terça-feira, 17 de abril de 2012

Boletim Memória do Futebol - 74.

17-04-2012 TERÇA FEIRA
Luiz Sátiro,  

Nesta edição em especial, gostaria de te fazer um convite.
Não é novidade para ninguém que o crescimento da relevância das mídias sociais junto a nossa sociedade tem alterado significativamente a forma pela qual o nosso dia a dia tem se desenvolvido.

Com o futebol, isto não é diferente.

Hoje são vários os blogs e programas disponibilizados na web por torcedores comuns e jornalistas independentes.

Curiosamente estas iniciativas têm tido um grande índice de aprovação justamente devido ao fato de permitir a efetiva democratização das informações e conhecimentos de forma imediata e, principalmente, com valor agregado, algo jamais visto na história da humanidade.

No Brasil este fato é potencialmente mais significativo devido a proximidade da realização da Copa do Mundo de 2014 em nossas terras.
Não há como negar que será desafiador ver os cidadãos brasileiros, pessoas comuns, como efetivas fontes e propagadores de informações inéditas e ricas para o mundo inteiro.

Sendo assim, no dia 5 de maio, estaremos organizando o evento: Futebol e as Midias Sociais.
Acontecerá no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) que fica na Avenida Europa, 158.

Programação do Dia
Horário: 14:00
Transmissão ao Vivo do Programa: Blogueiros.
O programa Blogueiros, que já ultrapassou a marca de 100 edições, é transmitido semanalmente pelo www.radiomidiacast.com todas as segundas e quintas –feiras a partir das 19:00.  Embora seja muito informativo, o bom humor é a síntese do programa, que é composto por torcedores de cada uma das 4 grandes equipes do futebol de São Paulo, dentre eles, com a participação de Diguinho (Apresentador da Rádio Bandeirantes), Paulinho (Corinthians), Fabiano Pellege (São Paulo), Marcelo Santos (Santos) e Francisco Lafer Pati (Corinthians).
Horário: 15:00
Bate Papo sobre o Futebol e as Mídias Sociais
Discussão sobre a forma como os jogadores, dirigentes e torcedores estão utilizando as redes sociais para gerir as informações relacionadas com o futebol.
Participantes: Blogueiros relacionados com o futebol

José Luiz Goldfarb: Curador do prêmio jabuti e diretor geral de cultura da Associação Brasileira ‘A Hebraica’. É professor da PUC de São Paulo, coordenador do Programa de incentivo à leitura São Paulo.
Daniel Perrone (Blog do Torcedor - Globoesporte.com), publicitário, é sócio e diretor de agência publicitária, compõe o time de blogueiros do Globoesporte.com

Alexandre Zanquetta (Blog do São Paulo), gestor de projetos, responsável pelo www.blogdosaopaulo.com.br
José Renato (Blog Memoria Futebol) - consultor de empresas, autor de vários livros sobre futebol e responsável pelo Blog Memória Futebol


Espero contar com a sua presença...
Mudando de assunto, nesta semana, o boletim irá relembrar alguns craques que aniversariam, dentre eles três que já foram os maiores do mundo, Cruijff, Rivaldo e Kaká.
Já o tema do meu artigo é o Rebaixamento dos Grandes Times Brasileiros.
Um grande abraço
        um granUm U 

José Renato 

Quando os Grandes foram para a Segundona…

As últimas edições dos campeonatos brasileiros têm se notabilizado pelas emocionantes disputas das equipes pela permanência na divisão principal.

As emoções são ainda maiores quando as equipes mais tradicionais, para ser bem direto as 12 maiores (as 4 de São Paulo e Rio de Janeiro e as 2 do Rio Grande do Sul e Minais Gerais) estão envolvidas nesta luta.

Vamos começar pela letra A, de Atlético Mineiro.
O Galo Mineiro passou pela segunda divisão em 2006, após ser rebaixado no campeonato de 2005.
Já o Corinthians, embora não tenha sido rebaixado, já participou da Taça de Prata, antiga Segunda divisão, em 1982, após obter um fraco desempenho no Campeonato Paulista de 1981, que era classificatório para o Brasileiro do ano seguinte.

A equipe paulista, no entanto, conseguiu o acesso à Primeira Divisão, chamada Taça de Ouro, no mesmo ano.
Coisas do regulamento que permitia o acesso no mesmo ano.

Sendo assim, após eliminar o Campinense, da Paraíba, e o Fortaleza, o Timão voltou para a principal divisão do brasileiro, a Taça de Ouro.

Por outro lado entre 2007 e 2008, o calvário corinthiano foi completo, com rebaixamento para a série B e ressurreição para a Série A logo no ano seguinte.

Entre os grandes times, o Palmeiras foi um dos que mais esteve em divisões intermediárias. Em 1981, disputou a Taça de Prata e conseguiu acesso no mesmo ano, conforme regulamento permitia.

No entanto, em 1982, sequer conseguiu o acesso, e ficou por lá mesmo.

Em 2003, conquistou o título de forma incontestável e subiu para a Primeira Divisão.
Outra equipe tradicional que passou pelas divisões inferiores foi o Fluminense, apesar de ter contado com, digamos, “suportes do tapetão”.

Em 1996, o tricolor carioca ficou em penúltimo lugar no campeonato brasileiro, e só não foi rebaixado pois a CBF, na época, anulou todos os rebaixamentos após a conclusão da disputa.
Em 1997, o Fluminense repetiu a dose e foi, enfim, para a segunda divisão.

No ano seguinte, novo rebaixamento, agora para a Terceira, após uma ridícula participação.
O Fluminense só voltou para a divisão principal, após conquistar o título da Terceirona, em 1999, e ser, novamente, ajudado, com uma “subida extra campo” para o campeonato de 2000, a Copa João Havelange.

Por falar em tricolor, o Grêmio também passou pela Segunda Divisão em duas oportunidades.
Na primeira, após ser rebaixado em 1991, contou com a mudança de regulamento do campeonato de 1992.
Bastou a humilde sétima colocação para voltar a divisão principal. A outra foi em 2005, após ficar na lanterna em 2004.
O acesso, ao contrário do outro, foi brilhante. A famosa “Batalha dos Aflitos”.

Outra equipe carioca que teve esta experiência foi o Botafogo, rebaixado em 2002.
Retornou, em 2004, graças ao vice-campeonato da Segundona em 2003.

Por fim, em 2008, foi a vez do Vasco da Gama cair, e voltar logo no ano seguinte, após conquistar o título da Série B.

Não podemos esquecer, no entanto, que além das ocasiões citadas anteriormente, pelo menos em outras duas oportunidade grandes só não participaram da Segunda Divisão por contarem com decisões polêmicas tomadas nos suntuosos escritórios da CBF. 

Em 1982, o Santos ficou apenas em décimo no campeonato paulista que era classificatório para o campeonato brasileiro.

Deveria disputar a Taça de Prata em 1983, no entanto, disputou a Taça de Ouro, chegando a um surpreendente vice-campeonato.

O mesmo fato ocorreu com o Vasco em 1983, quando ficou em nono no estadual daquele ano e foi “levado” para a Taca de Ouro de 1984, quando também conquistou o vice-campeonato.

Ao longo da história dos Campeonatos Brasileiros, desde 1971, dos 12 maiores times, 5 deles jamais disputaram divisões intermediárias (segunda e/ou terceira divisão).

São eles: Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Santos e São Paulo.

Dentre as outras 7 equipes apresento abaixo a lista daquelas que permaneceram o maior número de dias nas divisões inferiores do Campeonato Brasileiro:

1. Fluminense: 765 dias (Segunda Divisão de 1998 e Terceira Divisão de 1999)
2. Grêmio: 705 dias (Segunda Divisão de 1992 e 2005)
3. Palmeiras: 572 dias (Taça de Prata de 1981 e 1982 e Segunda Divisão de 2003)
4. Corinthians: 449 dias (Taça de Prata de 1982 e Segunda Divisão de 2008)
5. Botafogo: 372 dias (Segunda Divisão de 2003)
6. Atlético Mineiro: 351 dias (Segunda Divisão de 2006)
7. Vasco da Gama: 351 dias (Segunda Divisão de 2009)


   
memoriafutebol.com.brBoletim Memoria Futebol - 74 - Abril de 2012


Editorial - Quando os Grandes foram rebaixados.

As últimas edições dos campeonatos brasileiros têm se notabilizado pelas emocionantes disputas das equipes pela permanência na divisão principal.
As emoções são ainda maiores quando as equipes mais tradicionais, para ser bem direto as 12 maiores (as 4 de São Paulo e Rio de Janeiro e as 2 do Rio Grande do Sul e Minais Gerais) estão envolvidas nesta luta....Leia Mais

 

 

Programa "Por Fora do Campo"

Todas as quintas-feiras, a partir das 19:00, apresento o programa "Por Fora do Campo", no www.radiomidiacast.com, onde comento sobre curiosidades e registros históricos relacionados ao futebol, recheados com causos e músicas típicas das regiões de que os originam. No sitewww.memoriafutebol.com.br são disponibilizados os podcasts do programa, espero que seja do seu agrado...Leia Mais 
  

Efemérides

Muitos craques aniversariam esta semana, dentre eles, Casagrande, Rivaldo, Cerezo, Kaká, Cruijff, Manga e José Poy. Mas também há dois clubes brasileiros super tradicionais aniversariando, o Bangu de Moça Bonita e o Juventus da Mooca...Leia Mais

Videoteca

Gols do genial Cruijff e seu Carrossel Holandês, de Casagrande durante a Democraria Corintiana, de Rivaldo, ex melhor do mundo e do grande Toninho Cerezo no Tricolor Paulista...Leia Mais


 

 

Publicações - São Paulo Internacional

SÃO PAULO INTERNACIONAL exalta as glórias do tricolor do Morumbi no cenário internacional, onde se mantém soberanamente na liderança dos clubes brasileiros, ostentando conquistas memoráveis e fazendo vibrar a sua grande torcida, a que mais cresceu neste país nos últimos tempos exatamente em função dessa condição de time vencedor.
O São Paulo é líder nacional em número de títulos internacionais em competições de caráter oficial. Em qualquer ranking de todos os tempos que se vê publicado na mídia esportiva, surge o clube das três cores como o número um do Brasil nas disputas globais.
É a saga são-paulina pelos estádios do mundo que o autor retratar e valorizar nesse trabalho, abarcando o período de 1930 a 2011
....Leia Mais

Colecionadores

Você coleciona alguma coisa? Quer trocar informações com outros colecionadores? Este espaço é dedicado aos apaixonados colecionadores de livros, revistas, camisas, enfim tudo aquilo relacionado a futebol...Leia Mais

 

 

Desafio Semanal - Agora com Prêmios

Diariamente são apresentados desafios sobre as efemérides da semana. Ao final da semana, a primeira pessoa a enviar as respostas corretas dos cinco desafios, receberá um livro ou revista relacionada a futebol....Leia Mais

 

Blog - Jogo histórico Santa Cruz 7x5 América

Ganhar de virada no futebol é coisa até natural. No entanto, num curto espaço der 15 minutos, um time tirar uma diferença de 4 gols, e ainda fazer mais 2, para vencer de 7x5, é um fato que não se tem notícia em toda a história do futebol pernambucano.
Este inédito acontecimento, esta virada tão sensacional, ocorreu no jogo Santa Cruz x América, no campo dos Aflitos, válido pelo campeonato de 1917, exatamente no dia 15 de abril. A partida chegou a ser ameaçada de não se realizar, em virtude do falecimento, na véspera, do influente sócio John Krause, um "americano" que estava sempre disposto a ajudar o América no que o clube precisasse. Pesaroso com a morte do prestimoso desportista, os jogadores fizeram um movimento para não irem a campo. A muito custo o clube conseguiu demovê-los da idéia, todavia fez publicar pelo jornal "A Província", a seguinte nota oficial:....Leia Mais

Atividades

O Memória Futebol é um grupo formado por admiradores e profissionais que acreditam no efetivo resgate e disseminação da memória como forma de garantir a perpetuação e crescimento do Futebol. Para isso desenvolve atividades relacionadas com: Pesquisa Históricas, Levantamentos Estatísticos, Organização de Eventos, Publicação de Artigos e Textos; Desenvolvimento de Mídia e Assessoria de Imprensa....Leia Mais


Nenhum comentário: