domingo, 14 de agosto de 2016

Produto químico inadequado causou problema no Maria Lenk. Água será trocada!

Domingo, 14 de agosto de 2016.
Durante a semana, piscinas do complexo tiveram mudança na coloração.

Um dia antes do início das competições de nado sincronizado, o Comitê Organizador da Rio 2016 decidiu trocar a água da piscina do Maria Lenk. O anúncio foi feito neste sábado (13) pelo diretor de comunicação do evento, Mario Andrada, e por Gustavo Nascimento, responsável pela gestão do Centro Aquático.
Antonio Bronic/Reuters
Água da principal piscina do complexo será trocada
Luciano Belford / Estadão Conteúdo
Palco das competições de saltos ornamentais, polo aquático e nado sincronizado, o Centro Aquático Maria Lenk sofreu uma mudança repentina na cor da água durante a semana, o que causou grande repercussão negativa para os Jogos Rio 2016.

Inicialmente, segundo os organizadores, o motivo da transformação seria a queda do nível de alcalinidade da água que fez com que ela ficasse verde. Porém, segundo Gustavo Nascimento, um produto químico inadequado também poderia estar entre as causas da nova coloração.

“Houve uma falha na operação de manutenção. Temos um sistema eletrônico sofisticado para o monitoramento da água, mas que estava sendo enganado pelo uso de um produto químico. O peróxido de hidrogênio. Ele tem uma má reação que inibe a ação do cloro em combater matéria orgânica e limpar a água”, explicou o responsável pelo Maria Lenk.
A principal piscina do complexo, que vinha recebendo as partidas de polo aquático, irá receber as competições de nado sincronizado a partir das 11h deste domingo. Até lá, uma operação de cerca de dez horas irá trocar mais de 3 milhões de litros de água, que virão bombeados e limpos da piscina de aquecimento do local. A água verde, por sua vez, será descartada através do sistema de drenagem pluvial.

Em relação à piscina dos saltos ornamentais, a primeira medida para a solução dos problemas será a troca dos filtros. A organização acredita que em 12h o tanque já estará com uma coloração mais límpida.

O Comitê Organizador da Rio 2016 reiterou que não houve, em nenhum momento, risco para a saúde dos atletas. 
Fonte: Portal r7.com

Nenhum comentário: