segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Com novidades, Campeonato das Escolas do RN traz mais competidores em 2013!

SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013.
Foto: Alberto Leandro
A 22ª Edição do Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais (CEEMS) foi aberta ontem sexta-feira (8) com participação de estudantes da rede pública de ensino da capital e interior do RN. Além do maior número de inscrições, sendo 4.100 inscritos, a quantidade de escolas participantes aumentou para 115 e as modalidades diminuíram para 18, nas categorias mirim, infantil e juvenil.

Além da presença dos estudantes e atletas das escolas, a abertura dos jogos, que terão 10 dias de duração, contou com a apresentação artística da Escola Estadual Professor Gaspar, de Monte Alegre, com o tema “esporte sim, violência não”.

Para o coordenador da Codesp (Coordenadoria de Desportos do Rio Grande do Norte), Gileno Souto, o nivelamento entre os competidores é o diferencial do torneio. “Contamos com a participação das escolas municipais e estaduais. Isso é muito bom porque faz com que os alunos de escolas públicas façam as competições entre eles mesmos, havendo disputas de igual para igual. As privadas têm mais condições de treinamentos. A pública está jogando contra ela mesma, e isso daí é um pensamento grandioso para a secretaria de educação que investe no bem estar da escola pública”, disse.

Ele ainda declarou que os alunos preferem disputar o CEEMS, comparado aos Jerns (Jogos Escolares do Rio Grande do Norte). “Eles gostam mais de participar do Ceems e a escola publica investe mais nesse torneio. Eles gostam mais porque há mais chances de ganhar as modalidades, o que acaba motivando todos os participantes”, destacou.

A secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, frisou a importância da participação dos atletas. “O esforço que a gente tem que fazer é que o atleta se transforme em um excelente aluno, essa é a orientação. O esporte tem que entrar na escola no currículo, não é só a parte esportiva. Esses jogos são 18 modalidades, então dá para ver a animação dos atletas. Eventos como esse leva também a uma disputa saudável e isso faz parte da formação dos nossos alunos. Estamos investindo cada vez mais no esporte escolar”, disse.

Betania Ramalho também frisou sobre o nivelamento do evento e acredita em melhorias no esporte nas escolas públicas. “Isso é fantástico, cada um defendendo a bandeira da sua escola de forma interna. Claro que não temos as condições das grandes escolas, mas estamos caminhando para competir com escolas privadas, esse é o nosso grande sonho”, finalizou.

Aposta de sucesso
Membro da equipe técnica da Codesp, Modesto Júnior ressaltou as mudanças no Ceems deste ano e declarou está “apostando no sucesso”. “O investimento que era feito nos JERNS nas modalidades vai ser o mesmo investimento feito nas modalidades do Cemms. Se você olhar, é a mesma equipe de trabalho e a mesma coordenação. Esse olhar da secretária foi diferente das outras gestões, e é aí que eu estou apostando no sucesso”, disse.

“O olhar da secretaria para os jogos mudou. Nos outros jogos só tinham dois boletins, sendo somente o primeiro e o último, nesta edição vamos ter todos os boletins, a melhoria já começa por aí”, concluiu.

Por Miguel Medeiros via Portal no Ar.

Nenhum comentário: