sábado, 15 de junho de 2013

América e ABC, os dois do RN, têm pior início de Série B, e preocupam torcedores!

SEXTA FEIRA, 14 DE JUNHO DE 2013.
 
Equipes potiguares ocupam as duas últimas posições na Segundona, e “Fantasma” do rebaixamento assusta torcedores para ano da Copa do Mundo.
  
Natal já vive a expectativa de sediar o maior evento do futebol mundial. A Arena das Dunas, que receberá quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, vai ganhando forma, e os natalenses já entram no clima da competição. Por outro lado, ABC e América, os dois maiores clubes do Rio Grande do Norte, parecem não ter sido contagiados pela "magia" do torneio. Quase centenárias, as agremiações vivem um mau momento no Campeonato Brasileiro e preocupam as suas torcidas para o ano do Mundial.
 América-RN vence o ABC no primeiro Clássico Rei do Campeonato Potiguar 2013 (Foto: Augusto Gomes)
ABC e América-RN podem ficar fora da Série B
no ano da Copa do Mundo no Brasil (Foto: Augusto Gomes)
A Série B 2013 começou da pior forma possível para América-RN e ABC, e o "fantasma" do rebaixamento já assusta. Após seis rodadas, os representantes do Rio Grande do Norte na Segundona ocupam as duas últimas colocações da competição, com três e dois pontos ganhos, respectivamente. Esse é o pior início de Brasileirão da história dos clubes potiguares. O aproveitamento do alvirrubro é de apenas 16,7%. O Mais Querido consegue ser ainda pior, e conquistou somente 11,1% dos pontos disputados até aqui. A situação é tão grave que as pontuações dos dois clubes somadas ainda não tirariam uma equipe da zona de rebaixamento. O primeiro time fora do Z-4 é o Ceará, que tem sete pontos, dois a mais se somássemos os conquistados por ABC e América-RN. Apesar da desconfiança existente atualmente, a expectativa de torcedores, jogadores e diretorias é que as equipes consigam a reabilitação na Série B após a parada para a Copa das Confederações. O técnico Roberto Fernandes, do Mecão, define como fundamentais as "férias" durante o torneio organizado pela Fifa.É uma parada providencial para o América. Desde o início do ano, estamos jogando duas vezes por semana, e ainda tendo viagens. É um grupo que está desgastado. Os jogadores precisam de recuperação. É uma parada para deixar o grupo equilibrado - afirmou o treinador. Aproveitando a paralisação, a diretoria americana deu continuidade ao processo de reformulação do elenco, e dispensou mais três jogadores nesta semana. Segundo o presidente Alex Padang, o elenco estava inchado e precisava de adequações para buscar a reabilitação na competição nacional.
Esperança alvinegra
Recém-contratado pelo ABC, o técnico Zé Teodoro tem a missão de tirar o Mais Querido da zona de rebaixamento. O treinador foi anunciado pela diretoria alvinegra após a saída do gaúcho Paulo Porto, que dirigiu a equipe nas cinco primeiras rodadas do campeonato e não conquistou uma vitória sequer. A gota d'água para a demissão foi a derrota por 5 a 1 para a líder Chapecoense, em Santa Catarina.
 zé teodoro  (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Ex-Guarani e Santa Cruz, Zé Teodoro assume ABC
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
  

Zé acredita no potencial do ABC, e aposta na tradição do clube para alcançar a "virada" na Série B, mas quer reforços. Vamos começar a montar um novo ABC. Vamos procurar alternativas, já conversei com o presidente do clube para buscarmos peças. O campeonato vai começar para nós no dia 6 de julho, contra o Atlético-GO - disse. O clima no Mais Querido, porém, não é nada tranquilo. Na última quinta-feira, torcedores foram à sede do clube e pediram a saída da atual diretoria, que tem como presidente o empresário Rubens Guilherme Dantas. O grupo exige transparência nas contas do alvinegro, e cobra por melhorias nos departamentos de marketing e, principalmente, de futebol.
Torneio amistoso
Durante a paralisação da Segundona, ABC e América participarão da Taça Ecohouse, torneio que contará com a participação de Alecrim e Náutico, com jogos no Estádio Frasqueirão, em Natal. Cada equipe fará três jogos, e os treinadores terão a oportunidade de observar e avaliar seus elencos para a sequência do Brasileiro.
Pior campanha
É bom mesmo que América e ABC "virem o jogo" na Segundona após a Copa das Confederações. Se mantiverem o aproveitamento do começo da Série B, os arquirrivais serão fortes candidatos a fazer a pior campanha da história do campeonato. O Mecão já conquistou esse "título" na Série A, em 2007, quando marcou apenas 17 pontos em 38 rodadas. Com 16,7% de aproveitamento, o América chegaria ao final da Série B 2013 com 19 pontos ganhos, enquanto o ABC, com 11,1%, não passaria dos 16 pontos.

Por Tiago Menezes e Augusto César Gomes ( Natal)

Nenhum comentário: