quarta-feira, 4 de junho de 2014

Verdadeira causa da morte de MARINHO CHAGAS pode ter sido a HEPATITE C!

QUARTA FEIRA, 04 DE JUNHO DE 2014.
O presidente da ABPH, Humberto Silva, afirma que Marinho Chagas morreu principalmente devido ao vírus da Hepatite C e não por outros motivos que foram divulgados.
Marinho era um portador de Hepatite C há muitos anos. E foi isso que o levou a óbito, após vários anos de infecção.  O vírus ataca o fígado da pessoa aos poucos, durante anos, décadas, levando o órgão ao desenvolver Cirrose, além de ocasionar problemas gravíssimos no aparelho digestivo, como a Hipertensão Portal e varizes no esôfago. Até que uma variz se rompe e há a hemorragia, geralmente muitas vezes fatal.

’’Eu liguei para o diretor do hospital de João Pessoa, onde Marinho foi socorrido, imediatamente após a sua morte, a fim de saber exatamente o que tinha acontecido clinicamente. Pois desconfiava que a notícia estivesse sendo deturpada.  O que constatei, pela descrição médica é que a verdadeira causadora da morte do ex-jogador foi a Hepatite C, que já tinha evoluído para a Cirrose, Hipertensão Portal e Varizes no Esôfago.

Nós sabemos que Marinho tinha problemas com o alcoolismo, continuou Humberto, mas, não se pode atribuir a morte ao álcool. Ele, certamente, agravou muito o desenvolvimento da doença. Mas, é importante que fique claro que quem realmente foi o grande responsável foi o vírus. É como se houvesse ali uma fogueira e ele tivesse jogado álcool sobre ela. A Hepatite C seria essa fogueira.

O hospital, no entanto, registrou a doença apenas como causa secundária da morte do ex-jogador.

A Hepatite C é uma doença silenciosa. No Brasil existem 3 milhões de portadores que carregam o vírus, mas apenas 5% deles sabem que estão contaminados. Isto por que não há sintomas, até que o fígado esteja muito comprometido e a pessoa esteja às vésperas de complicações seríssimas.

Ocorre que ninguém morre exatamente do vírus, mas sim, das consequências que ele causa. Assim, não se divulgam as mortes pela doença como sendo pela Hepatite, mas por conta de suas complicações.  E isso tem consequências desastrosas para a causa, que continua a matar milhões de pessoas no mundo, sem ter o alarde que mereceria.

Nos últimos anos a Hepatite C ultrapassou a Aids  em número do mortes e é considerada uma das piores epidemias da humanidade, pela Organização Mundial de Saúde.

DOENÇA MATA MUITOS JOGADORES DE FUTEBOL!

No Brasil o futebol é uma das maiores vítimas da doença. Milhares de jogadores foram contaminados no passado, devido, principalmente ao compartilhamento de seringas de vidro para a aplicação de uma substância energética chamada Glucoenergan. Essa droga era uma espécie de estimulante que os jogadores usavam antes das partidas, geralmente no vestiário. Não se tratava de dopping. Era permitido. Mas, acabou tendo consequências terríveis, pois, não se conhecia, na época nem o vírus e nem o risco que a prática teria.

“TIME INTEIRO MORREU PELA DOENÇA”.

Um caso que marcou a cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul foi o que houve com o time do Gaúcho F.C. Dos onze jogadores que compunham a formação titular, apenas 3 ainda estão vivos, todos os outros morreram do vírus, além de outros reservas.

TRATAMENTO

A Hepatite C é hoje considerada uma doença totalmente tratável e curável, com os novos medicamentos aprovados, no ano passado nos E.U.A. e na Europa. O Brasil, entretanto, ainda só administra os remédios antigos e não incorporou os novos em seu sistema de saúde.

A ABPH é a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite.
Fonte: Blog de WILMA WANDERLEY (Natal).

Nenhum comentário: