domingo, 15 de dezembro de 2013

Inverno - Especialista prevê chuvas no sertão da Paraíba!

DOMINGO, 15 DE DEZEMBRO DE 2013.
A seca que atinge o semiárido nordestino deverá ter uma trégua a partir do próximo ano.

A previsão dos meteorologistas é de que o índice pluviométrico da região voltará à normalidade entre este mês e fevereiro, justamente na época do ano que marca o início do período chuvoso no Sertão da Paraíba.

As estimativas foram apresentadas, em Campina Grande, na abertura do 'I Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro'.

A previsão é relativa ao período que vai deste mês a fevereiro de 2014.

Os dados foram apresentados pelo meteorologista Antônio Divino Moura, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que proferiu a palestra de abertura do evento.

“Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, as previsões estão em torno do normal de chuva, dentro da climatologia da região. Já em 2012 e 2013 houve déficits de precipitação”, explicou.

De acordo com o especialista, por enquanto não há indícios de seca para os próximos meses, mas destacou que ainda não é possível apresentar dados confiáveis para todo o ano.

“A previsão mostra condições praticamente normais, mas para além de três meses ainda é muito incipiente”.

A previsão oficial das chuvas na Paraíba para os primeiros três meses de 2014 será apresentada no próximo dia 18, na sede a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), em Campina Grande.


Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário: