domingo, 30 de setembro de 2018

Árbitros da federação de basquete ameaçam não participar dos Jogos Escolares do RN!


Domingo, 30 de setembro de 2018.
Em novembro, Natal vai sediar os Jogos Escolares da Juventude — Foto: Wander Roberto/Exemplus/COB
O Departamento de Arbitragem da Federação Norte-rio-grandense de Basquete divulgou uma nota ameaçando que os árbitros de quadra e de mesa não vão participar da 48ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, em outubro. No comunicado, os federados reivindicam os valores baixos no pagamento, em relação à tabela da FNB (cerca de 40% a menos); além da demora no cumprimento dos prazos; número elevado de jogos por dia; e a falta de remuneração para a coordenação de arbitragem da modalidade. Em contrapartida, a Coordenadoria de Desportos da Secretaria de Estado de Educação, que realiza os Jerns, garante que a situação não afeta em nada a modalidade.
Assinada pelo diretor de arbitragem Mário Henrique Felipe, os oficiais dizem estar abertos à negociação. Segundo Mário, a Codesp não retornou o contato, sem confirmar ou negar as propostas.
- A gente entregou a proposta para a Codesp e eles não se pronunciaram. Eu acho que o valor que eles vão passar para esse ano é igual ao do ano passado. A gente fez uma reunião com os árbitros bem antes e todos concordaram que, se não melhorasse a situação, eles não teriam interesse em apitar, porque esse último (Jerns) agora a gente recebeu com quase um ano (de atraso). Todo mundo tem conta para pagar a cada 30 dias. Então, assim não é justo. A gente recebe uma taxa muito baixa para ficar sem saber quando receber. Eu acho que isso é injusto para os árbitros. Eu mandei minha proposta e até agora não recebi nem um sim e nem um não deles - relatou o diretor.
Insatisfeito com a situação criada, Neto Coutinho, coordenador da Codesp, revelou que não vai negociar com os árbitros federados. Segundo ele, a Codesp não tem a obrigação e nem vínculo com nenhuma federação, tendo apenas a obrigação de contar com árbitros qualificados e legalizados nas modalidades, independentemente se fazem parte de associação, liga ou federação. GE/RN


Nenhum comentário: