quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Futebol do RN - Frasqueirão: nove anos de histórias dentro e fora de campo!

QUINTA FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015.

Equipe de esportes do portalnoar.com escalou os nove momentos mais emblemáticos da história do estádio


Por Miguel Medeiros
Há nove anos o torcedor do ABC ganhava sua “casa própria”. No dia 22 de janeiro de 2006 foi inaugurado o estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão. Quase uma década após a concretização de um sonho localizado na Rota do Sol, em Natal, o abecedista tem o local como motivo de orgulho.
Estádio completa nove anos de inauguração (Foto: Wellington Rocha)
Estádio completa nove anos de inauguração (Foto: Wellington Rocha)
Escolhido pelo jornal Diário de Natal à época como uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte, pouco tempo depois de sua primeira partida, o estádio foi palco de acontecimentos marcantes dentro e fora das quatro linhas.
A equipe de esportes do portalnoar.com escalou os nove momentos mais emblemáticos da história do estádio. De goleadas a velório, relembre os fatos mais marcantes da Frasqueira.
Confira a lista:
Nasce o Frasqueirão – Em uma tarde histórica para o futebol potiguar, no dia 22 de janeiro de 2006, o Frasqueirão recebeu sua primeira partida de futebol. ABC e Alecrim mediram forças em um amistoso para um público de 2.950 pagantes. Na ocasião, o marcante embate terminou na igualdade por 1 a 1, com o primeiro gol sendo marcado pelo jogador Da Cunha, do Alecrim, e o empate anotado por Kel, primeiro jogador alvinegro a balançar as redes da Frasqueira.
ABC conquistou a Série C do Brasileiro no Frasqueirão (Foto: Divulgação)
ABC conquistou a Série C do Brasileiro no Frasqueirão (Foto: Divulgação)
Retorno com público histórico – Amargando a Série C do Campeonato Brasileiro em 2010, o ABC recebeu o Águia de Marabá em um jogo de curioso horário: 10h da manhã. O forte sol não foi um problema diante da euforia da torcida, que lotou o estádio e registrou o maior público pagante da história. 16.150 abecedistas vibraram na vitória por 3 a 1, resultado que significou no retorno do Alvinegro à Série B do Campeonato Brasileiro do ano seguinte. Os gols do time potiguar foram marcados por Leandrão, Jackson e Claudemir.
Goleada e título diante do rival – Um dos títulos mais marcantes para o abecedista foi a expressiva goleada no maior rival, o América. Em 2007, o alvinegro conquistou o seu 46º título do Campeonato Potiguar ao bater o Alvirrubro por 5 a 2, no Frasqueirão. Na ocasião, brilhou a estrela do então jovem atacante Wallyson, que marcou quatro vezes no clássico.
Jogo entre ABC e Palmeiras foi marcado por tumulto no Frasqueirão, em 2013 (Foto: Wellington Rocha)
Jogo entre ABC e Palmeiras foi marcado por tumulto no Frasqueirão, em 2013 (Foto: Wellington Rocha)
Acesso emblemático – Um dos grandes jogos da história do estádio Frasqueirão aconteceu no dia 28 de novembro de 2007. Jogando em uma noite de quarta-feira, pela última rodada do octogonal final do Campeonato Brasileiro da Série C, o Mais Querido derrotou o Bragantino por 2 a 1 e, beneficiado pela vitória do Barras-PI sobre o Atlético/GO, também por 2 a 1, garantiu o acesso à Série B 2008. Foram 90 minutos de aflição. Com o time piauiense fazendo a sua parte, Alan e Wallyson garantiram o resultado em Natal e, ao apito final do árbitro Wilson Souza de Mendonça, após seis anos longe da segunda divisão, o Clube do Povo comemorou o retorno.
Campeão Brasileiro – O dia 20 de novembro de 2010 é uma data saudosa para o Frasqueirão e torcida abecedista. O momento significou para o Mais Querido a conquista do seu maior título, a conquista da Série C. Jogando em uma tarde de sábado, o Alvinegro, que havia vencido o primeiro jogo da decisão da competição por 1 a 0, em Uberlândia (MG), enfrentava o Ituiutaba/MG pelo confronto de volta da final. O empate sem gols foi suficiente para o clube se tornar o único campeão brasileiro do RN.
Vitória sobre a Chapecoense iniciou arrancada do ABC em 2013 (Foto: Wellington Rocha)
Vitória sobre a Chapecoense iniciou arrancada do ABC em 2013 (Foto: Wellington Rocha)
Internacional – Em 2014, o Frasqueirão teve um importante momento ao receber as seleções do México, da Itália e do Uruguai para treinamentos durante a Copa do Mundo. Além das seleções que disputaram o Mundial, o estádio também recebeu partidas internacionais em 2010. Foram dois amistosos com duas vitórias do Alvinegro. Primeiro, 4 a 1 sobre o AGOVV da Holanda, João Paulo, Edson e Felipe Moreira, duas vezes, fizeram os gols abecedistas. Depois, a equipe potiguar enfrentou o Boca Juniors, da Argentina, e venceu por 2 a 1, gols de João Paulo.
Arrancada salvadora – Lanterna no encerramento do primeiro turno da Série B de 2013, só um milagre livraria o ABC do rebaixamento para a Terceirona. E ele aconteceu. Com a força da torcida no estádio Frasqueirão, o Alvinegro conseguiu acumular uma incrível sequência de vitórias na competição e conseguiu se livrar da zona de rebaixamento após 26 rodadas. Foram seis vitórias consecutivas ao derrotar Chapecoense, Boa Esporte, Atlético-GO, Palmeiras, Joinville e São Caetano. O Guaratinguetá foi o clube que conseguiu parar o ABC após a sequência, na vitória por 4 a 2 no Frasqueirão, em jogo que foi marcado também pela expulsão do zagueiro Flávio Boaventura, ao brigar com o então companheiro de time, Giovanni Augusto.
Velório de Marinho Chagas aconteceu no Frasqueirão (Foto: Wellington Rocha)
Velório de Marinho Chagas aconteceu no Frasqueirão (Foto: Wellington Rocha)
Lotado – O Frasqueirão viveu um momento de sufoco em 2013. Momentos antes de a bola rolar para ABC x Palmeiras, pela Série B, uma aglomeração de torcedores no portão C do estádio provocou o retardo da partida por 40 minutos. Programado para as 16h20, o embate só começou às 17h. Torcedores chegaram a pular o alambrado e entrar em campo por causa do tumulto. Na ocasião, o Alvinegro derrotou o time paulista por 3 a 2.
Adeus à Marinho Chagas – O Estádio Frasqueirão se rendeu ao maior ídolo da história do ABC e do futebol potiguar numa despedida emocionante em 2014. Os dois maiores símbolos da história do ABC se reuniram pela última vez. O ex-jogador Marinho Chagas foi velado e sepultado sob aplausos, lágrimas e o orgulho de quem teve a oportunidade de ver o melhor lateral-esquerdo da Copa de 1974 atuar.
Fonte: Portal no Ar (Natal).

Nenhum comentário: