segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Xabi Alonso deixa o Real Madrid após derrota para o Barcelona

Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026.

Decisão foi tomada em comum acordo, diz nota oficial do clube; Arbeloa assume, que estava no Real Madrid Castilla, assume a equipe

Xabi Alonso não é mais técnico do Real Madrid - Foto: Pedro Castillo/Real Madrid

O Real Madrid anunciou nesta segunda-feira, 12, que Xabi Alonso não é mais o treinador do clube. De acordo com nota oficial, a decisão, que vem após a perda do título da Supercopa da Espanha para o Barcelona, foi tomada em comum acordo.

O ex-lateral Álvaro Arbeloa, que comandava o Real Madrid Castilla – time B da equipe espanhola -, foi o escolhido para assumir o cargo de treinador.

“Xabi Alonso sempre terá o afeto e a admiração de todo o madridismo porque é uma lenda do Real Madrid e sempre representou os valores do nosso clube. O Real Madrid sempre será sua casa”, diz o comunicado. “Nosso clube agradece a Xabi Alonso e a toda sua equipe técnica pelo trabalho e dedicação durante todo esse tempo, e deseja a eles muita sorte nesta nova fase de suas vidas”.

A insatisfação com o trabalho realizado vinha sendo acumulada pela torcida há algum tempo. Internamente, ele também não era unanimidade. Vinícius Júnior, uma das grandes estrelas do clube, chegou a xingar Xabi ao ser substituído em clássico com o Barcelona no ano passado.

Decisões tomadas pelo técnico e a forma como o time vinha jogando eram motivos de constantes críticas. Parte da torcida, por exemplo, questionava a falta de oportunidades ao brasileiro Endrick, que acabou emprestado ao Lyon.

RETROSPECTO E FUTURO

Em sua curta passagem pelo Real Madrid, iniciada após grande trabalho no Bayer Leverkusen, Xabi Alonso teve 24 vitórias, seis derrotas e quatro empates em 34 partidas. Foram 72 gols marcados e 38 sofridos.

Substituto de Xabi, Álvaro Arbeloa treina o Castilla desde junho de 2025 e passou toda a sua carreira como treinador na base do Real Madrid desde 2020. Antes, nos tempos de lateral-direito, defendeu o Real Madrid de 2009 a 2016, período durante o qual conquistou oito títulos. Também vestiu a camisa da seleção da Espanha, inclusive na campanha da conquista da Copa do Mundo de 2010. Fonte: Agência Estado.

Nenhum comentário: