quinta-feira, 30 de junho de 2011

Gol contra de Júlio César, da Ponte, repercute no mundo da bola


Pouca gente lembra, mas Brasil já viu um lance igual em 1993!

Você se lembra de ter visto um gol de arremesso lateral no futebol profissional? Até pode ser que sim, mas é um fato raro, quase inédito. A vítima disso foi o goleiro Júlio César, da Ponte Preta, que levou um frangaço na vitória de seu time sobre o Salgueiro, por 3 a 2, terça-feira à noite, na cidade de Paulista, localizada na região metropolitana de Recife. O gol foi comentando em todo o Brasil nesta quarta-feira.
Confira as imagens do gol inusitado:
Com 33 anos, o goleiro mostrou muita tranquilidade logo após o jogo:
“Sinceramente, isso acontece com os goleiros. Eu pensei que os zagueiros fossem cortar a bola de cabeça. Mas ela passou, quicou na minha frente e entrou. Fazer o quê?”, indagou sorrindo.
A bola foi lançada pelo lateral Josa em direção à grande área. Os zagueiros subiram com os atacantes e ninguém acertou o cabeceio, com a ela quicando no chão. A bola ainda tocou no corpo do goleiro e passou entre suas pernas antes de entrar nas redes. Se o goleiro não tivesse tocado na bola, o gol não teria sido validado.
Goleiro, tranquilo
Titular do time na Série B do Brasileiro, ele parece calejado com a “vida dura de goleiro”.
Júlio César já defendeu mais de uma dezena de clubes, entre eles o Santo André, Botafogo-SP e o São Caetano, o seu último time antes de chegar à Ponte Preta, após o término do Campeonato Paulista.
O técnico Gilson Kleina saiu em defesa de seu goleiro.
“Estava chovendo e todos nós fomos surpreendidos, porque a bola quicou e não subiu. Ela escorregou e entrou para o gol!”, completou. Segundo Kleina o gol inusitado foi tema de muita conversa entre todos no elenco, mas “o Júlio César está com moral alto e tem crédito conosco”.
"A regra é clara"
As regras do futebol deixam claro que qualquer tiro livre indireto (incluindo os laterais) só pode resultar em gol após um toque de um segundo jogador, que não o cobrador. Tudo está dentro da regra 13 do livro de regras. Com base nisso, a conclusão é de que o goleiro Júlio César fez o gol contra. Se ele não tocasse e a bola entrasse, seria tiro de meta a favor da Ponte.
Foi o que confirmou o ex-árbitro e atual comentarista de arbitragem da Rede Globo, Arnaldo Cézar Coelho.
"Foi gol contra do goleiro. Só foi gol porque bateu na perna dele. Se botar na súmula que o gol é do cara que bateu o lateral, estaria incorrendo em um grande erro e teria que corrigir depois. Pode dizer, que a regra é clara", garantiu a maior autoridade em arbitragem no Brasil.
Aconteceu em 1993
Um lance parecido aconteceu em 1993, pelo Campeonato Paranaense. O zagueiro Gralak, do Paraná, arremessou a bola com força em direção à pequena área e o goleiro Tite, do Umuarama, tentou encaixar na frente do corpo. Mas a bola passou entre as suas mãos, depois entre as suas pernas e caiu nas redes. Naquele jogo, o Umuarama foi goleado por 5 a 0.
Veja o link deste lance histórico:
Fonte: AFI

Nenhum comentário: