quinta-feira, 12 de junho de 2008

A TORCIDA DO SPORT CANTA! A COPA DO BRASIL É NOSSA, COM O LEÃO DA ILHA NÃO TEM QUEM POSSA


O Sport de Recife entrou para a história do futebol brasileiro, ontem, com a conquista do inédito título da Copa do Brasil de 2008. O Rubro-Negro pernambucano eliminou o Corinthians ao vencer por 2x0, em partida disputada no Estádio da Ilha do Retiro, que ficou lotado.
Os gols do time pernambucano foram marcados por Carlinhos Bala e Luciano Henrique. Como havia perdido o primeiro jogo, no Morumbi, por 3x1, o Sport tinha que ganhar por dois gols de diferença e foi o que aconteceu. Além do feito histórico o Leão da Ilha também garantiu sua presença nas disputas da Copa Libertadores da América de 2009, competição promovida pela Conmebol.
Há tempos que o futebol nordestino não vibrava tanto com uma equipe ‘‘da casa’’. Ao garantir o título da Copa do Brasil em cima do Corinthians, o Sport encerra um jejum de 20 anos sem conquistas nacionais da região - a última foi do Bahia, em 1988, quando o time tricolor faturou o Campeonato Brasileiro daquele ano.
Desde o empate sem gols com o Internacional, no Beira-Rio, que deu o título nacional ao time comandado por Bobô, em campo, e Evaristo de Macedo, fora dele, o Nordeste não vibra com um título nacional. A região esteve perto de celebrar em 1993, mas o Vitória foi vice do Brasileiro daquele ano.
Com jogadores como Dida, Roberto Cavalo, Paulo Isidoro e Alex Alves, dentre outros, o Vitória fez uma campanha surpreendente no Brasileiro de 1993 e chegou à decisão com o Palmeiras, mas sucumbiu diante do time alviverde, à época comandado por Luxemburgo, atualmente no clube.
Na Copa do Brasil, por duas vezes o Nordeste teve de se contentar com o vice. Uma delas com o Sport, na 1ªedição do torneio, em 1989, quando o time Rubro-Negro caiu diante do Grêmio na decisão.
No ano em que a Seleção Brasileira conquistou o tetracampeonato no Mundial, em 1994, nos Estados Unidos, Grêmio e Ceará decidiram o título da Copa do Brasil. E quem levou a melhor foi o time gaúcho, tricampeão do torneio.Logo após a primeira partida da final, vencida pelo Corinthians por 3 a 1, Carlinhos Bala, do Sport, declarou que o gol da sua equipe no duelo - marcado por Enílton - seria o do título. E a previsão estava certa, já que o tento deu a taça ao time Rubro-Negro nos critérios de desempate.
O JOGO
Precisando de gols para tirar a vantagem do Corinthians no confronto, o Sport não pressionou o adversário no início do primeiro tempo, como nas outras fases da Copa do Brasil. Mesmo assim, o time Rubro-Negro precisou de três minutos para tomar a dianteira no duelo.
Aos 34minutos do primeiro tempo, Carlinhos Bala recebeu a bola dentro da área, dominou no peito e, mesmo caído, tocou no canto direito do goleiro Felipe. O gol trouxe empolgação ao Leão da Ilha e time Rubro-Negro, diferente do início da etapa, pressionou até conseguir marcar o segundo.
Com Luciano Henrique, a equipe da casa tomou para si a vantagem na decisão: aos 37 minutos, após cobrança de escanteio pelo lado direito do ataque do Sport, a zaga corintiana afastou para o meio da área, o camisa 10 pegou o rebote e a bola passou entre as pernas de Felipe.
Com os gols, o panorama da partida mudou e quem se lançou ao ataque foi o Corinthians. Se antes o time alvinegro apostou nos contra-ataques, depois de levar 2 a 0 ele partiu para cima do Sport e teve duas chances para marcar, com William e Fabinho, mas a bola não entrou.
Mudanças
No segundo tempo, com Lulinha e Acosta nos lugares de Carlos Alberto e Diogo Rincón, respectivamente, o Corinthians voltou a campo disposto a atacar o Sport, mas não criou tantas chances. O time ainda ficou com um jogador a menos em campo a partir dos 26minutos. Um minuto após substituir Dentinho, Wellington Saci disputou a bola com Carlinhos Bala e acertou o adversário com um chute quando os dois ainda estavam fora de campo.
O árbitro Alicio Pena Júnior não hesitou em mostrar o cartão vermelho direto para lateral-esquerdo.
Com um jogador a mais e em vantagem no duelo, coube ao Sport segurar os avanços do Corinthians e ficar com o título da Copa do Brasil, o primeiro conquistado por um clube da região Nordeste. O time paulista, por sua vez, teve outro jogador expulso: o capitão William, aos 47 minutos.

Nenhum comentário: