domingo, 11 de janeiro de 2015

Com dois potiguares na elite mundial, RN se consolida como celeiro do surfe!

DOMINGO, 11 DE JANEIRO DE 2015.
Jadson André, Mateus Sena e Italo Ferreira - surfistas potiguares - Rio Grande do Norte (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Jadson André, Mateus Sena e Ítalo Ferreira: trio que se destaca no surfe brasileiro.
 (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Dos sete surfistas que vão representar o Brasil no Circuito Mundial em 2015, dois são potiguares. Jadson André, natural de Natal, é quase um veterano e está no circuito há seis anos. Ítalo Ferreira, local de Baía Formosa, conquistou a vaga em 2014 e reforça o time brasileiro este ano. Com estas conquistas, o Rio Grande do Norte vem se consolidando como um celeiro do surfe. O estado tem representantes na elite desde 1995, quando Aldemir Calunga começou a "dropar" as ondas pelo mundo. Depois, vieram Danilo Costa, Marcelo Nunes e Joca Júnior, que mantiveram a presença potiguar na elite. O segredo para isso? O clima tropical e quase 400 quilômetros de litoral com ondas durante todo o ano.

O surgimento de novos surfistas no cenário norte-rio-grandense revela a importância do esporte para o país. Entre as promessas, Mateus Sena, de apenas 12 anos, é o atual campeão potiguar sub-14, além de ter conquistado o bicampeonato potiguar sub-12 e o tricampeonato paraibano sub-12. Em 2015, o jovem surfista disputará os circuitos Potiguar e Paraibano sub-14, além do Campeonato Nordestino e o Brasileiro e a etapa do Rip Curl Gron Session, em Santa Catarina.

Para buscar reconhecimento, muitos surfistas saem cedo de casa e iniciam o desgastante, mas recompensador, processo de viagens e de treinos em outros estados e até países. Jadson e Ítalo são dois exemplos que a persistência deu certo. Os dois fizeram a primeira viagem, como surfistas, para fora do Rio Grande do Norte aos 13 anos. As escolhas feitas no passado são colhidas em um presente com felicidades, e com um futuro cheio de esperança.
Por Jocaff Souza/GloboEsporte.com/RN.

Nenhum comentário: