popunder

domingo, 3 de junho de 2012

Saindo da depressão corporativa... Boletim do Conhecimento 265!

03-06-2012 DOMINGO
Luiz Sátiro,

Começo de um novo mês, novinho para que possamos fazer a diferença em nossa vida.
Nesta semana o assunto abordado no editorial é a suposta depressão que tanto tem o poder de nos incomodar dentro de nossa vida profissional.
Espero que goste...
Por fim, um convite.... no mês de agosto, estarei promovendo encontro voltado para o compartilhamento de práticas e iniciativas relacionadas com os desafios organizacionais e aspectos associados ao desenvolvimento de características de líder.
Caso tenha interesse em obter mais informações, favor entrar em contato através do e-mail: boletimdoconhecimento@jrsantiago.com.br
Um grande abraço

José Renato Santiago

boletimdoconhecimento.com.brBoletim do Conhecimento 265 - Junho de 2012

Editorial: Quando surge a depressão no dia a dia do mundo corporativo.

Tecnicamente falando, definitivamente, não é depressão.
No entanto, difícil encontrar um profissional que não tenho vivido momentos de aborrecimentos que o tenha levado a situações de, pretensa, depressão.
No meio do mundo corporativo é comum nos confrontarmos com ocasiões de baixa estima, falta de motivação e até mesmo de certa miopia no alcance de nossas metas....Leia Mais

  


Frases

 "Quem sabe calar é sempre o mais forte" Amado Nervo....Leia Mais

 

  


Parábola: Acima de tudo...

Você certamente já leu ou ouviu, algum dia, a notícia de roubo, incêndio, naufrágio ou explosão de algum bem móvel ou imóvel que pertencia a alguém, não é mesmo?
No entanto, ninguém jamais ouviu ou leu uma manchete com os dizeres: "foi roubada a coragem desta ou daquela pessoa", "foi extraviada grande porção de otimismo, quem a encontrar favor devolver no endereço citado"....Leia Mais

 

Serviços & Atividades Prestadas - Encontro sobre Liderança e Desafios Organizacionais

No mês de agosto, estarei promovendo encontro voltado para o compartilhamento de práticas e iniciativas relacionadas com os desafios organizacionais e aspectos associados ao desenvolvimento de características de líder. Caso esteja interessado em obter mais informações, favor entrar em contato através do e-mailboletimdoconhecimento@jrsantiago.com.br ....Leia Mais

 


 


Shampoo da Semana: A Terceira Revolução por Heródoto Barbeiro

A sociedade contemporânea está entrando na terceira fase da revolução industrial. Isto vai, mais uma vez, modificar a maneira pela qual a produção é concebida. No  final do século XVIII, com a mudança no modo de produção capitalista, a produção doméstica nas casas de campo da Inglaterra, foi sugada para as primeiras fábricas de tecidos. Mão de obra e maquinaria se juntaram em grandes galpões, a produção aumentou e as cidades incharam rápida e dolorosamente.....Leia Mais


Deixe que eu conto: Ah, a ADA por Roberto de Araújo Lima

Mais de uma vez, já escrevi alguma coisa sobre a ADA, a pensão, o pensionato, a instituição... o lugar onde os jovens de todo o Norte e Nordeste iam morar na década de ’50, quando buscavam aprovação nas diversas escolas superiores do Recife.
Mais de cem garotos ou não tão garotos, todos do sexo masculino - naquela época só haviam dois, com tudo de bom e de ruim que essa “restrição” possa ter....Leia Mais

 

Artigo: Formar cidadãos e o papel da escola por Francisco Cruz

 Cidadão! Eis uma palavra de apelo extraordinário. Da política à escola passando pelos sindicatos, lideranças comunitárias e por esse ser abstrato chamado de “sociedade civil organizada”, todos estão interessados nele. Evidentemente, com diferentes interesses.
Em todos esses segmentos o cidadão subiu a escadaria do marketing. Na escola, por exemplo, lá está ele impoluto nos “outdoors”: “Estamos formando cidadãos”...Leia Mais  

 

Túnel do Tempo: Metamorfose Ambulante por Raul Seixas

 Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
...Leia Mais  

 

Falando do Interior: A caixa-preta da República por Paulo Francis Jr.

As velhas novelas de ficção - de mentira! -, exibidas novamente pela TV no período da tarde. Aplica-se a isso o bordão de “vale a pena ver de novo”. Na vida real, na política, fatos esdrúxulos também se repetem conquanto não seja possível dizer se vale a pena ou não revê-los. A trama é ainda mais complicada que qualquer novela, qualquer filme de Hollyood. O “Esquema PC Farias” está de volta com novos atores e com alguns veteranos que nunca deixaram de atuar.... Leia Mais

 


 


E Agora, Doutor: Médico Azarado  por Walter Nogueira

O universo médico é palco para ocorrência de muita coisa insólita que, muitas vezes, surpreende o profissional de forma um tanto quanto fora da rotina, o que lhe pode gerar constrangimento. Mas, em si, não deixa de ser uma engrenagem que funciona com duas peças, tal como o casamento. Em sua composição, somente duas figuras se inter-relacionam: a do médico, preparada para o exercício profissional; a do paciente, no qual faltam, não raro, os elementos educativos para assumir a postura em que se deva adequar....Leia Mais

Vídeo: Ney Matogrosso cantando Metamorfose Ambulante

Semanalmente estaremos compartilhando alguns trechos de filmes e entrevistas que, de alguma forma, trazem boas mensagens ou resgatam importantes momentos. Nesta semana,  música de Raul Seixas cantada por Ney Matogrosso:  Metamorfose Ambulante...Leia Mais

Livro: Buscando o Equilíbrio - Heródoto Barbeiro & José Renato

Ao longo de nossa vida pessoal e profissional, compartilhamos muitas alegrias, tristezas e desafios. Muitas dessas experiências são positivas e ajudam a formar nosso caráter. Outras relações e acontecimentos nem sempre nos trazem boas recordações, mas igualmente nos auxiliam em nosso crescimento. Crescer é o mais importante. Seja qual for a situação em que estejamos, sempre é possível aprendermos algo. O aprendizado é o combustível para o nosso crescimento. Essa capacidade de aprender é o que diferencia um bom profissional de um líder, que pode estar presente em qualquer nível hierárquico.... Leia Mais

 

 

Cultura News - Site da Livraria Cultura: Com planejamento, tudo é possível por José Renato

 Uma das principais premissas que permeia o atendimento de qualquer meta traçada é a existência de recursos necessários para tal.
Quando se fala a respeito de recursos, considera-se não apenas os financeiros, mas também os físicos e até mesmo o temporal.
Pois bem, se isto é verdade, e particularmente creio fortemente nisso, é possível afirmar que alcançar um objetivo, seja ele qual for, está atrelado a algo que depende exclusivamente de cada um de nós....Leia Mais

 


 


Boletim Memória Futebol - O caso Oscar no Mundo Corporativo - Capítulo Final por José Renato

 Enfim após meses de frequentes mandatos e quase intermináveis idas e vindas, São Paulo e Internacional chegaram a um acordo com relação jogador Oscar.
Segundo o que foi anunciado, a equipe gaúcha pagará R$ 15 milhões ao Tricolor e passará a ter os direitos federativos do jovem jogador.
Após tantos fatos que envolveram estas 3 partes, Internacional, São Paulo e Oscar, caso o cenário fosse o mundo corporativo, caberia considerar as seguintes deliberações para cada uma delas.
Para o Internacional.....Leia Mais

Cobra Jiboia é encontrada em cerâmica na cidade de Parelhas/RN!

03-06-2012 DOMINGO

Na Foto: Soldado Francisley com a cobra Jiboia.
Por volta das 15h30min, uma guarnição da polícia ambiental da cidade de parelhas, composta pelos PMs ambientais Sargento Santos e Soldado Francisley, foram solicitados para realizar a captura de uma cobra Jiboia, a qual se encontrava em uma indústria cerâmica, localizada na zona rural do município de Parelhas/RN, conhecido por Sítio Maracujá, na ocasião a Jiboia foi capturada e em seguida devolvida a seu habitat natural, a mesma mediu mais de dois metros de comprimento. 
A Jiboia é uma serpente não venenosa, mas que impressiona pelo seu tamanho: atinge comumente de 3 a 4 m de comprimento, podendo chegar a medir até 5 m. Existente no Brasil, ela é a segunda maior cobra (a maior é a sucuri). 
O seu habitat são as copas das árvores das florestas da América do Sul e da América Central. No Brasil, encontra-se em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica. 
A polícia ambiental agradece ao Sr. Carlinhos proprietário da Cerâmica, que fez a solicitação da policia e não permitiu que nada de mal ocorresse com o animal.
Fonte: Ambiental Seridó.

sábado, 2 de junho de 2012

Potyguar faz amistoso neste sábado em Carnaúba dos Dantas; Rádio Ouro Branco transmitirá em conexão com a Rural de Parelhas!


02/06/2012 - SÁBADO
Com mais de dois dias de folga, o elenco do Potyguar/CN, voltou aos treinos na noite desta sexta-feira (01/06) no CJB, onde aconteceu o coletivo de apronto para o jogo deste  sábado (02-06), contra a equipe do Arsenal de Carnaúbas dos Dantas.
Este amistoso será realizado no Estádio Municipal José Henrique Dantas, em Carnaúba dos Dantas a partir das 15h30. Preço do ingresso custa apenas R$ 2,00.

O massagista Daniel, conhecido por Bem Te Vi, já se encontra em nossa cidade.  Já o técnico Pedrinho Albuquerque, estará assistindo e avaliando os atletas no jogo deste sábado, que poderá ter novidades por parte do elenco.

Já estar marcado definitivamente a data do anúncio da relação dos jogadores que formarão o elenco para disputa da Segunda Divisão, data oficial é dia 06 deste mês.
A apresentação da comissão técnica e dos jogadores acontecerá no próximo dia 08 às 17 horas no Estádio Coronel José Bezerra.
Fonte: Josivan Varela.


Futsal: Copa PETI de Currais Novos!


02/06/2012 - SÁBADO 
Resultados deste sábado 02/06, no Geraldão:
 
Categoria Pré-Mirim
07h30min. - UNICA/MASTER  X  LOGOS
08h00min. - NOSSA SENHORA  1X1  Fut. DA CRIANÇA
08h30min  - CIVE  0X3  T. CAMPELO

Categoria  Mirim
09h00min. - IVP  4X 17  T. CAMPELO
09h30min. - M. FENÔMENOS  2X 11  LOGOS
10h10min. - PETI  9X7  CAMILO TOSCANO
10H50min. - JESUS MENINO 3X3  NOSSA SENHORA 

Categoria Infantil
11h40min. - LOGOS  X  ESTER  GALVÃO
12h20min. - T. CAMPELO  X  F. DA CRIANÇA
13h30min. - CAMILO TOSCANO  X  JESUS MENINO
Fonte: Terra da Xelita


sexta-feira, 1 de junho de 2012

América F.C - Manter os 100%!

1°-06-2012 SEXTA FEIRA


Roberto Fernandes vai contar com equipe completa.
Uma das três equipes que ainda estão 100% na competição, o América entra em campo hoje, às 16h20, no estádio Dario Leite, para enfrentar o Guaratinguetá/SP, time para o qual nunca perdeu. Para conquistar a vitória em seu primeiro compromisso fora de casa, o treinador Roberto Fernandes vai manter a mesma equipe que venceu o Avaí/SC. Na história entre os times foram dois confrontos, ambos em 2010 também pela Segunda Divisão nacional. O primeiro terminou empatado em 1 a 1. Mas no segundo compromisso o alvirrubro goleou por 5 a 2. Com o retrospecto positivo diante do adversário e ainda sem perder na Série B 2012, o clube potiguar vai cheio de moral para o jogo, mesmo atuando fora de casa. Para isso a intenção é manter o mesmo time que vem com uma série de bons resultados. Nos últimos oito jogos, contando as partidas do Estadual, os americanos venceram sete e empataram uma. Na equipe titular nada muda. As maiores novidades estarão no banco de reservas. O meio campista Raphael Augusto, que entrou no segundo tempo contra o Avaí/SC e deu o passe para Pingo marcar o gol que garantiu os três pontos para os rubros, foi liberado após o falecimento de sua avó. Quem entrou na relação foi o atacante Daivison. Já Michel Schmoller foi regularizado junto a Confederação Brasileira de Futebol e pela primeira vez foi relacionado. Enquanto o América luta para se manter entre os líderes, a situação do Guaratinguetá/SP é oposta. A equipe vem de uma derrota por 3 a 1 para o CRB/AL e tem apenas três pontos conquistados em três partidas realizadas. Ainda assim os titulares devem ser os mesmos que perderam para os alagoanos. Fonte: DN Online

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ronaldinho entra na Justiça, pede R$ 40 milhões e não é mais jogador do Flamengo!

31-05-2012 QUINTA FEIRA
Ronaldinho Gaúcho pede multa rescisória com o Flamengo de R$ 40 milhões
O relacionamento entre Flamengo e Ronaldinho Gaúcho está na Justiça do Trabalho. No fim desta manhã, o craque ingressou com ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do Rio de Janeiro, em que cobra R$ 40.177.140,00 pela quebra de contrato por parte do clube. R10 está com salários atrasados. A advogada nomeada pelo jogador é Gislaine Nunes.
- O Ronaldinho está liberado de treinar, jogar no Flamengo. O juiz já concedeu a liminar - confirmou Gislaine Nunes, que acha difícil o Flamengo conseguir barrar a liminar. – Há recurso nesse caso, mas espero que as chances de anulação dessa liminar sejam bem pequenas. Acho difícil.
Notificado, o Flamengo tomou conhecimento da ação e afirmou que vai recorrer da liminar. O vice jurídico Rafael De Piro confirmou que nesta quinta-feira o clube vai tentar mudar a decisão, por entender que os direitos de imagem atrasados não são de natureza trabalhista, e sim cível.
- Vamos entrar ainda hoje com um pedido para que a ação seja reconsiderada. Caso não seja aceita recorreremos ao Tribunal - afirmou o procurador do clube.
Ronaldinho passou os últimos dias em Porto Alegre, acompanhando a mãe, dona Miguelina, submetida à cirurgia para retirada de um tumor. Esperado para viajar à Teresina, o camisa 10 nem sequer deu notícias ao diretor de futebol Zinho, na última quarta-feira.
Ronaldinho e patrícia falaram-se por telefone pela última vez na segunda-feira à noite. O jogador, portanto, ignorava a ordem de Zinho para que nenhum jogador telefonasse para a presidente antes de esgotar as possibilidades de ter um problema por ele resolvido.
No Piauí, o vice de futebol, Paulo Cesar Coutinho, foi flagrado nesta quarta-feira à noite em vídeo anunciando o afastamento do jogador a um grupo de torcedores. Em seguida, Zinho informou que a decisão ainda seria tomada em reunião nesta sexta-feira com a presidente Patrícia Amorim.
O drama com a mãe, porém, não apagou o descaso em relação à viagem do time para o Piauí. Ronaldinho não atendeu às ligações de Zinho, chegou ao Rio horas depois de a delegação ter embarcado e deixou sem resposta quem o esperava no hotel em Teresina. Nesta manhã, o camisa 10 não se apresentou para treinar no Ninho do Urubu com os demais jogadores que não viajaram.

Uma relação conturbada!
A relação entre Ronaldinho e o Flamengo se tornou conturbada desde o fim do ano passado, quando a Traffic rompeu com a parceria para custear boa parte dos salários do astro. Depois do rompimento, motivado por um conflito de interesses, a empresa se negou a pagar os vencimentos em atraso, e o caso ficou de ir para a Justiça.
O Flamengo alega dever apenas R$ 2,2 milhões a Ronaldinho, mas Assis, irmão e empresário do jogador, diz que o valor chega aos R$ 5 milhões. Assis chegou a notificar o clube nos últimos meses para que o pagamento fosse realizado, mas agia com paciência na agitada relação, que passou por uma queda de rendimento de Ronaldinho em 2012.

A eliminação na Libertadores e no Estadual provocaram um desgaste ainda maior da relação, já que com as más exibições Ronaldinho passou a ser muito cobrado pela torcida e internamente. No entanto, a dívida milionária inibia uma cobrança oficial por parte da diretoria, que perdeu a paciência com o jogador e seu irmão de forma definitiva depois que Assis pegou uniformes do Flamengo sem pagar na loja da sede do clube.
Ao longo de sua passagem, o craque acumulou casos de indisciplina: na pré-temporada deste ano foi flagrado com uma mulher na concentração em Londrina, e chegou a ser apenas advertido. Virou rotina o comportamento ruim e a falta de comprometimento nos treinos, sobretudo pela manhã, quando Ronaldinho cansou de chegar sem condições para se exercitar e se atrasou em várias oportunidades. Fonte: Jornal Extra - Rio de Janeiro.

Ingressos para sorteio - ABC x São Caetano!

31-05-2012 QUINTA FEIRA

Para o jogo ABC x São Caetano/SP, dia 02/06, às 16h20, no Frasqueirão, pela Série B, os pedidos dos ingressos poderão ser feitos até às 19h da quinta-feira (31/05), através do e-mail comunicacao@abcfc.com.br.

Assim que os ingressos estiverem disponíveis, os encarregados poderão fazer a retirada na secretaria do clube, na sede social, com Ana Cristina.
Lembrando que os ingressos deverão ser retirados e a entrega aos sorteados deverá ser realizada em outro local.

O objetivo é sempre agilizar e organizar, de forma que facilite o trabalho da Imprensa e do ABC.
Rafael Morais

Assessoria de Imprensa ABCFC
(84) 8840-3076

Novo goleiro do ABC se apresenta e treina com o grupo!

31-05-2012 QUINTA FEIRA

 (Divulgação/ABCFC)

A diretoria alvinegra confirmou mais uma contratação para o elenco abecedista. Com as saídas de Welligton e João Vítor, após a disputa do Campeonato Estadual, o Departamento de Futebol buscou a contratação de mais um goleiro e acertou a chegada de Rafael(Foto), que estava no Rio Preto/SP.O novo goleiro abecedista, que fechou contrato até o final da temporada, já se apresentou à comissão técnica e iniciou os trabalhos com o treinador de goleiros, Wlamir Machado, e com o grupo.
Conheça um pouco mais do novo reforço:
Rafael Roballo Maciel – Rafael
Posição: Goleiro
Nascimento: 11/02/1990 (22 anos)
Naturalidade: Curitiba (PR)
Altura: 1m91 Peso: 92 kg
Clubes: Atlético/PR (2008), Joinville/SC (2009), Rio Preto/SP (2010), Mirassol/SP (2011) e Rio Preto/SP (2012).
Fonte: Site do ABC F. C.

No Baraúnas, acerto com volante Richardson fica complicado

31-05-2012 QUINTA FEIRA
Foto: Cézar Alves
Baraúnas espera resposta por volante Richardson

O regresso do volante Richardson ao Baraúnas está cada vez mais complicado. O atleta já foi liberado pela direção do América de Natal, clube que possui os direitos econômicos do jogador, para acertar com o Tricolor do Oeste. Entretanto, o volante quer receber a mesma quantia de quando atuava no estadual - R$ 5 mil mensais -. No caso, R$ 3 mil eram pagos pela direção do Baraúnas, e R$ 2 mil pelo América. O América de Natal não demonstrou até o momento interesse de arcar com parte do salário do jogador para que ele dispute a Série D do Campeonato Brasileiro pelo Baraúnas, o que emperra a negociação. O presidente do time tricolor, Eudes Fernandes, explicou que o jogador ficou de conversar diretamente com o dirigente do clube natalense, Alex Padang, ainda na noite de hoje, visando que a negociação avance positivamente. Mesmo assim, Eudes não demonstrou confiança na vinda do atleta para a disputa da Série D. "Só podemos pagar R$ 3 mil para o Richardson. O restante tem que ser pelo América. Ele ficou de dar uma resposta até amanhã. Estamos esperando. Mas não acredito que o América arque com parte das despesas. Se ele quiser vim, tem que ser por esse valor que oferecemos", disse o Presidente do Baraúnas.
Reforço?
O meia-esquerda Kadsom George, de 19 anos, chegou na tarde de hoje na Toca do Leão, onde realizou seu primeiro treinamento com o grupo do Baraúnas. O atleta, que chegou para realizar teste, já trabalhou com o técnico Wassil Mendes no ABC e terá pouco tempo para demonstrar que tem valor para ficar no grupo que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro.  A estreia do Baraúnas na competição deverá acontecer no dia 17 de junho, contra o Horizonte, no Ceará. Neste sábado os comandados de Wassil Mendes encaram a Seleção de Aracati, no Estádio Nogueirão, às 17h, no segundo amistoso antes do início da competição. A direção do Baraúnas ainda corre atrás para fechar com possíveis patrocinadores para ajudar o clube com as despesas da quarta divisão.
Fonte: Ramon Nobre/Da Redação/JF – Via Tatutom Sports. 

Mudanças no Rádio Esportivo de Natal!

31-05-2012 QUINTA FEIRA
Getúlio Medeiros, Plantão. Foto: Rogério Torquato
Exmar Tavares, Comentarista. Foto: Blog do J. Gomes
Jáckson Capixaba (de branco) e Garrincha (Repórter da Rádio Ouro Branco Currais Novos).
Wilson da Conceição, Arbitragem. Foto: Blog do Gian




Assim como a Rádio Globo/Rio de Janeiro, a Rádio Globo/Natal perde o seu principal narrador. Marcos Lopes está deixando a emissora do Bairro Ribeira. O anúncio foi feito por ele mesmo, ontem, no Twitter.
Na emissora dos Alves desde 1997, ele parte para outro projeto, mas no ramo de Rádio. Vai continuar transmitido futebol. Qual a emissora que vai atuar, não tenho autorização para informar.
Posso assegurar que Marcos Lopes, é o maior narrador dos últimos 20 anos do Rádio Esportivo de Natal. Dos que vieram de outros estados. Ele é gaúcho. Outro que deixa a emissora global é o repórter Chico Inácio.
Com isso, as demais rádios de Natal também poderão sofrer mudanças. Apenas duas rádios AM transmitem futebol em Natal. A Globo e a CBN. E as FMs, 98 (Rádio Nordeste) e 87 (Rádio Satélite).
Espero que com essas mudanças lembrem-se de nomes como o de Getúlio Medeiros, Plantão Esportivo de primeira. De Exmar Tavares, grande comentarista. De Wilson da Conceição, comentarista de arbitragem dos bons. De Jackson Capixaba, repórter vibrante, em fim...
Como todos sabem, eu não me ofereço pra nada, nem pra ninguém. Mas, estou à disposição. Seja para produtor, operador, plantão, o que for.
A todos, aos que mudam e aos que vão ter mais uma chance, desejo sucesso.
Vamos aguardar. Fonte: Blog do Trindade (Natal). 

Brasil confirma força de base olímpica e faz 4 a 1 nos EUA!

31-05-2012 QUINTA FEIRA

A base olímpica montada por Mano Menezes para defender o Brasil continua com um desempenho sólido e animador na série de quatro amistosos. Na noite desta quarta-feira (30), a Seleção dominou com sobras o time principal dos Estados Unidos e obteve uma convincente goleada por 4 a 1, depois de ter marcado 3 a 1 na Dinamarca no final de semana passado.
Desta vez, os gols brasileiros foram marcados por Neymar, de pênalti, Thiago Silva, Marcelo e Alexandre Pato. Gomes descontou para os donos da casa. Ao Brasil, valeu principalmente a boa produção de jogadores que ainda buscam a afirmação, como o goleiro Rafael e o atacante Alexandre Pato.
Com o resultado, Mano Menezes chega a dez partidas de invencibilidade na Seleção Brasileira, com nove vitórias (sendo oito seguidas) e um empate. Já os Estados Unidos perdem uma invencibilidade de quatro jogos.
Na série de quatro amistosos, a Seleção Brasileira volta a jogar no domingo diante do México, em Dallas. No mesmo dia, os Estados Unidos enfrentam o Canadá, na cidade de Toronto, no último compromisso de preparação antes do jogo contra Antígua e Barbuda, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Fonte: Gazeta Esportiva.net

Corinthians, quanto mais eu te “amar”, mais eu irei te “odiar”.

30-05-2012 QUARTA FEIRA
Luiz,

A confirmação do clássico paulista, Santos x Corinthians, para decidir um dos finalistas da Taça Libertadores de 2012 realmente motiva muito os torcedores das equipes alvinegras, e certamente, dos demais, que, em sua maioria, acabará ficando ao lado dos santistas.
Não importa se com esta vitória o Santos passará a ter chances reais de se tornar o maior campeão brasileiro desta competição, mas sim que o Corinthians não consiga chegar a esta conquista. Talvez seja isto que os corintianos não entendam, a prioridade não é o título e sim o "não título" deles.
Nesta semana, compartilho contigo um artigo, que escrevi alguns anos atrás, sobre algumas razões da existência desta aversão absoluta a equipe corintiana, isto escrito por um torcedor tricolor.
Espero que goste.
Um grande abraço
José Renato Santiago
 
Corinthians, quanto mais eu te "amar", mais eu irei te "odiar".


Não sou de uma família paulistana, meu pai veio do nordeste para estudar em São Paulo, ainda durante a década de 1950, no mesmo período em que meu tio foi contratado a jogar por uma equipe local.

Naquele tempo, o futebol era muito diferente, e embora, não ganhasse muito, meu tio chegou a ganhar boa notoriedade na equipe e fez um bom pé de meia. Por conta deste vínculo com esta equipe, boa parte da minha família passou a torcer por ela.

Nasci e morei em São Paulo até os 9 anos, e naquela época havia um grande tabu do meu time frente o Corinthians.

Esta rivalidade e este período sem vitórias foi tão marcante para mim, que passei a criar uma total aversão a equipe alvinegra. Era dura suportar as gozações da maioria, e esta maioria era corintiana.
Nos meus maiores sonhos, marcava um gol sobre o gigantesco goleiro corintiano daquele tempo, Jairo. Aliás, esta era a única maneira de vencê-los, eu precisava marcar o gol rs.

Enfim em 1980, o tabu caiu, e logo em seguida, acabei indo assistir o clássico frente os alvinegros e pude testemunhar uma goleada por 4 a 0. Foi marcante. Talvez mais importante que o título paulista daquele ano.

Sempre torci muito contra os rivais de minha equipe, mas confesso que quando o assunto é Corinthians, as dimensões são outras.

Muito embora minha equipe tenha conquistado vários títulos, inclusive, internacionais, sempre invejei os esmeraldinos, por terem eliminado os corintianos, por duas vezes, consecutivas, do maior sonho deles, a Taça Libertadores.

Também invejo, os alvinegros praianos, por possuírem uma das maiores filas frente aos rivais da capital, durante a época de Pelé.

Pois bem, nota-se claramente que sou são paulino, torço pela equipe que tem uma das mais invejáveis coleções de títulos. Certamente jamais trocarei o meu time por nada. Aliás, tenho muito orgulho de ter estado presente, em estádio, das maiores conquistas da minha equipe, principalmente em 1992 e 1993.

Mas alguns fatos, ultrapassem tudo isso.
Em 2000, nasceu meu primeiro sobrinho, o primeiro neto da minha mãe, e rapidamente busquei trazê-lo para o “lado do bem”. Até entrar em campo com Rogério Ceni, ele entrou, e muito embora, pelo menos até os 6 anos, ele só tivesse frequentado jogos do tricolor, em 2006, por ter o pai corintiano, acabou se comovendo com a tristeza dele pela péssima campanha no Brasileiro. No dia do rebaixamento do Corinthians, a primeira coisa que ele fez foi vestir uma camisa da equipe e ficar com ela por quase 3 dias, consecutivamente. Foi exatamente no sofrimento, que o sentimento alvinegro dele veio mais a tona.

Em 2010, ano do centenário, fui procurado por um grupo de torcedores corintianos que queriam organizar um evento em homenagem ao Corinthians, bancado unicamente por eles, que investiram recursos do próprio bolso, incluindo transporte, alimentação, divulgação e até mesmo uma geladeira para as bebidas que seriam servidas. O evento foi um sucesso e contou com corintianos ilustres tais como Sócrates, Zé Maria, Heródoto Barbeiro e toda a massa alvinegra.

Com certeza, muitos torcedores de outras equipes, talvez, também façam o mesmo, no entanto, durante aquele ano apenas os corintianos se mobilizaram para isso. E olha que conseguimos levar até mesmo o presidente palmeirense, naquela época, Luís Gonzaga Belluzo, gente boníssima, mas, muito embora tenhamos lotado o espaço, a repercussão foi muito menor. Os tricolores, como eu, nada...o que não quer dizer que não houvesse interesse, mas a mobilização não ocorreu.

Pois bem, amigos corintianos, é justamente por achar a sua equipe tão importante que tanto torcemos, e sempre torceremos, contra.
Quanto o assunto é Corinthians, vocês, torcedores alvinegros, já são maioria, e o que nos resta, seus rivais, é nos unir, contra, nada mais justo.

Mas isto não  importa, pois ainda sim, sua equipe é muito maior que tudo isso.
Muito maior que todo o “ódio” de torcedores de outros rivais.
Realmente pouca importa para vocês.
Sendo assim, nesta semifinal de Libertadores: Dá lhe Santos!!! (pelo menos até a final rs)
Por José Renato Santiago - São Paulo/SP.