quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Hospital Público, dupla porta de entrada, pacientes do SUS pedem prioridade!

SEGUNDA FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2013.
Foto: Hospital Regional de Currais Novos
Conversando com algumas pessoas que são usuárias SUS e que não têm planos de Saúde, elas questionam que muitas vezes as pessoas estão sendo atendidas em uma fila que está formada na parte da emergência e quando chega uma pessoa que tem convênio, esta passa a frente e é atendida. Depois é retomado o atendimento as pessoas que utilizam o SUS. Para quem tem dinheiro e paga um convênio é muito cômodo,
Então, ninguém é contra a quem tem plano, mas a ideia é que os convênios disponham um médico de plantão para quem tem plano de Saúde, pois o povo menos favorecido tem que ter prioridade nos plantões do Hospital Público, já que, são pagos com dinheiro público para quem utilizar o Sistema Único de Saúde.

O problema é que esta dupla porta de entrada cria privilégios aos pacientes de convênios em uma unidade pública, a mesma é patrimônio do governo e recebe dinheiro do SUS e pelo que vemos isto não é permitido por lei.

Um caso, bem parecido como este está ocorrendo em São Paulo, quando o TJ daquele estado manteve veto a vagas para planos de saúde em hospitais públicos de SP e o Ministério Público entrou com ação contra a chamada 'lei da dupla porta'. 


Matéria do Blog de Currais Novos RN – Inácio de Colombita. 

Nenhum comentário: