sábado, 28 de fevereiro de 2015

Matriz x filial: Potiguar tem duelo de times pagos por mesmo empresário!

SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015.

Parceria entre Globo FC e Força e Luz gera discussão entre torcedores e dirigentes. Presidente de um e investidor de outro, Barretto rechaça "falcatrua" e defende projeto.

Chegou a hora de um dos duelos mais esperados do Campeonato Potiguar de 2015, e não se trata de um clássico. Parceiros fora dos gramados, Globo FC e Força e Luz se enfrentam neste domingo, às 17h, no Estádio Barretão. Praticamente num campo neutro, visto que ambas as equipes utilizam o complexo em Ceará-Mirim, o duelo causa polêmica devido à parceria entre as agremiações, promovida pelo empresário Marconi Barretto.
Marconi Barretto, presidente do Globo Futebol Clube (Foto: Tiago Menezes)
Marconi Barretto: "Eu não estou aqui para fazer falcatrua".
 (Foto: Tiago Menezes)
Fundado em 2012 e presidido por Barretto, o Globo FC teve uma ascensão meteórica e, em menos de três anos, já foi vice-campeão potiguar em 2014 e atualmente disputa a Copa do Nordeste. Com o time profissional mostrando bons resultados, Marconi Barretto queria formar jogadores e foi com esse pensamento que firmou a parceria com o Força e Luz, clube que desde 1997 não disputava a elite do futebol potiguar e que tem Ranilson Cristino como presidente.
Ainda em 2014, o Globo FC vestiu a camisa do Força e Luz e garantiu o acesso à primeira divisão. Para o Campeonato Potiguar deste ano, emprestou boa parte dos jogadores que faziam parte da sua equipe sub-20, campeã estadual da categoria, para integrar o elenco profissional do Força e Luz. Além disso, toda a estrutura da Águia de Ceará-Mirim - como a academia de musculação, os campos de treinamento e até mesmo alguns membros da comissão técnica - são divididos entre os dois clubes. A ligação é tão grande que a folha salarial das equipes, algo em torno de R$ 200 mil para o Globo FC e R$ 20 mil para o Força e Luz, é bancada inteiramente por Marconi Barretto. E os sócios-torcedores do Globo FC podem assistir a partidas do Força e Luz sem custos no Estádio Barretão.
Treino Força e Luz  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi,)
Força e Luz utiliza a mesma estrutura do Globo FC para treinar.
 (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Graças à parceria, o duelo entre as equipes se tornou um tema polêmico no futebol potiguar. Por investir nos dois clubes, Marconi Barretto já foi diversas vezes questionado sobre uma possível manipulação de resultado a favor do Globo FC, que teria assim três pontos garantidos em cada turno. O empresário é taxativo e rechaça qualquer tipo de favorecimento no confronto entre os dois times:
- Eu não estou aqui para fazer falcatrua. Estou aqui para ganhar jogos e preparar jogadores. Caso vençam, os jogadores do Forca e Luz ganham prêmio. Então como eles vão abrir para o Globo FC se, assim com os atletas do Globo FC, também recebem prêmio pela vitória? - questionou Barretto.
Atualmente, o Globo FC se encontra na briga pelo título do primeiro turno. Ocupa a terceira posição na tabela, atrás apenas dos grandes ABC (11) e América (13). O Força e Luz, seu irmão caçula, ainda não conquistou um ponto sequer e ocupa a lanterna, um atrás do Corintians de Caaicó e três atrás do Palmeira. Os dois últimos colocados disputarão duas partidas para determinar o rebaixado. Marconi Barretto destaca a diferença técnica entre as equipes e cutuca os grandes da capital.
Estádio Barretão - TR (Foto: Fabiano de Oliveira)
Estádio Barretão é a casa do Globo FC, agora compartilhada com o Força e Luz.
 (Foto: Fabiano de Oliveira)
- O Força e Luz apanhou nas cinco primeiras partidas, uma inclusive por 5 a 1. Agora, só porque o Globo FC está na frente, ficam com essa dúvida, com esse clima, e isso é natural. Mas, e se Globo FC ganhar, vão dizer que é falcatrua? Então, isso é uma coisa que precisamos tratar de forma clara e objetiva: será que o Globo FC não tem condições de enfrentar ABC e América? Será que o Globo FC precisa de ajuda? O ano passado não foi um bom exemplo disso? - argumentou Barretto, lembrando o vice-campeonato potiguar.
O técnico do Força e Luz, Ivanildo Freitas, segue a linha de pensamento de Barretto e enfatiza que o empresário o deixa completamente à vontade para escalar a equipe. Segundo ele, essa é a melhor forma de acabar com os boatos envolvendo a partida.
Ivanildo Freitas - técnico do Força e Luz (Foto: Fabiano de Oliveira)
Ivanildo Freitas garante que Força e Luz jogará sério.
 (Foto: Fabiano de Oliveira)
Por Alexandre Filho – Globo Esporte/Natal. 

Nenhum comentário: