terça-feira, 9 de junho de 2015

Medidas da Comissão de Arbitragem elevam tempo de bola rolando!

Terça feira, 09 de junho de 2015.
A Comissão de Arbitragem da CBF foi clara: “Todos os árbitros não devem tolerar desrespeito e atos de indisciplina de qualquer natureza às regras do futebol”. Estas palavras são apenas parte do Ofício Nº 26/2015, de 22 de maio, enviado a todos os clubes do país. Passadas cinco rodadas do Brasileirão, tudo começa a fazer sentido. A média de bola em jogo subiu de 52 minutos e 36 segundos por partida em 2014 para 56'19" este ano. Pode não parecer muito, mas é uma diferença total de 185 minutos e 47 segundos, cerca de duas partidas inteiras a mais de bola rolando.

O objetivo é melhorar o espetáculo. Para isso, é preciso oferecer ao torcedor mais futebol e menos motivos que façam diminuir o interesse no esporte. É uma verdadeira cruzada contra aqueles cercos desnecessários ao árbitro, que mantêm a bola parada e diminuem, incorretamente, o ritmo do jogo. A Comissão de Arbitragem avisou: “As recorrentes e acintosas reclamações, individuais ou em grupo de jogadores, contra as decisões do árbitro e de qualquer oficial da arbitragem, tanto durante como após o encerramento das partidas, exigem adoção de medida disciplinar adequada”. Com essas orientações, o número de jogos que alcançaram a marca de 60 minutos de bola rolando saltou de um para nove, comparando as 50 primeiras partidas dos campeonatos brasileiros de 2014 e 2015.

A relação das partidas com maior tempo de bola rolando nos dois anos também apresenta um resultado sintomático. Em 2014, Figueirense x Santos registrou 60 minutos e 5 segundos. Já no Brasileirão 2015, temos Atlético PR x Galo com 69 minutos e 54 segundos. É um aumento de 15%.

Uma nova realidade da arbitragem brasileira está começando a se solidificar. Seus resultados despertam o interesse do público e recebem o apoio de quem gosta de futebol bem jogado e quer tornar o futebol um evento a cada dia mais atrativo para o público consumidor. Como reforçam as normas da Comissão de Arbitragem, defendidas por seu presidente Sérgio Corrêa e pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero: “O futebol não pode ser vítima nem de árbitros fracos, nem de jogadores, treinadores ou dirigentes indisciplinados, que atentam contra a boa conduta esportiva, cujos comportamentos inflamem torcedores nas arquibancadas. Uma conduta indisciplinada de verdadeiros ídolos do esporte contribui para que jovens adquiram hábitos desrespeitosos contra autoridades de qualquer natureza”.
Fonte: FNF
PARCEIROS

Nenhum comentário: