quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Jornalistas são proibidos de entrar no estádio para o jogo Alecrim e ABC; Em nota, Acern repudia 'desrespeito' de presidente do Alecrim!

QUINTA FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2014.
Por Globoesporte.com.br/rn
Jornalistas e radialistas foram proibidos de entrar no Estádio Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante, para trabalharem na partida entre Alecrim e ABC, válida pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Potiguar. O jogo estava marcado para às 20h30.
Imprensa foi barrada de entrar em estádio no RN pelo presidente do Alecrim (Foto: Marcos Lopes/Rádio Globo Natal)
Imprensa foi barrada de entrar em estádio no RN pelo presidente do Alecrim (Foto: Marcos Lopes/Rádio Globo Natal)

O presidente do Alecrim, o inglês Anthony Armstrong, chegou ao Ninho do Periquito por volta das 19h50 e conversou brevemente com os jornalistas e radialistas que estavam no local. Após o diálogo, os profissionais tiveram a entrada liberada pelo mandatário alviverde.

O GloboEsporte.com entrou em contato com o presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte, Walfran Valentim, que explicou a confusão na porta do estádio. Segundo Walfran, as Rádios 95 FM, 98 FM, CBN Natal, Satélite FM, ParnaRádio, além das equipes de televisão da Inter TV Cabugi, Ponta Negra, TV Tropical, foram proibidas de entrar no estádio.

- Estamos aguardando o presidente do Alecrim chegar ao estádio para seja resolvida a situação. O que nos foi passado pelo assesor de imprensa do clube, é que o dirigente quer conversar com cada jornalista que cobrirá a partida, por conta de uma crítica feita por algum cronista à administração do clube. Apenas a equipe da Rádio Globo Natal foi autorizada a entrar no estádio. Mas vamos tomar medidas para impedir esse tipo de atitude - disse Walfran Valentim.


Associação de Cronistas Esportivos do RN cita 'comportamento deselegante' de Anthony Armstrong, que proibiu acesso da imprensa antes do jogo Alecrim e ABC.


Em nota, Acern repudia 'desrespeito' de presidente do Alecrim F.C!

A Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte (Acern) emitiu uma nota de repúdio contra a atitude do presidente do Alecrim, o inglês Anthony Armstrong, que proibiu a entrada de jornalistas e radialistas no Estádio Ninho Periquito, em São Gonçalo do Amarante, antes da partida entre o time alviverde e o ABC, válida pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Potiguar. A entrada da imprensa só foi permitida por volta das 19h50, cerca de 30 minutos antes do início da partida, quando o mandatário do time chegou ao estádio.

Na nota, a instituição mostra solidariedade aos profissionais em 'relação ao comportamento deselegante' do presidente alviverde. O texto diz também ser 'inadmissível que nos dias de hoje, com o nível de profissionalismo que tanto se apregoa no futebol que o importante trabalho desempenhado pela imprensa esportiva, venha a depender da boa vontade de uma única pessoa'.

A nota da Acern diz ainda que episódios como o ocorrido no Ninho do Periquito não venham a se repetir na sequência do campeonato. A entidade também colocou a sua secretaria jurídica à disposição dos profissionais que tenham se sentidos prejudicados.

Confira a nota na íntegra:

"A diretoria da Acern – Associação de Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte –, vem por meio desta demonstrar toda a indignação e repúdio à forma desrespeitosa com que vários de seus associados foram tratados ontem no Estádio Ninho do Periquito, por ocasião do jogo entre Alecrim e ABC (15/01/14).
A Acern se solidariza com a classe em relação ao comportamento deselegante do presidente do Alecrim Futebol Clube, Sr. Anthony Armstrong, em dificultar o acesso desses profissionais às cabines e a orla de campo do jogo, bem como a forma arrogante com que ele tratou a todos, comportamento este que não condiz com história e nem tampouco o patrimônio que é o público.
É inadmissível que nos dias de hoje, com o nível de profissionalismo que tanto se apregoa no futebol que o importante trabalho desempenhado pela imprensa esportiva, venha a depender da boa vontade de uma única pessoa.
Que fique registrado o protesto aos colegas que tiveram suas atividades dificultadas pelo autoritarismo e pela falta de empatia do presidente do clube esmeraldino, para com os que estão ali no exercício de seus ofícios e em cumprimento aos compromissos com seus anunciantes e, principalmente com a sua maior riqueza, o público.
Nossa entidade está atenta a tais e futuras ações impensadas dessas pessoas. Esta forma de ação visa, tão somente, vaidades pessoais e interesses individuais, tentando jogar a classe contra tudo e todos. Porém, não vão conseguir êxito.
Denegrir a imagem desses profissionais de imprensa, é simplesmente, um verdadeiro absurdo, um tempo perdido. Nossos associados tem um único propósito: elevar o nome do nosso futebol, com suas informações, imparciais e transparentes.
O nosso campeonato terá sequência, e, esperamos que cenas como as que foram registradas no Ninho do Periquito, patrimônio do Alecrim Futebol Clube, não venham a se repetir. Lembramos; que a crítica faz parte da humanidade, estamos em plena democracia, e jamais, em hipótese alguma, vão calar os nossos cronistas.
Colocamos a secretaria jurídica da entidade a disposição de todos os colegas que se acharem prejudicados.
Encaminhamos essa “brutalidade” conta a imprensa esportiva a ABRACE (Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil), que por sua vez, enviará a AIPIs (Associação Sul-americana de Profissionais Esportivos).
Vamos continuar a desenvolver nossa missão com muito carinho, respeito, competência e transparência, como sempre tem ocorrido. Diretoria da Associação de Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte".

Do Escrete de Ouro: “A liberdade de expressão é apanágio da condição humana e socorre as demais liberdades ameaçadas, feridas ou banidas. É a rainha das liberdades, disse Rui Barbosa.” - ULYSSES GUIMARÃES.

Nenhum comentário: