domingo, 13 de outubro de 2019

GP do Japão: Bottas supera dupla da Ferrari e vence o GP do Japão de F1; Mercedes é campeã nos construtores!

Domingo, 13 de outubro de 2019.
Péssima largada de Vettel acabou com as esperanças do tetracampeão vencer o GP do Japão — Foto: Mark Thompson/Getty Images
Na madrugada neste domingo, 13/10, Valtteri Bottas venceu o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 depois de uma largada impressionante em Suzuka, superando a dupla da Ferrari – que largava na primeira fila do grid – ao receber a bandeira quadriculada mais de 11 segundos à frente do pole Sebastian Vettel. Foi a terceira vitória do finlandês na temporada, que não vencia desde o GP do Azerbaijão.

Vettel fez uma largada péssima, incluindo a movimentação do carro antes das luzes vermelhas serem apagas – a situação foi investigada pelos comissários que decidiram pela não aplicação de uma penalidade – enquanto Bottas largou muito bem e já era o primeiro colocado antes mesmo da primeira curva.
Bottas então controlou a corrida, com a estratégia ideal de duas paradas, enquanto Vettel foi o primeiro dos líderes a fazer sua parada para troca de pneus. Bottas foi uma volta depois, enquanto Lewis Hamilton ficou na pista para uma estratégia de uma parada – no entanto, a degradação dos pneus foi além da esperada na W10 do inglês, forçando uma outro pit stop de Hamilton que recebeu a quadriculada 11 segundos atrás de Vettel.

Vettel fez sua segunda parada na volta 32, enquanto Bottas permaneceu na pista por mais algumas voltas. Mas a vantagem do finlandês era suficiente pra que ele saísse dos boxes na liderança.

Hamilton fez seu segundo pit stop faltando 10 voltas para o fim da corrida, e atacou Vettel nas últimas voltas, mas não conseguir aproximação suficiente pra tentar uma manobra. O pentacampeão completou o pódio na terceira posição.

Confira o resultado final do Grande Prêmio do Japão de F1:

1) Valtteri Bottas (Mercedes)
2) Sebastian Vettel (Ferrari)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Alexander Albon (Red Bull/Honda)
5) Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault)
6) Charles Leclerc (Ferrari)
7) Daniel Ricciardo (Renault)
8) Pierre Gasly (Toro Rosso/Honda)
9) Sergio Pérez (Racing Point/Mercedes)
10) Nico Hülkenberg (Renault)
11) Lance Stroll (Racing Point/Mercedes)
12) Daniil Kvyat (Toro Rosso/Honda)
13) Lando Norris (McLaren/Renault)
14) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Romain Grosjean (Haas/Ferrari)
16) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
18) George Russell (Williams/Mercedes)
19) Robert Kubica (Williams/Mercedes)
OUT) Max Verstappen (Red Bull/Honda)

Nenhum comentário: