domingo, 13 de novembro de 2016

Márcio Mossoró curte boa fase na Turquia, mas ainda teme atentados!

Domingo, 13 de novembro de 2016.
Líder do Campeonato Turco pelo Istanbul Basaksehir FK, Márcio Mossoró jamais abandonou a cidade em que nasceu. O jogador de 33 anos construiu a carreira longe do Rio Grande do Norte, mas se tornou conhecido como "Mossoró". Depois de passar por Paulista, Internacional, Marítimo e Braga, de Portugal, teve uma rápida passagem na Arábia Saudita antes de chegar à Turquia, em 2014.
Márcio Mossoró - meia-atacante - Istambul Basaksehir (Foto: Divulgação)
Márcio Mossoró. Foto: Istanbul Basaksehir FK, da Turquia
O bom momento no Basaksehir empolga o jogador potiguar, que já marcou quatro vezes na liga. Após 10 rodadas, a equipe lidera a competição, desbancando rivais como Besiktas, Galatasaray, Bursaspor e Fenerbahce. Mesmo após dois anos, o idioma ainda não deixou de ser problema para Márcio. No entanto, a presença da família contribui para a permanência do jogador no país. Ele também aponta as diferenças existentes dentro de campo entre o Brasil e a Turquia.

- Agora, estamos treinando de manhã por causa do frio europeu. A rotina de treino aqui é bem puxada, muito mais que no Brasil. Eu acho que o que dificulta mais (a permanência na Turquia), não só para mim, mas também para a minha família, é a comunicação. Eu falo um pouco de inglês e aí dá para se virar. Estou muito feliz aqui e pretendo continuar aqui. Se minha família estiver aqui comigo, eu fico 'numa boa' - afirmou.

A situação delicada da Turquia com os conflitos políticos e sociais acaba por gerar medo no meio-campista. Este ano, uma série de atentados terroristas aconteceu no país - inclusive em Istambul, onde o jogador mora. Em junho, a cidade foi alvo de um atentado no Aeroporto Kemal Atatürk, que resultou em 42 mortos e 200 feridos. Um mês depois, uma tentativa de golpe de Estado acabou com 265 mortos e 1.440 feridos, entre apoiadores e opositores do governo.

- Eu pensei em sair da Turquia. Fiquei assustado. Não é fácil para mim. Imagina se você está no estádio de futebol e explode uma bomba? Se aconteceu no aeroporto, que para mim é um dos lugares mais seguros, por que não poderia ser no estádio de futebol? E isso já aconteceu lá na França - completou o jogador.

Em Mossoró, a família de Márcio se preocupa com este risco, mas torce para que o jogador continue no país enquanto estiver feliz.

- Tudo bem ele ficar lá agora, não tem problema. Só se a situação (da Turquia) piorar. Mas ele está bem, não reclama de nada - afirma Geraldo Vieira, pai do jogador.

Um desejo
Apesar de afirmar que está feliz na Turquia, Márcio Mossoró não esconde a vontade de regressar para Portugal. No país, o jogador passou cinco anos (um de empréstimo ao Marítimo e quatro no Braga) e disputou mais de 200 partidas.

- Eu penso muito em poder voltar para Portugal ou então, se as coisas não derem certo lá, regressar para o Brasil. E que assim seja - completou.

Histórico
Depois de ser revelado pelo Ferroviário, do Ceará, Márcio Mossoró seguiu para o Paulista, em 2002. Foi vice-campeão do Paulistão em 2004 e, no ano seguinte, conquistou a Copa do Brasil. Depois, foi para o Internacional e conquistou os dois títulos mais importantes de sua carreira: a Libertadores de 2006 e a Recopa Sul-Americana de 2007. No título do Mundial de Clubes, o jogador estava lesionado e não viajou com o grupo colorado.

Logo após a Recopa, Márcio Mossoró deu os primeiros passos em terras estrangeiras. O jogador chegou ao Marítimo, de Portugal, por empréstimo em 2007, foi artilheiro do time no Campeonato Português de 2007/2008 e despertou o interesse do Braga, para onde se transferiu em 2008. Lá, ficou por quatro anos, foi para o Al-Ahli, da Arábia Saudita, em 2013 e, um ano depois, foi para o Istanbul Basaksehir FK. 

Fonte: GE/RN 

Nenhum comentário: