quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DRAMA DOS 33 MINEIROS TERMINA APÓS 69 DIAS NO CHILE

13-10-2010

Todos os trabalhadores já foram trazidos à superfície; falta retirar seis socorristas!

O momento que todos esperavam finalmente chegou: foi resgatado o 33º mineiro, o último do grupo que permaneceu preso por 69 dias em uma jazida no norte do Chile. Na espera desde 0h12 desta quarta-feira (13), a chegada à superfície do líder Luis Urzúa, de 54 anos, chefe dos trabalhadores, encerra com mais um momento emocionante o incrível resgate dos trabalhadores.

Urzúa agradeceu o presidente chileno, Sebastián Piñera, que por sua vez elogiou a coragem do topógrafo e exaltou sua coragem por ter sido o último resgatado. Todos cantaram o hino nacional do país.

No entanto, ainda restam seis socorristas no interior da jazida, que desceram para ajudar nas operações, na preparação dos mineiros e também testar a cápsula de resgate.

Segundo o jornal chileno El Mercurio, até 2.000 pessoas, incluindo parentes, funcionários, equipes de resgate, técnicos e jornalistas, estiveram no acampamento Esperanza (Esperança, em português) acompanhando a chegada dos trabalhadores durante toda esta quarta-feira (12).

Um a um, os trabalhadores foram içados a 622 de profundidade pela Fênix, uma cápsula de 53 cm de diâmetro (2 cm mais larga do que o maior dos mineiros), em um trajeto que durava em média 15 minutos, além dos preparativos e verificações de segurança. Ao todo, a operação de resgate durou quase 22 horas.

O estado de saúde dos resgatados supera as expectativas. Mesmo assim, todos sofreram um aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca durante a subida, e dois foram encaminhados a uma cirurgia dentária.

De acordo com o ministro da Saúde, Jaime Manalich, outros dois mineiros, que o chileno não identificou, serão operados nesta quinta-feira (14) "devido a infecções severas", e constituem os únicos casos de complicação médica ainda não solucionados. Um caso de pneumonia já estava sendo tratado havia alguns dias, acrescentou o ministro à imprensa, no hospital de Copiapó.

Resgate dos mineiros foi acompanhado com emoção!

A trajetória sensibilizou o mundo. O momento quando a cápsula Fênix 2 trouxe o mineiro Florencio Ávalos para a superfície foi um dos mais comoventes. Aos gritos de "Chi, Chi, Chile”, o primeiro a ser socorrido foi recebido com entusiasmo por sua família, e ganhou as boas-vindas do presidente Piñera.

Para Ávalos, foi o começo do fim de uma odisseia que começou em 5 de agosto, quando um deslizamento de terra o enterrou na mina de San José, com outros 32 colegas, incluindo seu irmão Renan. Bloqueados, eles foram achados depois de 17 dias de buscas, quando as autoridades já davam como mínimas as chances de encontrá-los com vida.

Desde então, no acampamento próximo à cidade de Copiapó foi tomado por otimismo e festa a cada nova chegada das profundezas.
Com a velocidade surpreendente do resgate, 230 meios de comunicação, das quais 180 são estrangeiros, reportam ao vivo a continuidade dos trabalhos e acompanhamentos médicos aos quais os mineiros são submetidos. Muitos se referem ao fato como um “verdadeiro reality show”.


Fonte: Portal R7.com

Nenhum comentário: