quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Futebol do RN: MP quer novas vistorias nos estádios!

QUINTA FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015.
A largada do Campeonato Estadual se aproxima e a questão do laudo de segurança dos estádios preocupa. Em parceria com a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) o Ministério Público quer fomentar novas vistorias nas praças esportivas, principalmente nos pontos apontados pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e que careciam de melhorias. O ABC, que terá de fazer a melhoria na rede de hidrante e de combate a incêndio, convidou o promotor Luiz Eduardo Marinho, responsável pela aplicação e cumprimento do Estatuto do Torcedor no RN, a realizar uma visita ao Frasqueirão para se certificar da execução do projeto exigido.
Aldair DantasO Corpo de Bombeiros solicitou mais de 300 adequações de segurança para liberar a realização de partidas no estádio Frasqueirão 
O Corpo de Bombeiros solicitou mais de 300 adequações
de segurança para liberar a realização de partidas no estádio Frasqueirão

O presidente da FNF, José Vanildo, aprova a intenção demonstrada pelo Ministério Público e ressalta que as duas praças que mais preocupam são o Nogueirão, em Mossoró, e o estádio Marizão, em Caicó. “Todo ano é essa mesma história com esses dois estádios. Eles são os que mais preocupam pois contêm os maiores pontos de reprovação nos laudos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Há anos que carecem de reformas profundas, mas elas não ocorrem. Reconheço que há uma grande ameaça de o Coríntians e os clubes mossoroenses serem obrigados a jogar longe de suas torcidas”, ressaltou José Vanildo. Luiz Eduado Marinho quer aproveitar essa visita ao ABC para dar o pontapé na série de vistorias pelos estádios e faz um alerta: “Até segunda ordem o estádio Nogueirão se encontra interditado”. O promotor reconhece que ao longo dos últimos anos, o Leonardo Nogueira vem sendo mantido em funcionamento apenas por força de Termos de Ajustamento de Conduta e pequenas correções de segurança em sua estrutura. A capacidade do estádio já foi drasticamente reduzida, mas sem a realização de reformas profundas, a medida que os anos passam, o nível de insegurança ao torcedor no estádio vai aumentando. Agora, frisa Marinho, chegou o momento de procurar resolver a questão de forma definitiva. “Se o Marizão e o Nogueirão forem reprovados e interditados, caberá a FNF decidir a praça onde os clubes dessas duas cidades irão mandar seus jogos. O Coríntians e o Potiguar devem usar o estádio de Assu. Já o Baraúnas, por força de uma punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), terá de mandar seus cinco primeiros jogos como mandante numa praça distante 100 km de Mossoró. Neste caso seus jogos devem ser marcados para Natal ou Goianinha”, antecipou o presidente da federação de futebol. O Alecrim também foi punido pelo TJD tendo de atuar a 100Km de distância de São Gonçalo, em seus dois primeiros mandos de campo. Ele vai mandar esses jogos no estádio Nazarenão. As correções necessárias no Ninho do Periquito são consideradas de fácil aplicação. O executivo de administração abecedista, Rogério Marinho, que formalizou o convite ao promotor para visitar as obras do Frasqueirão na próxima sexta-feira, acredita que num prazo de 20 dias o clube vai entregar o projeto de instalação da nova rede de hidrantes. No Termo de Ajustamento de Conduta, o Corpo de Bombeiros solicitou cerca de 300 adequações ao alvinegro, incluindo a implantação do projeto de combate a incêndio. “As adequações no nosso estádio foram efetuadas em quase 90%. O que resta agora, é um trabalho de prevenção de incêndio na academia do clube, que estará sendo terminada até o final do mês de janeiro. O investimento é de mais de R$ 170 mil”, ressaltou Rogério Marinho.
Fonte: Tribuna do Norte/Natal.

Nenhum comentário: