domingo, 17 de fevereiro de 2013

Copa do Nordeste: ASA desbanca ABC de virada e avança às semifinais!


DOMINGO, 17 DE FEVEREIRO DE 2013.
A noite deste sábado (16) era de festa no Estádio Frasqueirão, porém quem levou mais convidados não teve motivos para comemorar. Pacientemente, o ASA viu o ABC abrir o placar ainda no primeiro tempo, com Júnior Xuxa, e só nos 16 minutos finais virou o jogo, calando os torcedores potiguares. Em partida válida pelas quartas de final da Copa do Nordeste, o time de Arapiraca venceu o de Natal por 2 a 1, com gols de Didira e Osmar aos 34 e 35, e avança às semifinais da competição para enfrentar o classificado do confronto entre Vitória e Ceará. O time baiano venceu a primeira fora por 2 a 0 e pode até perder por um gol neste domingo, no Barradão, que avança. O clima era de decisão para os dois lados. Mas além da necessidade de marcar, as duas equipes tinham medo de sair atrás no placar. O resultado de 0 a 0 na primeira partida fazia com que o vencedor se classificasse. Empate com gols favorecia o ASA, por jogar fora de casa, enquanto o mesmo placar do confronto anterior levaria a decisão para a disputa de pênaltis.
Em campo, também estava um tabu a ser mantido pelos visitantes, já que o ABC nunca venceu o ASA. E também não foi desta vez, para a alegria da dezenas de torcedores alagoanos que vibraram na casa do adversário, diante dos quase 10 mil abecedistas.
jogo entre ABC e ASA (Foto: Frankie Marcone / Ag. Estado)
ASA vira para cima do ABC e se classifica
(Foto: Frankie Marcone / Ag. Estado)
Medo de tomar gols!


A partida começou franca com as duas equipes cientes de que precisam fazer gols para garantir a classificação. As tentativas de ataque paravam nas defesas bem postadas das duas equipes, afinal, ambos sabiam que quem levasse gol se complicava na partida. Os defensores abecedistas vacilaram aos 12 minutos, após um lançamento despretensioso, que encontrou Léo Gamalho mano a mano com Flávio Boaventura. O goleiro Lopes teve que sair da área para tirar a bola da cabeça do atacante. Com a saída do lateral Renato, lesionado, para a entrada de Bileu, o ABC ganhou um reforço na marcação, mas perdeu em seu poderio de ataque. O jeito era optar por jogadas individuais. Numa delas, Jean Carioca foi derrubado na entrada da área. Aos 27 minutos, Junior Xuxa partiu para a cobrança e colocou a bola no canto esquerdo, sem chance para o goleiro Gilson: 1 a 0. O jogo ficou nervoso, o que resultou numa sequência de cartões amarelos - dois para o ASA e um para o ABC. Depois disso, a melhor chance de gol foi aos 41, com o meia Didira, que limpou a marcação e chutou colocado para uma bonita defesa de Lopes.
Vira-vira!
Os anfitriões começaram a segunda etapa partindo para cima primeiro com Jheimy, depois com Júnior Xuxa. Os visitantes até tentaram atacar, mas encontraram um ABC compacto em sua defesa. O artilheiro da competição, Rodrigo Silva, não estava numa noite inspirada e deu lugar ao estreante Júnior. O “Diabo Loiro” foi o alvo de praticamente todas as investidas abecedistas, mas sem sucesso.
O alvinegro alagoano cresceu na partida já aos 30 minutos e foi o suficiente. Aos 33, Didira, que era "dúvida" momentos antes da partida começar, avançou sozinho na entrada da área, chutou rasteiro para acertar o cantinho de Lopes e empatar o jogo. Dois minutos depois, no contra-ataque, Leo Gamalho fez grande jogada pela direita, foi à linha de fundo e tocou para Osmar empurrar para o fundo das redes e virar o placar, garantindo a classificação alagoana.
Ficha técnica:
Jogo: ABC 1x2 ASA/AL
Competição: Copa do Nordeste - Quartas de Final. Início: 09h30
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal.
Árbitro: Francisco Lima e Silva.
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios e Ivaney Alves de Lima, o trio de Sergipe.
Gols: Júnior Xuxa, aos 27’ 1°t (ABC); Didira, aos 33’ e Osmar, aos 35’, ambos no 2° tempo (ASA).
Cartões amarelos: Bileu (ABC); Gilson, Cal, Basílio, Marcus Vinicius e Tiago Garça (ASA).
Equipes:
ABC – Lopes; Renato (Bileu), Flávio Boaventura, Vinicíus e Alexandre; Edson, Hamilton, Júnior Xuxa e Jean Carioca (Walter Minhoca); Jheimy e Rodrigo Silva (Júnior). Técnico: Givanildo Oliveira.
ASA – Gilson; Osmar, Tiago Garça, Fabiano e Chiquinho (Rodrigo Dantas e depois Wanderson); Basílio, Cal, Marcus Vinicius e Didira (Jorginho); Léo Camalho e Talisson. Técnico:
Por Matheus Magalhães (Natal).

No outro jogo da rodada, o Sport também foi eliminado em Casa. Empatou em 2x2 com o Campinense em plena Ilha do Retiro, como o resultado de ida em Campina Grande/PB foi 0x0, o empate com gols deu a classificação a Raposa paraibana.
 PARCEIROS


Nenhum comentário: