terça-feira, 15 de junho de 2021

CBF - Clubes da Série A querem criar liga para organizar o Campeonato Brasileiro. Clubes da Série B serão convidados para integrar a Liga!

Terça feira, 15 de junho de 2021.

Clubes querem passar a administrar o Brasileiro e o calendário nacional
 
(Foto: CBF/divulgação)

Representantes dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro se reuniram nesta terça-feira, 15/06, no Rio de Janeiro, para discutir a criação de uma liga para organizar a competição a partir de 2022. O movimento colheu 19 assinaturas de presidentes, com exceção do Sport, cujo mandatário, Milton Bivar, renunciou ao cargo. A informação, inicialmente publicada pelo portal ge.com, foi confirmada pelo Superesportes (veja documento abaixo).

Conforme consta no documento obtido pela reportagem, os clubes da Série B serão convidados para integrar a Liga.

Atualmente, o Campeonato Brasileiro é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O coronel Antônio Carlos Nunes de Lima, presidente interino da entidade, receberá a carta dos presidentes de clubes ainda nesta terça-feira em evento previamente agendado e que terá outras pautas. 

No documento, os clubes pleiteiam ainda uma mudança estatutária na CBF que “consagre uma maior participação” dos mesmos “nas decisões institucionais e na gestão da CBF”. As agremiações querem se tornar filiados da entidade. 

Os clubes querem ainda votação igualitária para eleição do presidente e do vice-presidente da CBF, dando o mesmo peso de voto aos clubes das Séries A e B e às das Federações. Atualmente, os votos das federações têm peso 3, o dos clubes da elite têm peso 2 e os da Série B têm peso 1. 

Em relação ao lançamento de chapas para concorrer à presidência, os dirigentes querem abolir a exigência do apoio de oito federações e de cinco clubes. A intenção é permitir o lançamento de chapas que tenham o apoio expresso de pelo menos 13 eleitores, sejam clubes ou federações. 

A mudança do estatuto da CBF é complexa e depende de concordância das federações em tirar poder de si mesmas. 

No documento, os clubes ainda se comprometem a tomar medidas efetivas para consumar a sua associação e, de forma organizada, exercerem administração do futebol brasileiro e do seu calendário.

Nenhum comentário: