sábado, 12 de março de 2016

Quarto de Milha é o cavalo preferido do esporte mais tradicional do Nordeste

Sábado, 12 de março de 2016.
Versatilidade e inteligência são características da raça campeã na vaquejada que vem ganhando força país afora.
Muito popular no Nordeste, a vaquejada cresce em outras regiões
do país na velocidade do Quarto de Milha, o cavalo favorito nas pistas.
A corrida de mourão, que teve os primeiros registros na década de 1940, atualmente conhecida como vaquejada, é a paixão de milhares de brasileiros, quando o assunto é desporto equestre. O esporte que se popularizou no Nordeste cresce em outras regiões do país na velocidade do Quarto de Milha, o cavalo favorito nas pistas. Inteligência, docilidade, versatilidade e agilidade são as principais características da maior raça equina do Brasil, que hoje conta com um plantel de cerca de 490 mil animais registrados.

A paixão de Magdiel Neves Fernandes não tem distância. Ele encarou 1700 km, de Posse (GO) até Bezerros (PE), para participar do Congresso Brasileiro & Derby ABQM de vaquejada, evento que abre a temporada de competições da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Até este domingo (13/03), desportistas de vários Estados do país passarão pelas arenas do Parque Rufina Borba, localizado na BR-232, em busca dos almejados troféus de campeão e de prêmios em dinheiro que somados chegam a R$ 230 mil.

Vaquejadas no Nordeste

O competidor e treinador de cavalos da raça Quarto de Milha, Magdiel Neves, participa pela segunda vez das provas de vaquejada da ABQM. A primeira vez foi em 2014, no Potro do Futuro da mesma modalidade. O jovem que é conhecido como Diel pelos amantes do esporte monta desde os 16 anos. “Gosto de vir aos eventos da ABQM. A vaqueirama é de alto nível, a corrida é bem organizada e os cavalos de primeira qualidade. Os vaqueiros de outras regiões se inspiram no Nordeste, visto como uma potência nacional em Vaquejada”, declara o atleta.
Fonte: No Minuto.

Nenhum comentário: