sábado, 28 de julho de 2012

Olimpíadas: Sarah Menezes dá primeiro ouro ao Brasil no judô!


28-07-2012 SÁBADO
Sarah Menezes Reuters É ouro para o Brasil!
O dia de hoje será inesquecível para mim. Ver a bandeira brasileira subir acima de todas, no pódio olímpico do judô, 20 anos depois da minha conquista em Barcelona foi emocionante. Ainda mais porque essa nova medalha de ouro do foi conquistada por uma mulher.  Sarah Menezes entrou para a história com seu feito inédito: a primeira judoca brasileira a se tornar campeã olímpica.
A conquista de Sarah Menezes vai ser extremamente importante para o Brasil, assim como foram a minha conquista e a do Aurélio Miguel.
Sarah Menezes e Felipe Kitadai lutaram de maneira maravilhosa, apesar de os dois terem feito uma primeira luta não muito boa. Sarah se mostrou nervosa, o que é normal no primeiro confronto da Olimpíada. Mas, foi crescendo na competição. Depois de vencer a vietnamita Ngoc Tu Van, a brasileira superou a francesa Laetitia Payet e a chinesa Wu Shugen.
A semifinal, contra a belga Charline van Snick e a final contra a romena Alina Dumitr foram lutas que exigiram muita paciência. Sarah não cometeu erros, o que foi fundamental para a vitória; brigou pela pegada, conseguiu neutralizar os ataques das adversárias, buscando a vitória até o fim e vencendo por pontuação.
Sarah é uma judoca maravilhosa. Ela tem apenas 22 anos e títulos importantes como os bronzes no Mundial Sênior de Paris, em 2011 e no Mundial Sênior de Tóquio, em 2010; bicampeã Mundial Sub 20 (2008/2009), vice-campeã do Grand Slam do Rio de Janeiro, em 2011, e terceira colocada no World Masters de 2011/2012, além do bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Ela ainda tem muito a mostrar no circuito internacional do judô e poderá repetir o feito olímpico nos Jogos do Rio 2016.
Felipe Kitadai esteve perfeito. Foi superado apenas pelo bicampeão mundial Rishod Sobirov. A caminho do bronze, ele teve duas lutas muito difíceis: a primeira contra o mongol Tumurkhuleg Davaadorj e, na repescagem, contra o coreano Gwang-Hyeon Choi.
Felipe Kitadai Reuters É ouro para o Brasil!
Na disputa da medalha, o brasileiro enfrentou o italiano Elio Verde, com quem já havia lutado e perdido em 2011. Kitadai demonstrou muita inteligência na luta. O italiano começou melhor e o brasileiro teve paciência para se defender dos principais ataques e desgastar o adversário ao longo do combate. Esse bronze foi a medalha da superação!
Diante de tudo isso foi difícil segurar a emoção durante a transmissão ao vivo pela Record. Confesso que não sei se vou conseguir dormir essa noite. Só sei que eu tenho que dormir, porque amanhã cedo será a vez de Érika Miranda, número três do ranking olímpico, e de Leandro Cunha, medalha de prata nos dois últimos Campeonatos Mundiais, brigarem por medalhas e eu vou estar lá.
Esse foi só o primeiro dia do judô brasileiro em Londres. Muitas outras emoções nos aguardam. Vamos acompanhar tudo pela Record. Vale a sua torcida! 
Fonte: R7.com 



Nenhum comentário: