sábado, 5 de outubro de 2013

Maior competição estudantil do RN, 43ª edição dos Jerns larga no dia 11 deste mês!

SEXTA FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2013.
A fase final da 43ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte terá sua abertura oficial no próximo dia 11 de outubro, a partir das 9h, no ginásio do Campus da UFRN, em Natal. Em uma das maiores edições de sua história, cerca de 45 mil pessoas - entre atletas, técnicos, chefes de delegação e profissionais ligados às escolas - estiveram envolvidas com a competição em todas as etapas regionais.

Este ano, as seletivas locais dos Jerns ganharam maior destaque. Assim, a fase final irá receber apenas o que de melhor foi visto nas etapas regionais, com todas as finais sendo realizadas em Natal, com exceção do futsal, que acontece em Assú e Parnamirim, e do futebol de campo, que vai para Goianinha. De acordo com Jorian Fontes, chefe de desportos da Coordenadoria de Desportos da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Codesp), essa edição será o ponto de partida para as mudanças da foram idealizadas para melhorar a estrutura dos Jerns. Grande parte desse processo é a interiorização do evento.

- É uma preocupação da Secretaria de Educação. Muitas escolas deixam de participar por não poder vir para Natal. Interiorizando o evento nós temos maior participação do público, além de conseguir cobrir uma boa parte do estado. Esse ano, apenas o futsal e o futebol de campo irão para interior e terão apoio das Dired (Diretoria Regional de Educação) de Assú e Parnamirim para sua realização. No ano que vem, é provável que o vôlei, o handebol e basquete também tenham competições no interior do estado - disse o coordenador.

Boa parte dos atletas que estarão em Natal deve ficar na Pousada do Atleta, localizada no Caic do bairro de Lagoa Nova. O local também deve receber as competições de atletismo. No caso do interior, os atletas serão alojados em escolas próximas aos locais de competição.

- Em Natal, podemos contar com a Pousada do Atleta. É um espaço que já é tradicional na história da competição. No interior, já temos escolas que servirão como base para os atletas. Isso será importante, pois os atletas terão uma boa alimentação e uma boa infraestrutura, aliados à localização dessas bases em relação aos locais de competição - disse.

A fase final dos Jerns será realizada entre os dias 11 e 21 de outubro, com a disputa de 29 modalidades esportivas. Todos os eventos terão entrada gratuita.

Locais de competição e premiação
Com poucas praças esportivas públicas disponíveis em Natal, os Jogos irão acontecer, em sua maioria, nas instalações de escolas particulares da capital. De acordo com Jorian, os Jerns seriam inviáveis sem a ajuda das escolas privadas. O coordenador cita o futebol de campo como um exemplo de modalidade que não tem não onde ser disputada em Natal.

- Esse apoio (das escolas privadas) é primordial. Em Natal, temos apenas o Caic e o (ginásio) Nélio Dias. Sinceramente, não teríamos como realizar os jogos sem as escolas particulares. Não há onde competir. Os Jerns só existem porque as escolas particulares nos ajudam. No futebol, por exemplo, as competições serão em Goianinha, com final no Nazarenão - disse.

Assim como em 2012, a premiação dos campeões deverá ser realizada após as competições. Mais uma vez houve demora quanto à licitação para a compra das medalhas, e a entrega será feita em um evento no mês de novembro, com data ainda a ser definida.

Por Arthur Barbalho via Globo Esporte  
Foto Ana Patrícia/Inovafoto/COB

Nenhum comentário: