segunda-feira, 21 de junho de 2010

CURTAS DO FUTEBOL!

21-06-2010 - Por Sérgio Carvalho - FI
.
*É incrível que a melhor defesa do futebol mundial, a do Brasil, já tenha levado dois gols nesta Copa. Um diante da ridícula Coréia do Norte. O outro, frente a Costa do Marfim, marcado pelo competente Drogba (foto).
Drogba.jpg
A média, no entanto, é ruim. Sinal amarelo ligado.

*NOSSOS laterais não foram tanto ao ataque como no primeiro jogo. Parece que receberam instrução para se manter mais atrás. Gilberto Silva e Felipe Mello, no entanto, foram mais á frente. Para minha surpresa, inclusive, ambos jogaram bem. Excelente.

*ELANO começou a Copa demonstrando que merece ser titular. No primeiro jogo, deu assistência para um gol e fez outro. Contra a Costa do Marfim, fez boas jogadas e marcou um gol. Lembra aquele Elano que jogou demais no Santos de Emerson Leão.

*QUEM não reeditou sua boa atuação do primeiro jogo foi Robinho. Desta vez não brilhou como se esperava. Mesmo assim, está em grande forma e é um dos mais eficientes jogadores do time brasileiro. Kaká esteve melhor, mas ainda não jogou o que sabe.

Dunga_0011_180x180.jpg
*NÃO entendo os motivos que levam Dunga (foto) a ter tanta raiva da imprensa esportiva brasileira. O que ele precisa entender é que os jornalistas estão lá para cobrir a Copa. Para mostrar tudo sobre a seleção. Para elogiar ou criticar quando isso se fizer necessário.

*ESSE negócio de achar que jornalista tem obrigação de "apoiar" a seleção e "torcer" pelo time brasileiro é uma babaquice sem tamanho. Jornalista está lá para dizer a verdade. Seja ela boa ou má para o técnico ou os jogadores da Seleção Brasileira.

*E SE Dunga não aceita críticas ou pressões, não deveria ter aceito o cargo de treinador. O que ele queria? Moleza. Só afagos? Não. Seleção não é assim. Além disso, Copa não é "guerra". É uma competição esportiva. Não tem essa de "ser patriota".

*TALVEZ a publicidade que Dunga fez sobre "ser guerreiro", idealizada pela Brahma, tenha badernado sua cabeça. Ele agora se acha o "comandante mor" de um grupo de "super guerreiros" que precisam ganhar a Copa à qualquer custo. Absurdo total.

*LÓGICO que ganhar a Copa seria maravilhoso. Mas se isso não ocorrer, não vai acabar o mundo. Os jogadores vão continuar a faturar alto na Europa e Dunga vai tentar voltar a sua vida familiar e profissional no Rio Grande do Sul. Nada mais do que isso.

*DIZER que é preciso ganhar a Copa para salvar a honra do País ou dar uma "grande alegria para o sofrido torcedor brasileiro", é balela. O torcedor brasileiro torce muito mais por seu clube de coração do que pela seleção. O resto é resto e não merece análise.

*DE QUALQUER forma, a seleção já está classificada e vai esperar as oitavas de final sem precisar vencer o terceiro jogo da primeira fase da Copa. Cumpriu bem seu início de Mundial. Agora, precisa vencer mais quatro jogos para ser hexacampeão.

*O PRÓXIMO jogo, contra Portugal, vai ser só prá cumprir tabela. Lógico, que no aspecto moral, seria importante vencer a seleção lusitana. Mas se não acontecer, dá para ser campeão do mundo, ainda assim. É só ganhar os outros quatro jogos sequentes.

*ARBITRAGEM da Copa baixou o nivel. Muitos erros, alguns, bem graves. Tem árbitro que modificou placar da Copa e tirou pontos de seleções que mereciam vencer. Foi o caso da seleção dos Estados Unidos que teve gol legal anulado pelo juiz de sua partida.
portugalxcoreia_0002_180.jpg

*PORTUGAL goleou a Coréia do Norte por 7 a 0. Era o que eu esperava do Brasil diante dos mesmos coreanos. Só que o time brasileiro respeitou demais a Coréia. Por isso só fez dois gols e ainda levou um. Portugal já entrou para golear. E goleou fácil.

*ÚNICO astro do futebol que tem jogado o que sabe é Messi, da Argentina. Ele desequilibra. Os demais, não tem brilhado na mesma intensidade. Por falar nos argentinos, eles estão cada vez melhor. Maradona achou a forma de fazer seu time jogar.

*MARADONA é fanfarrão, gosta de estar nas manchetes, mas também é um bom treinador. Armou um time forte que pode brigar pelo título mundial. Único problema de sua equipe é a defesa que apresenta algumas falhas. Ainda assim, é um time de respeito.

*URUGUAI também cresceu demais de produção. Tenho gostado de suas atuações. Aliás, é bom lembrar, que as seleções do continente americano estão fazendo boa Copa. Em compensação, as seleções africanas tem decepcionado. Não vão classificar.

*NÃO sei quem Dunga vai escalar no lugar de Kaká que está suspenso. Fosse eu colocaria Robinho no lugar dele e escalaria Nilmar para fazer a dupla de ataque com Luis Fabiano. O provavel, no entanto, é que Dunga escale Julio Baptista nesta vaga.

ricardo_0014_180.jpg
*SACANAGEM o que Ricardo Teixeira (foto) fez com o Morumbi. Por pura birra, tirou o estádio do São Paulo da Copa de 2014. Agora quer que o Governo paulista construa um novo estádio. Governantes já disseram que não vão gastar dinheiro público neste projeto.

*CURIOSO é que há vários estádios das últimas Copas foram reformados e não eram novos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a final da Copa onde o Brasil foi campeão, foi disputada no estádio olímpico de Los Angeles, que tinha mais de 30 anos de uso.

*Há quem diga que o Corinthians vai construir um estádio para a Copa. André Sanchez desmente. Disse que o estádio corintiano será para 45 mil pessoas e não para 65 ou 70 mil como a Fifa quer para um estádio que pretende ser sede da abertura do Mundial.

*O PARQUE Antártica será reformado mas também não poderá receber mais de sessenta mil torcedores como quer a Fifa. Assim, só há uma saída. A própria Fifa, construir um novo estádio em São Paulo com a ajuda de empresas privadas. Será que ela topa?

*DIRETORIA tricolor agiu com a cabeça ao não querer encarar dívida de 630 milhões para reformar o Morumbi só para receber um jogo da Copa de 2014. Preferiu adotar um projeto menos custoso que levaria o clube a gastar pouco mais de 200 milhões de reais.

*COMO a Fifa não aceitou, ao contrário do que fez nas últimas Copas em outros países, o São Paulo fechou questão. Ou a entidade aceitava o projeto mais barato ou o Tricolor estaria fora do Mundial. Ricardo Teixeira aproveitou para vetar o Morumbi.
juvenal_0005_180.jpg

*SÓ que em São Paulo e no Brasil, todos queriam ver o Morumbi aprovado para sediar a abertura. O presidente Lula deu seu aval. Governador e Prefeito de São Paulo também. Único que não quis foi Teixeira, por ser inimigo mortal de Juvenal Juvêncio (foto).

*MÁS linguas afirmam que Teixeira não quer o Morumbi também porque nada ganharia com a reforma. Já se construir um estádio novo, poderá ganhar a partir da compra do material. Ou seja: presidente da CBF quer saber é de muito dinheiro em seu bolso.

*OUTRO fato que nos deixou surpreso foi a postura do prefeito Kassab, de São Paulo. Para a mídia, ele se diz favoravel a reforma do Morumbi. Para Teixeira, diz que dará total apoio para a construção de um novo estádio. Será que ele também quer dinheiro?

*RODADA de terça feira da Copa do Mundo da Africa prevê quatro jogos. Pelo grupo A, Mexico x Uruguai e França x Africa do Sul. Pelo grupo B, Nigéria x Coréia do Sul e Grêcia x Argentina. Aposto no Uruguai, Coreia e Argentina e empate da França.

*NA quarta, Eslovenia x Inglaterra, Estados Unidos x Argelia, Gana x Alemanha e Australia x Servia. Pela lógica, ganham os norte americanos, os alemães e os servios. Na partida entre eslovacos e ingleses tudo pode acontecer. Inglaterra precisa da vitória.

*QUINTA feira mais quatro jogos: Dinamarca x Japão, Camarões x Holanda, Eslovaquia x Italia e Paraguai x Nova Zelandia. Holandeses, esnovacos e paraguaios me parecem favoritos. Dinamarqueses e japoneses devem fazer jogo equilibrado.

*FINALMENTE, na sexta feira, acaba a fase classificatória da Copa com quatro jogos.Portugal x Brasil, Coréia do Norte x Costa do Marfim, Chile x Espanha e Suiça x Honduras. Brasileiros e portugueses farão um clássico. Mas vejo o Brasil com mais chances.

*COSTA do Marfim pode golear a Coréia, pior time desta Copa.Chile e Espanha será jogão. Não se surpreendam se os chilenos vencerem os espanhois. Os suiços devem bater Honduras. Terminados esses jogos, a primeira fase da Copa estará encerrada.

Neto.jpg
*NETO (foto), comentarista da Bandeirantes, tem exagerado no "é brincadeira". Tudo ele diz "é brincadeira". Suas análises são fracas, suas colocações confusas. Péssimo comentarista. Não sei como é que a Band insiste com um profissional de tão baixo nivel.

*CAIO, comentarista da Globo, disse que "Kaká depende muito de seu corpo". Òbvio. Que atleta não depende de seu corpo. Caio é outra invenção como comentarista que não deu certo. É muito limitado. Talvez por se vestir e falar bem, fique no emprego.

*CONTINUA a campanha "Cala a boca, Galvão!", pela internet. Estou nessa. Galvão deveria mesmo pendurar o microrone. Ele mais fala besteira do que narra. As vezes a gente quer sa
Galvao_0001_150.jpg
ber o nome do jogador que está com a bola e não consegue. Um desastre.

*CASAGRANDE e Falcão estão bem. Tem dito o que precisam dizer, sem tomar conhecimento dos compromissos da Globo. Se a seleção joga mal ou um jogador está produzindo pouco, eles falam. Muito bom. Pena que a Globo recrimine quem fale a verdade.

*NA COLUNA da semana que vem já estaremos na fase oitavas de final da Copa. Vamos ver no que dá. Será que acontecerão zebras? É possivel. Essa Copa está muito equilibrada. Os times de camisa já não se impõem como antes. Pode haver surpresa.

Nenhum comentário: