quarta-feira, 18 de março de 2015

Clubes terão até 20 anos para quitar suas dívidas!

Quarta feira, 18 de março de 2015.
Diante da instabilidade de sua base aliada no Congresso, o governo cedeu e vai propor condições mais amigáveis para que os clubes de futebol brasileiros paguem suas dívidas com a União.
O deputado Vicente Cândido (PT-SP), ligado a dirigentes de futebol e que trabalhou nas negociações do governo com o Legislativo, afirmou nesta terça (17) que a medida provisória que a presidente Dilma Rousseff prometeu editar na quinta-feira (19) deve contemplar duas possibilidades de refinanciamento.
A primeira possibilitará que os clubes paguem suas dívidas em 20 anos (240 meses), como antecipou a Folha, com descontos em multas (60%) e juros (25%).
A segunda estabelecerá prazo de dez anos (120 meses)para o pagamento, mas com descontos maiores --70% das multas e 30% dos juros.
Segundo Cândido, a norma deve trazer algumas contrapartidas à possibilidade de renegociação das dívidas.
Uma delas é a possibilidade de rebaixamento de times voltem a ser inadimplentes.
Inicialmente, o governo defendia que as dívidas, estimadas em um total de R$ 4 bilhões, fossem parceladas em até 180 meses, com uma entrada correspondente a 10% do valor do passivo de cada clube. Os 12 maiores clubes do Brasil acumulam mais de R$ 1,5 bilhão em dívidas.
Agora, atravessando uma crise política que dificulta a aprovação de projetos de interesse do Executivo, o governo federal aceitou condições mais próximas das pedidas pelos clubes e apoiadas pela "bancada da bola" (grupo de congressistas ligados a dirigentes ou clubes de futebol).
A flexibilização ocorre a despeito de resistências do Ministério da Fazenda, que comanda o esforço federal para cortar gastos e aumentar a arrecadação.

Fonte: Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: