sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CBF DIVULGA CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO PARA O PRÓXIMO ANO.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta quinta-feira o calendário do futebol brasileiro para o ano que vem, que terá de ser adaptado em virtude da Copa do Mundo da África do Sul, de 11 de junho a 11 de julho. Além disso, pelo quarto ano consecutivo a entidade determina o início e o término das férias dos jogadores.


Das competições promovidas pela CBF, a Copa do Brasil é a primeira a ser iniciada. Disputada sempre às quartas-feiras, começa no dia 10 de fevereiro e terá uma pausa em 19 de maio, justamente para a realização da Copa do Mundo. As finais serão disputadas nos dias 28 de julho e 4 de agosto.


O Campeonato Brasileiro da Série A pela oitava vez seguida será disputada no sistema de pontos corridos, começando dia 9 de maio e sendo interrompido no dia 6 de junho. A competição volta no dia 14 de julho e vai até 5 de dezembro.

A Série B começa dia 8 de maio e para dia 5 de junho, voltando a ser disputada em 13 de julho e terminando dia 28 de novembro.

As Séries C e D terão o mesmo formato deste ano e começam somente no dia 18 de julho. A Terceirona termina em 21 de novembro e a Quarta Divisão uma semana antes.

A Copa do Brasil de Futebol Feminino será disputada de 1 de setembro a 2 de dezembro.

Outras competições!
Antes da Copa do Brasil, os campeonatos estaduais já estarão sendo disputados. Para eles, a CBF reserva o período de 17 de janeiro a 2 de maio.

Ainda no primeiro semestre, a
Copa Libertadores dividirá datas com os estaduais e a Copa do Brasil. Será disputada de 27 de janeiro a 19 de maio, quando faz pausa para a Copa do Mundo, e terá as etapas finais disputadas de 28 de julho a 17 de agosto.

A Copa Sul-Americana, organizada pela Conmebol, será disputada depois da Copa da África do Sul, de 11 de agosto a 8 de dezembro.

Nenhum comentário: