domingo, 19 de maio de 2013

Campeonato Potiguar: Hora do Xeque-Mate!


DOMINGO, 19 DE MAIO DE 2013.
Depois de cinco encontros durante a competição, América de Natal e Potiguar de Mossoró fazem a final do Campeonato Estadual e apenas a vitória interessa para as duas equipes. Caso a partida termine sem vencedor, o certame vai ser decidido em cobrança de penalidades.

Pela sexta vez neste Campeonato Potiguar, América e Potiguar de Mossoró estarão frente à frente. Desta vez, hoje, às 17h, o confronto vale o título geral da competição. Nos outros cinco embates anteriores, duas vitórias para a equipe natalense, uma para os mossoroenses e dois empate. Em uma decisão, detalhes são fundamentais e os jogadores são posicionados pelos seus técnicos tal qual peças em um tabuleiro de xadrez. Esse posicionamento tem mais importância ainda pelo fato desse duelo ter se repetido tanto em tão pouco tempo. É aí que entra em campo a experiência dos treinadores Roberto Fernandes e Celso Teixeira. Hoje é dia dar um “Xeque-Mate” no adversário.
Agora eu sei como o Roberto Fernandes arma o América e passamos a ter  sucesso na marcação - Celso Teixeira, técnico do Potiguar
Agora eu sei como o Roberto Fernandes arma o América e passamos
a ter sucesso na marcação - Celso Teixeira, técnico do Potiguar.

O treinador Celso Teixeira não esconde que teve dificuldade para decifrar o esquema de jogo do América e por isso, perdeu o primeiro confronto que teve contra Roberto Fernandes. Segundo o comandante do Potiguar de Mossoró, o time natalense ainda pode ser apontado como favorito ao título, mas apenas pela qualidade do elenco que tem e algumas peças que funcionam com perfeição no planejamento tático da equipe. Mas Teixeira disse e já provou que o América pode ser parado. “Na primeira partida que nós fizemos, eu não sabia como o time deles jogava, peguei informações com algumas pessoas, porém nunca é a mesma coisa. Eu gosto de ver meu adversários atuando para poder tirar minha conclusões. O resultado foi que perdemos. Mas agora eu sei a forma como Roberto Fernandes arma o América e passamos a ter maior sucesso na marcação ao adversário”, afirmou Celso Teixeira.
O América soube fazer o jogo que lhe interessava e agora vamos buscar a vitória em Ceará-Mirim - Roberto Fernandes, técnico do América
O América soube fazer o jogo que lhe interessava e agora vamos buscar
a vitória em Ceará-Mirim - Roberto Fernandes, técnico do América. 

Segundo o treinador o América possuem cinco jogadores decisivos, que são os laterais Norberto e Renatinho, mais Cascata, Fabinho o seu atacante de referência, que tanto podem ser o Itamar ou Tiago Adan e mais o Índio Oliveira, que dá velocidade ao ataque. “São muitos jogadores e não podemos nem querer individualizar a marcação. Na decisão da Copa Cidade do Natal, em Mossoró, botei o Magno para colar no Cascata. Mas ai ele começou a puxar meu jogador para as extremidades do campo, para que Fabinho entrasse naquela brecha, assim como o Índio Oliveira no segundo tempo”, citou. Diante de um adversário tão entrosado quanto o América e que, por possuir total controle sobre o grupo, o treinador se dá ao luxo de modificar o esquema de jogo no momento em que desejar dentro de uma partida, a grande estratégia do Potiguar também vem sendo a variação no momento de tentar anular as investidas do adversário. “Essa marcação não pode ser fixa e tem de variar mesmo. Em certos momentos vamos colar em cima dos armadores deles, depois quando eles começarem a tentar abrir espaços para penetração de outro companheiro, essa marcação passa a ser por zona, na busca de evitar buracos em nosso sistema defensivo”, salienta Teixeira.
Quantos ao laterais, o primeiro combate caberá sempre aos dois homens de frente: Vaninho e Kattê, que são velozes e conseguem acompanhar as descidas tanto de Renatinho quanto de Norberto, sempre com a finalidade de impedir eles de chegarem à linha de fundo e realizar o cruzamento. “Tive a oportunidade de conversar com o Tite e esse é o sistema que ele usa no Corinthians. Seus atacantes acompanham os laterais adversários sempre fechando a passagem para linha de fundo. E quando os jogadores adversários cortam para o meio de campo, geralmente bate de frente com algum dos volantes ou com os zagueiros”, explica. Inclusive, é justamente na ala uma das grandes armas do América. A volta de Norberto e a parceria com Fabinho e Daniel no setor pode ser um dos elementos surpresas de Roberto Fernandes para esta final. “O América soube fazer o jogo que lhe interessava e agora vamos em busca da nossa vitória em Ceará Mirim, até porque agora é com a nossa torcida”, disse Fernandes. Com todas essas opções, Celso Teixeira reconhece que comparando os dois elencos o América possui mais qualidade, mas prometeu aos torcedores do Potiguar que seu time vai lutar até o fim na busca pela conquista do segundo título estadual do clube. “Eles podem esperar um time com vários guerreiros dentro de campo, que não irá se render enquanto o juiz não tiver apitado o final de partida. Essa é sempre uma característica das equipes que eu dirijo e o Potiguar vai guerrear muito para tentar inverter esse favoritismo do América que, em minha opinião, continua sendo o melhor time do estado”, ressaltou Celso Teixeira.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte (Natal).

Nenhum comentário: