto, a seleção africana melhorou no jogo e começou a pressionar. Aos 41 minutos, o ataque camaronês fez boa jogada, mas a defesa mexicana fez bom corte. “Primeira boa jogada no ponto de vista coletivo”, destacou sobre o quase empate. Minutos depois, Camarões perdeu mais uma chance e Ferdinando, com sua experiência, finalizou “cabeceou muito fraco, se tivesse mandado com mais força, a bola teria entrado”.

Multicampeão

Ferdinando Teixeira treinou e foi campeão pelos três principais times potiguares: ABC, América e Alecrim. Passou também por times do Ceará, Paraíba e Alagoas. Além disso, treinou o Al-Arabi, do Catar. Ultimamente, ocupava a superintendência de futebol do ABC, mas recentemente pediu demissão do cargo.
Por Heilysmar Lima – Portal no Ar (Natal). 

Nenhum comentário: