sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Globo FC, Imperatriz e Treze reclamam por ficarem fora da pré-Copa do Nordeste de 2023

Sexta feira, 28 de outubro de 2022.


Por Pedro Pereira* — Campina Grande, PB

Pelo menos três clubes saíram muito insatisfeitos da reunião da última terça-feira, na sede da CBF, que definiu os moldes da Copa do Nordeste de 2023Globo FCImperatriz Treze, que chegaram a figurar entre os 16 participantes da fase preliminar da competição regional, acabaram, de última hora, ficando fora da disputa. O Imperatriz, inclusive, promete acionar a Justiça caso a sua ausência seja confirmada.

Na última terça-feira, a CBF bateu o martelo em relação ao número de participantes, ao formato e ao calendário da 20ª edição da Copa do Nordeste. A competição regional terá início no dia 5 de janeiro, abrindo a temporada do futebol brasileiro, com a sua fase preliminar. E foi justamente a definição dos participantes do pré-Nordestão que causou polêmica, principalmente após as saídas de Globo FC, Imperatriz e Treze para as entradas de Potiguar de Mossoró, Moto Club e Sousa. A CBF ainda não divulgou a tabela oficial da competição, confirmando essas substituições.

A Copa do Nordeste já tem 12 clubes garantidos em sua fase de grupos: os nove campões estaduais e os vices de Bahia, Ceará e Pernambuco, que são as três federações mais bem colocadas no Ranking de Federações da CBF. Para a definição das 16 agremiações da fase preliminar, inicialmente, a CBF decidiu usar a colocação no estadual como primeiro critério e só depois a colocação no Ranking Nacional de Clubes (RNC). Por isso, Globo FC e Treze entraram na lista, já que foram os melhores colocados dos campeonatos Potiguar e Paraibano, respectivamente, excetuando-se os demais clubes do estado que já estavam na disputa regional.

Nenhum comentário: