segunda-feira, 23 de março de 2015

Chuva de 237,8 mm destrói estrada e deixa alunos sem aula em Angicos-RN

Segunda feira, 23 de março de 2015.
A cidade de Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte, registrou 237,8 milímetros de chuva durante este final de semana. Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). Segundo o meteorologista do órgão, Gilmar Bistrot, a chuva prevista para todo o mês de março no município era de 152 milímetros. Com o valor bem acima do esperado, açudes da região transbordaram e uma ponte que dá acesso à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foi destruída.
A Emparn ainda contabiliza o quantitativo de chuvas no interior do estado deste a sexta-feira (20) até o domingo (22), contudo, foram registradas grandes precipitações em todas as regiões do RN. Angicos, por exemplo, até o dia 16 de março havia registrado chuvas inferiores a 50mm de média. Contudo, o fim de semana foi de muita água em todas as cidades da região.
"Em Angicos foram 237,8 mm, porém, as demais cidades da região registraram chuvas que variam entre 80 e 100 milímetros", disse Gilmar Bistrot. Três açudes da cidade romperam na região. Em Fernando Pedroza, cidade vizinha a Angicos, foram registrados 85 mm, por exemplo.
Na estrada que dá acesso à Ufersa de Angicos, uma tubulação não aguentou a força das chuvas e rompeu, o que causou a destruição da pista. Com isso, todas as aulas foram suspensas até que o trecho da rodovia, que é estadual, seja restaurado. Uma equipe do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) foi até o local para dar início aos trabalhos. Mais cedo, moradores da região registraram quando a tubulação rompeu. Imagens do blog "Angicos Notícias" mostram a parte de baixo da estrada destruída pela força da água, ainda antes de ceder. Durante a noite, o asfalto caiu de um lado a outro da via.
Segundo o site Climatempo, a previsão de é de chuvas desta segunda-feira (23) até a quarta (25) em todas as regiões.
Em Natal, a previsão é de sol com muitas chuvas entre hoje e quarta-feira, com precipitações moderadas ocorrendo somente no período da manhã entre quinta e sexta. A temperatura vai variar entre 23ºC e 30ºC.
No Seridó, as chuvas ocorrem até quarta-feira. Em Caicó, a previsão é que ocorram chuvas intensas até terça, com diminuição na quarta-feira e dia claro na quinta-feira. O calor será intenso, com temperatura máxima prevista para 36ºC e mínima de 21ºC.
Já em Mossoró, na região Oeste, e em Pau dos Ferros, no Alto Oeste, as chuvas serão intensas até quinta-feira (26). As temperaturas vão variar entre 22ºC e 35ºC.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: