sexta-feira, 4 de abril de 2014

Campeonato Potiguar: América pode ser campeão do returno no domingo; entenda como!

SEXTA FEIRA, 04 DE ABRIL DE 2014.
Uma combinação de resultados na próxima rodada pode dar ao América-RN o título antecipado do segundo turno do Campeonato Potiguar. Neste domingo, o Alvirrubro enfrenta o ABC, vice-líder do returno. O jogo tem início às 18h30, na Arena das Dunas, em Natal. Caso saia com a vitória, o Mecão não só elimina as chances do arquirrival ser campeão, como pode garantir o troféu diante da torcida americana. Para tanto, só vencer não basta. O time do técnico Oliveira Canindé ainda precisa torcer pelas derrotas do Globo FC e Potiguar de Mossoró, terceiro e quarto colocados, respectivamente. Desta forma, o Alvirrubro chegaria aos 15 pontos, com seus adversários podendo alcançar no máximo 12 e 13 pontos na tabela.
América-RN x ABC, Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes) 
No primeiro Clássico Rei da Arena das Dunas, o América de Natal
venceu o ABC por 3 a 2 (Foto: Augusto Gomes)

Ao Mecão resta fazer o dever de casa contra o Alvinegro e torcer pela vitória do Alecrim sobre o Globo FC e pelo sucesso do Baraúnas diante do Potiguar no clássico mossoroense.  Se não der neste domingo, o América ainda terá seis pontos a disputar - contra Potiguar de Mossoró e Corintians. Nesta quinta-feira, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol suspendeu o jogo contra o time mossoroense, que já havia sido remarcado para a próxima quarta-feira em virtude da participação do Mecão na Copa do Nordeste.  Com nove pontos na tabela, o Globo FC enfrenta o Alecrim e precisa ganhar o jogo, além de torcer por uma derrota americana no Clássico Rei, para levar a disputa do título para a última rodada. Na oportunidade, terá que vencer o Potiguar e ainda torcer por uma combinação de resultados que lhe dê o título. Não é uma tarefa fácil, mas, se consagrando campeão do segundo turno, o Globo leva para casa o título inédito de campeão potiguar, já que venceu o primeiro turno do estadual.
COPA DO BRASIL 2015 GARANTIDA
Mesmo que não vença o segundo turno do Campeonato Potiguar, o América já garantiu uma vaga para a Copa do Brasil 2015. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Alecrim, o Alvirrubro atingiu os 25 pontos na classificação geral e não pode mais ser alcançado pelos adversários. O único time que poderia superar o Mecão em número de pontos é justamente o Globo FC, campeão do primeiro turno e que, portanto, está fora dessa disputa por já ter uma vaga assegurada para o torneio no ano que vem. 
Arthur Maia - meia do América-RN (Foto: Fabiano de Oliveira) 
Arthur Maia fez o 1° gol na última vitória do América de Natal
sobre o Alecrim (Foto: Fabiano de Oliveira)
As três vagas do Rio Grande do Norte para a Copa do Brasil pertencem aos campeões da Copa FNF, do primeiro turno e do segundo turno do estadual. Como o Globo FC venceu as duas primeiras disputas, abriu uma vaga para o clube de melhor aproveitamento na classificação geral. Se o América vencer o segundo turno, a terceira vaga do Rio Grande do Norte para a Copa do Brasil seria disputada por ABC, Alecrim, Potiguar de Mossoró, Corintians-RN e Baraúnas. Para o Alvinegro, é necessário vencer as duas partidas que restam para alcançar os 24 pontos na classificação geral e ficar com a vaga. O Potiguar, mesmo com um jogo a menos, só pode chegar aos 21 pontos no total e precisa torcer por um tropeço do Mais Querido. Os outros três times, matematicamente, também podem sonhar com a classificação.Outro caso se refere à segunda vaga do estado para a Copa do Nordeste do próximo ano. Caso o Globo FC consiga o título do segundo turno e fique com o título estadual de forma direta, o América-RN estaria classificado para o torneio regional pela melhor campanha entre todos os participantes. 
Por Natal

Nenhum comentário: