domingo, 25 de maio de 2008

CAMPEÃO MUNDIAL E OLÍMPICO - CLODOALDO SILVA É O PERSONAGEM DA SEMANA


25/05/2008 - 08h 35
‘‘Eu posso, eu consigo, eu faço, é só ter determinação. Mais vale a lágrima de uma derrota do que a vergonha de nunca ter lutado’’. A frase de abertura do site oficial do atleta natalense Clodoaldo Silva mostra claramente que além de ser um devorador de títulos, o nadador é um exemplo de vida. O atleta teve paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou os movimentos das pernas, tendo tudo para não dar certo na vida e ser mais uma vítima do preconceito social: era pobre, morava no bairro de Mãe Luíza, um dos mais carentes de Natal e tinha uma séria limitação física.
Mas tantas e tão expressivas são as conquistas deste atleta, desde 1996, que até parece que não vamos falar de uma pessoa comum. Afinal, o que existe de mais extraordinário neste nadador é a superação das dificuldades de encarar os desafios de frente, de cabeça erguida, tornando-o um grande vencedor e um grande exemplo de que as barreiras existem simplesmente para serem transpostas. Ele sonha em estudar psicologia e se especializar em psicologia do esporte, além de atender muitas crianças e adolescentes no Instituto Clodoaldo Silva.
O para-atleta Clodoaldo Silva, 27 anos, é o personagem do sexto fascículo da coleção Os Desportistas que o Diário de Natal publica na edição da próxima terça-feira. A publicação faz parte de uma coleção de dez fascículos sobre os grandes nomes do desporto norte-rio-grandenses que se destacaram tanto nacional quanto internacionalmente nas diversas modalidades do esporte. A exemplo de Os Desportistas, o Projeto Ler do Diário de Natal tem publicado, anualmente, diversos títulos do projeto Gente Potiguar, destacando personagens da história, da cultura, da política e da vida social do Rio Grande do Norte. Nesta nova série, já foram publicados os perfis da ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, Virna Dias, do ex-jogador da seleção brasileira de Basquete, Oscar Schmidt, do ex-jogador da Seleção Brasileira de futebol, Marinho Chagas, da atleta olímpica Magnólia Figueiredo e do ex-ídolo do América e do Fluminense, Saquinho. A autoria dos fascículos é do escritor, jornalista e cineasta Tarcísio Gurgel. O fascículo é gratuito, bastando ao leitor comprar a edição do jornal da terça-feira e, no final das publicações receberá, também gratuitamente, a capa colecionadora.

Nenhum comentário: