quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ex-atleta Vicente Lenilson, de Currais Novos, garimpa novos talentos em Natal!

QUINTA FEIRA, 05 SETEMBRO DE 2013.

Confira entrevista do atleta ao Globo Esporte

Mais de seis mil pessoas, entre atletas e técnicos, participam até o dia 14 dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal. Mas, entre os participantes, um deles tem algo a mais para celebrar. Natural da cidade de Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, o ex-velocista Vicente Lenílson, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, no revezamento 4x100m, está em Natal desde a última quinta-feira para participar da competição, mas já teve o tempo de curtir a família. Em visita à cidade natal, Lenílson pôde rever os pais e irmãos, mas conta que, nos próximos quatro dias, irá trabalhar em prol dos jovens atletas.
Vicente Lenilson em coletiva dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 (Foto: Jocaff Souza)Vicente Lenílson em coletiva dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 (Foto: Jocaff Souza)
O potiguar é embaixador dos Jogos, assim como outros oito atletas escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Vicente, além da carreira vitoriosa, carrega nesta competição uma grande responsabilidade: a de passar todo o conhecimento adquirido durante os vários anos de vivência no atletismo para a nova geração.
- Estou muito feliz em saber que o meu estado está crescendo dentro do esporte, incentivando a prática esportiva. Precisamos trazer as crianças para o esporte. Acho que o nosso papel de embaixador é mostrar o lado social desse evento. Podemos mostrar um futuro melhor para esses jovens e nada melhor do que começar no esporte - disse Vicente aoGLOBOESPORTE.COM.
Podemos mostrar um futuro melhor para esses jovens e nada melhor do que começar no esporte"
Vicente Lenílson, velocista
Vicente Lenílson agora exerce o papel de treinador de atletismo na cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo. Ele conta que o trabalho com jovens requer muita paciência, pois exige uma concentração muito grande para "lapidar" os novos talentos.
- O nosso trabalho aqui nos Jogos é de motivá-los, mostrar para esses jovens que eles podem fazer no esporte, independentemente de cor, raça, tamanho… A nossa ideia é diferenciar os talentos dos demais competidores, mas, sobretudo, incentivá-los a continuar treinando e estudando, para que eles sejam grandes campeões - explica.
Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, também lembrou que, em uma edição das Olimpíadas Escolares - antiga nomenclatura dos Jogos Escolares da Juventude -, em João Pessoa, "garimpou" quatro atletas para sua equipe de Bragança Paulista, e hoje colhe os bons resultados.
Esporte x Miltarismo
Vicente Lenilson em coletiva dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 (Foto: Augusto Gomes)Lenílson garimpa talentos nos Jogos Escolares da
Juventude Natal 2013 (Foto: Augusto Gomes)
Uma das características dos atletas de alto rendimento é a disciplina. Para Lenílson, integrante do Exército Brasileiro desde 2010, ano em que entrou na instituição militar como 3º sargento para participar dos 5º Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, explica que para ser um campeão no esporte é preciso ter muita dedicação.
- Os atletas de alto rendimento possuem uma disciplina parecida com os militares. É preciso ter muito foco, determinação, concentração e tem que querer o algo a mais. É o que eu tento passar para os jovens. Independentemente da idade, é preciso ter consciência que numa competição, os atletas precisam ter a responsabilidade de somente competir e nunca desistir. Aqui dentro existe a hora da competição, a hora da cultura e todos precisam estar conscientes do seu papel - comentou.
Jogos Escolares do RN
Lenílson também lembrou que foi revelado para o esporte já com 17 anos, durante os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, e enfatizou a importância do esporte na sua vida.
- Eu surgi para o atletismo nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. Construí minha vida graças ao esporte, de onde nunca pretendo sair. Espero que Natal possa se candidatar todos os anos para que o esporte do estado esteja sempre bem representado. Nosso objetivo aqui é mostrar para as crianças que o esporte pode mudar a vida delas - concluiu. 
Por Globoesporte.com/RN

Nenhum comentário: