sábado, 5 de maio de 2012

Busto, para quem precisa... enquanto isso, para quem merece...NADA!


05-05-2012 SÁBADO – Por José Renato Santiago.
Busto, para quem precisa... enquanto isso, para quem merece...NADA!

Uma obra de escultura que busca representar uma homenagem a um grande feito histórico bem como ao maior herói responsável por esta conquista.

O que é isso?

Bem, esta é a definição de estátua, que possui no busto, uma de suas variações.

O busto trata-se de uma representação de uma pessoa. Ele se limita a mostrar cabeça, pescoço, torso e ombros.

Historicamente, na época das grandes conquistas territoriais, ainda nos tempos AC (Antes de Cristo), os grandes líderes adotavam a prática de perpetuar suas conquistas através da confecção de estátuas e bustos.

De forma, digamos estratégica, estes feitos eram representados durante os períodos de domínio do próprio conquistador.
Obviamente já era de conhecimento que não se poderia contar que o sucessor destacasse os feitos anteriores conquistados.

Mesmo porque, muitas vezes, os sucessores eram os grandes responsáveis pela “troca” do poder.

De qualquer forma, esta prática sempre foi uma clara visão egocêntrica, muito natural, infelizmente.

No mundo do futebol esta realidade tem se tornado frequente também.

Algumas décadas atrás, os times se contentavam em homenagear seus atletas com o uso de imagens, estátuas e similares.

No entanto as regras instituídas sempre foram muito restritivas com o nítido objetivo de impedir o casuísmo, que era característico nos tempos dos grandes conquistadores da história.

Outra opção era a adoção dos nomes de grandes dirigentes e ídolos nos próprios estádios e arenas.

Um exemplo disso?

A decisão do uso de Cícero Pompeu de Toledo, por exemplo, para nominar o estádio do São Paulo Futebol Clube.

Lembrando que coube ao ex presidente tricolor “bancar”, juntamente com outros importantes beneméritos, a decisão de construir o estádio.

Ele não teve a felicidade de ver o estádio pronto.

Bem, agora, parece que os dirigentes e seus assessores resolveram ler a história dos grandes generais ou tiveram seus egocentrismos potencializados.

Talvez um pouco de cada.

Sendo assim, que possamos dormir com um barulho deste: Busto para Andres no Corinthians, para Juvenal Juvêncio no São Paulo e para quantos mais aparecem pela frente.

A questão aqui não é discutir a justiça ou não destas homenagens, mas enquanto isso, aguardamos homenagens para aqueles que efetivamente nos fizeram chorar de alegria: Telê Santana, Raí... e outros tantos.

Evento no MIS: O Futebol e as Mídias Sociais!

Anualmente a Prefeitura de São Paulo tem promovido com grande sucesso a Virada Cultural, evento que conta com a participação da população em ações culturais espalhadas por várias partes da cidade.

Neste ano, fomos convidado pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) a organizar um dos eventos que abrirá a Virada Cultural que acontecerá no próxima dia 5 de maio, sábado.
O evento que é gratuito discutirá o papel das Mídias Sociais junto a uma das grandes paixões nacionais, e ocorrerá no MIS que fica na Avenida Europa, 158.

Programação do Dia
 
Horário: 18:00 - 19:00
 
Transmissão ao Vivo do Programa: Blogueiros.


O programa Blogueiros, que já ultrapassou a marca de 100 edições, é transmitido semanalmente pelo www.radiomidiacast.com todas as segundas e quintas –feiras a partir das 19:00. 
Embora seja muito informativo, o bom humor é a síntese do programa, que é composto por torcedores de grandes equipes do futebol de São Paulo.
Em uma edição especial voltada para as finais dos estaduais, teremos a participação de Diguinho (Apresentador da Rádio Bandeirantes), Paulinho (Corinthians), Fabiano Pellege (São Paulo), Marcelo Santos (Santos) e Francisco Lafer Pati (Corinthians).
 
Horário: 19:00 - 21:00
 
Bate Papo sobre o Futebol e as Midias Sociais

Discussão sobre a forma como os jogadores, dirigentes e torcedores estão utilizando as redes sociais para gerir as informações relacionadas com o futebol.

Participantes:
José Luiz Goldfarb: Curador do prêmio jabuti e diretor geral de cultura da Associação Brasileira ‘A Hebraica’. É professor da PUC de São Paulo, coordenador do Programa de incentivo à leitura São Paulo.
Daniel Perrone (Blog do Torcedor - Globoesporte.com), publicitário, é sócio e diretor de agência publicitária, compõe o time de blogueiros do Globoesporte.com

Alexandre Zanquetta (Blog do São Paulo), gestor de projetos, responsável pelo www.blogdosaopaulo.com.br

José Renato (Blog Memoria Futebol) - consultor de empresas, autor de vários livros sobre futebol e responsável www.memoriafutebol.com.br

Espero contar com a ajuda de sua divulgação e, principalmente, com a sua presença...

Fico a sua disposição para qualquer esclarecimento
  
José Renato Santiago
Cel. 9648.9797

Nenhum comentário: