sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Federações e clubes do Nordeste querem mudança na Série C!

Sexta feira, 06 de novembro de 2015.
Após reunião da Liga Nordeste, presidente da FCF, Mauro Carmélio, negocia apoio para que os confrontos das quartas de final ocorram entre times de mesmo grupo.

Após nova eliminação nas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Federação Cearense de Futebol (FCF) lideram uma comissão de clubes e outras para que a Terceirona seja diferente em 2016. O grupo inclui ainda América-RN, ASA/AL e Confiança/SE, mais as Federações Alagoana e Sergipana. A meta é que, a partir do próximo ano, as partidas das quartas de final sejam disputadas entre times do mesmo grupo, com o 1º enfrentando o 4º e o 2º contra o 3º colocado. Assim, pelo menos dois times do Norte-Nordeste estariam garantidos na Série B, em 2017. Após reunião da Liga do Nordeste, em Recife, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, tenta o apoio de outros clubes antes de apresentar oficialmente a proposta à CBF.
Fortaleza x Brasil de Pelotas Arena Castelão Série C (Foto: José Leomar/Agência Diário)
Fortaleza foi eliminado por Brasil de Pelotas,
na Arena Castelão, na Série C de 2015
 (Foto: José Leomar/Agência Diário)
 - O que estamos pleiteando, e já consegui acordo de clubes do Norte e Nordeste, é que, quando terminar a fase classificatória, a eliminação seja dentro do próprio grupo: 1º x 4º e 2º x 3º em duas partidas com o mando de campo do melhor colocado e jogando por resultados iguais - explica o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio.
Outra mudança seria que os times com as melhores campanhas jogariam por dois resultados iguais. Isso não corresponde ao atual regulamento da Série C. Em 2014, o Fortaleza lançou proposta da Terceirona por pontos corridos, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alegou obstáculos financeiros para fórmula. A proposta será levada à CBF no dia 19 de novembro, tendo de ser aprovada em voto por 11 dos 20 clubes no Conselho Técnico da Série C.
- O Marco Polo (Del Nero, presidente da CBF) é simpático à ideia, pois não mexe no calendário nacional. Vamos no dia 19/11, com uma comissão, levar à CBF a proposta oficialmente para ser colocada na reunião do Conselho Técnico (Arbitral) para ser votado. A comissão é formada por Federação Cearense, Sergipana e Alagoana, mais o ASA, América-RN e o Fortaleza - detalha Mauro Carmélio.
Neste ano, os times que garantiram acesso à Segundona foram: Londrina, Tupi, Brasil de Pelotas e Vila Nova. Nas quartas, o Brasil de Pelotas eliminou o Fortaleza. O Vila Nova triunfou diante da Portuguesa. O Tupi venceu o ASA de Arapiraca. O Londrina deixou para trás o Confiança. Nas semifinais, o Londrina bateu o Tupi, já o Vila Nova superou o Brasil de Pelotas. A primeira final entre Vila Nova e Londrina será no domingo.
Por Thaís Jorge – Globoesporte.com/Fortaleza, CE.
PARCEIROS

Nenhum comentário: