sexta-feira, 1 de maio de 2009

MAIS UMA VEZ A CHUVA É A VILÃ NO RALLY RN 1500

Por Thiago Padovanni | 30/04/2009 - Atualizada às 22:15

Direto de Currais Novos (RN) - Para quem esperava um primeiro dia sem grande problemas no Rally RN 1500 estava enganado. A prova, que começou hoje em Natal (RN), teve a chuva como principal protagonista, deixando os pilotos como meros coadjuvantes.

A especial programada para ter cerca de 100 quilômetros teve que ser encurtada para 20, frustrando os competidores. Somente nesta madrugada, choveu em Cerro Corá (RN) - um dos municípios por onde a prova passaria - cerca de 100mm. Moradores da região informaram que o acumulado de 2008 foi em torno de 800mm de chuva.

Com a especial mais rápida, Denísio do Nascimento ficou com a vitória nas motos, seguido por Zé Hélio, Tiago Fantozzi e Juca Bala.

Nos carros, Mauricio Neves/ Leandro Ferrarini foram os mais rápidos, seguidos por Jean Azevedo/ Youssef Haddad e Felipe Bibas/ Emerson Cavassin.

"Para nós a etapa não foi boa, pois percebemos o carro amarrado, ou seja, sem muito rendimento. Durante o trajeto pensamos até que o problema era o motor, mas neste final de serra, quando reduzimos a velocidade, já que era uma descida, é que senti o cheiro do freio queimado e aí conseguimos constatar o local do problema", explicou Jean Azevedo.

Zé Hélio, atual campeão do Rally dos Sertões, lamentou o trecho cancelado na especial de hoje do Rally Rn 1500. “Uma pena, pois foi uma especial bem curta. O pessoal (pilotos) está até considerando como um prólogo que não teve. Conheço um pouco dessa região e é um lugar maravilhoso para testar equipamento e se preparar para o Rally dos Sertões”, disse.

Por causa das fortes chuvas, a prova sofreu um corte e terminou próximo ao quilômetro 20. “A chuva atrapalhou tudo e a organização ainda está tentando decidir o que fazer nos próximos dias, mas não tem nenhum culpa sobre isso”, comentou Zé Hélio, que terminou o dia com a segunda colocação, atrás de Deni do Nascimento.

O segundo dia de prova do Rally RN 1500, que liga a cidade de Currais Novos à Assu teve que sofrer nova interferência da organização por conta das fortes chuvas que assolam a região. Só na última madrugada choveu cerca de 100mm na região.

Previsto inicialmente para 140 quilômetros, a prova desta sexta-feira (1) terá, na melhor das hipóteses 72. Isso porque logo pela manhã a organização fará nova conferência no percurso para averiguar se é possível passar por todo o trecho, ou se será necessário um novo corte.

“No levantamento do Rally dos Sertões eu tive muita dificuldade com as chuvas, e eles (organização) estão tendo mais ainda”, ponderou Du Sachs, que disputa o RN 1500 ao lado do piloto Marcos Moraes.

Primeira etapa - A prova de hoje já sofreu um grande corte por conta dos trechos que não daria para passar. Com isso, a especial teve apenas 20 quilômetros. A expectativa da organização é fazer duas voltas no percurso de amanhã.

Rally 1500 dá uma parada hoje em currais novos e amanhã logo cedo, pega estrada para Açú, onde será a 2ª etapa.

Resultados da primeira etapa.

Especial mais rápida, Denísio do Nascimento ficou com a vitória nas motos, seguido por Zé Hélio, Tiago Fantozzi e Juca Bala.Nos carros, Mauricio Neves/ Leandro Ferrarini foram os mais rápidos, seguidos por Jean Azevedo/ Youssef Haddad e Felipe Bibas/ Emerson Cavassin.


No sábado, terceiro dia do RN 1500, o trajeto será entre Assu e Guamaré com 148 quilômetros de especiais. E no domingo o desafio termina com a volta a Natal, depois de 113 quilômetros de especiais entre Guamaré e a capital potiguar, incluindo uma especial de velocidade pela praia. A chegada dos veículos no domingo está prevista para as 13h, a divulgação dos resultados às 17h30 e a premiação deverá iniciar por volta das 18h.

Nenhum comentário: