domingo, 19 de setembro de 2010

SÉRIE C: DEFINIDOS OS CLASSIFICADOS, OS REBAIXADOS E OS CONFRONTOS DAS QUARTAS-DE FINAL.

19-09-2010 - AFI

Neste domingo foram definidos os sete classificados para a segunda fase da Série C e os três rebaixados para a Série D. Um dos favoritos ao título, Fortaleza-CE não conseguiu vencer fora de casa e foi eliminado da competição. Gama-DF e Juventude-RS também não conseguiram a vitória e caíram para a quarta divisão nacional.

Grupo A
No Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, o Águia-PA jogou com o regulamento embaixo do braço e empatou com o Fortaleza, por 1 a 1, garantindo a segunda vaga do grupo, já que o Paysandu já havia se classificado.

Os dois times terminaram com a mesmo pontuação, mas os paraense levaram a vaga por terem uma vitória a mais que o adversário. Os cearenses foram a única equipe em toda competição que não foi derrotada. Só que foi eliminada, mesmo assim.

Com a classificação já garantida para a próxima fase, o Paysandu viajou com um time misto até Rio Branco-AC para enfrentar o time homonimo e acabou derrotado por 3 a 1, na Arena da Floresta.

O Papão terminou na primeira posição do grupo, com 14 pontos. O Rio Branco conseguiu emplacar uma sequência invicta no returno, escapou do rebaixamento e encerrou sua participação na Série C, com 10 pontos, na quarta posição.

Grupo B
No jogo que valia ou céu ou o inferno, mesmo jogando fora de casa, no Estádio do Machadão, o Salgueiro-PE conseguiu o improvável derrotando o Alecrim-RN, por 1 a 0 e se classificando para a próxima fase da competição e rebaixando o adversário.

No segundo turno, o time pernambucano esteve irresistível somando quatro jogos de invencibilidade, com três vitórias e um empate. esta sequência o tirou da lanterna e o colocou na segunda posição, com onze pontos para enfrentar o Paysandu na próxima fase da competição.

Por outro lado, o Alecrim-RN não venceu em todo o segundo turno e foi rebaixado, pois o CRB-AL, adversário direto na briga contra o rebaixamento, derrotou o ABC-RN, por 1 a 0, no Estádio Rei Pelé, chegou ao mesmo número de pontos, mas garantiu presença na Série C devido a ter uma vitória a mais, que os potiguares.

Grupo C
O Macaé fez o dever de casa e derrotou o Gama, por 2 a 1, garantiu a classificação e a primeira posição. O jogo aconteceu no Estádio Claudio Moacyr, em Macaé. O time carioca dependia apenas de suas forças para avançar terminando a primeira fase e terminou com 14pontos, na segunda posição. A equipe comandada por Dário Lourenço foi líder durante todo primeiro turno e na próxima fase enfrenta o Criciúma.

Por outro lado, o Gama, que já fez parte da Série A do Brasileirão, encerrou sua participação na Série C de forma melancólica, na lanterninha do grupo, com cinco pontos. O único representando do Distrito Federal não venceu nenhuma partida e no próximo ano vai disputa a quartadivisão do Campeonato Brasileiro.

O time que garantiu a primeira posição e a melhor campanha na primeira fase entre todos os clubes foi o Ituiutaba, que derrotou o Luverdense, por 3 a 0, no Estádio da Fazendinha, em Ituiutaba e confirmou presença nas quartas de final da competição.

A equipe mineira terminou com 15 pontos e na fase seguinte encara a Chapecoense, com a vantagem de decidir dentro de casa. Por outro lado, o Luverdense ficou no quase
e encerrou sua participação na competição com 12 pontos terminando em terceiro.

Grupo D
Quem se deu melhor neste grupo foi justamente quem não entrou em campo, a Chapecoense. O time catarinense contou com o empate sem gols, entre Caxias-RS e Brasil-RS, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, e avançou com a segunda posição, que garantiu na penúltima rodada, com onze pontos. Na próxima fase, a equipe encara o Ituiutaba-MG.

No outro jogo do Heriberto Hulse, em Criciúma tristeza de um lado, felicidade do outro. Criciúma-SC e Juventude-RS, empataram, por 1 a 1, no estádio e definiram as últimas vagas do grupo.

A alegria veio pelo lado catarinense, já que o resultado igual garantia o time na próxima fase da competição. O time de Argel Fucks terminou em primeiro lugar, com 12 pontos e na próxima fase irá enfrentar o Macaé.

O lado da tristeza foi gaúcho. O Juventude, que foi outra equipe a disputar a elite da Série A, teve seu terceiro rebaixamento consecutivo e na próxima temporada irá disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. O time caxiense terminou a competição, com oito pontos, na lanterna.

Confira todos os jogos da 10ª rodada da Série C:

Domingo
Em Rio Branco/AC: Rio Branco 3 x 1 Paysandu-PA

Gols: Juliano César (2) e Marcelo Brás (Rio Branco); Bruno Rangel, de pênalti (Paysandu)


Em Marabá/PA: Águia 1 x 1 Fortaleza

Cartões vermelhos: Finazzi (Fortaleza). Arí (Águia)
Gols: Tatu, aos 32’/2T (Fortaleza). Torro, aos 35’/2T (Águia)


No Rei Pelé, em Maceió/AL: CRB 1 x 0 ABC, de Natal.

Gol: Luciano Dias aos 23 minutos do 2° tempo CRB


No Machadão, em Natal: Alecrim 0 x 2 Salgueiro-PE

Gols marcados no 2° tempo: Júnior Ferrim aos 25 minutos e Fágner aos 68. Por falta de energia elétrica no estádio Machadão, o jogo foi interrompido aos 43 minutos do segundo tempo, recomeçado 15 minutos depois.


Em Macaé/RJ: Macaé 2 x 1 Gama-DF

Em Ituiutaba-MG: Ituiutaba 3 x 1 Luverdense-MT

Todos os gols foram marcados no 2° tempo: Peri (2) um aos 7 e outro aos 22 minutos e Stanleym, aos 34 (Ituituba) Roger, aos 35 descontou para o Luverdense-MT.


Em Criciúma/SC: Criciúma 1 x 1 Juventude-RS

Gols: Diogo Oliveira, aos 44 do 1° tempo para o Criciúma; Fausto, aos 15 do 2° tempo para o Juventude.


Em Caxias do Sul/RS: Caxias 0 x 0 Brasil, de Pelotas/RS.

Os dois times morreram abraçados.

Os classificados!

Lembrando que antes do início desta rodada, Paysandu-PA e ABC-RN, já haviam avançado. Se juntaram a eles, Águia-PA, Salgueiro-PE, Ituiutaba-MG, Macaé-RJ, Criciúma-SC e Chapecoense-SC.

Classificados por estados:

Minas Gerais – Ituiutaba F.C, da cidade de Ituiutaba.

Pernambuco – Salgueiro F.C, da cidade de Salgueiro.

Rio Grande do Norte – ABC F.C, de Natal.

Rio de Janeiro – Macaé E.C, da cidade de Macaé.

Pará - 02 equipes:

Aguia Marabá E.C, da cidade de Marabá.

Payssandu F.C, de Belém.

Santa Catarina – 02 equipes:

Criciúma F.C, da cidade de Criciúma.

Chapecoense E.C, da cidade de Chapecó.

Os rebaixados:

Na parte debaixo, apenas o São Raimundo-PA tinha caído para a quarta divisão nacional. Se juntarão ao time paraense como as equipes garantidas para disputar a Série D do próximo ano, Alecrim-RN, Gama-DF e Juventude-RS. Os paraense e os potiguares retornam à divisão depois de subirem na última temporada.

O Juventude um clube tradicional do futebol brasileiro, empatou na tarde deste sábado em 1 a 1 com o Criciúma pelo Campeonato Brasileiro da Série C e com isso foi rebaixado, acumulando o seu segundo rebaixamento seguido, já que havia caído da Série B em 2009.

Rebaixados por estados:

Rio Grande do Norte – Alecrim F.C, de Natal

Rio Grande do Sul – Juventude E.C, de Caxias do Sul

Distrito Federal: Gama F.C, da cidade satélite Gama.

Pará – São Raimundo, da cidade de Santarém.

Detalhe: O São Raimundo foi campeão da Série D ano passado e o Alecrim havia se classificado em quarto lugar.

Os confrontos!

Melhor time da primeira fase, com 15 pontos conquistados e líder do Grupo C, o Ituiutaba-MG terá pela frente o Chapecoense-SC, que terminou na vice-liderança do Grupo 4, com 11.

Um dos jogos mais disputados será entre ABC-RN, líder do Grupo B, com 12 pontos, e Águia-PA, vice-líder do Grupo A, com 12 pontos e com o mérito de ter eliminado o invicto Fortaleza. E deve sair faísca no confronto entre Macaé-RJ, vice-líder do Grupo C, com 14 pontos, e o Criciúma, líder do Grupo D, com 12.

Favorito ao acesso, o Paysandu, líder do Grupo A, com 14, vai medir forças com o Salgueiro, vice-líder do Grupo B, com 11 pontos, e maior surpresa nesta fase ao eliminar o Alecrim.

Confira os confrontos das quartas-de-final:

Paysandu-PA x Salgueiro-PE
ABC-RN x Águia-PA
Ituiutaba-MG x Chapecoense-SC
Criciúma-SC x Macaé-RJ

Amanhã (segunda) as 14 horas, a CBF divulgará os locais e horários dos jogos.

Nenhum comentário: